Arqueólogos descobriram estrutura original da pirâmide de Chichen Itza

Daniel Schwen / Wikimedia

Pirâmide de Kukulcán, na cidade maia de Chichen Itza, no México

Pirâmide de Kukulcán, na cidade maia de Chichen Itza, no México

Arqueólogos revelaram, esta quinta-feira, que descobriram a estrutura original da pirâmide de Kukulcán, por cima da qual foi construído o atual monumento localizado na cidade maia de Chichen Itza, no México.

Os arqueólogos já tinham conhecimento que uma pirâmide pequena estava escondida dentro da pirâmide de Chichen Itza, também conhecida como “El Castillo”.

No entanto, agora foi detetada uma estrutura ainda mais pequena, dentro das outras duas estruturas – e que terá sido construída pelos “maias puros”, entre os anos 500 e 800 d.C.

Um grupo de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) e do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) desenvolveu uma nova tecnologia não-invasiva chamada “tomografia elétrica tridimensional”, que permitiu a descoberta e manteve intacta a pirâmide histórica.

A estrutura encontrada tem cerca de 10 metros de altura e está no interior da pirâmide “intermediária” de 20 metros de altura, concluída entre os anos 800 e 1000.

A construção que levou ao formato atual da pirâmide, com 30 metros de altura, foi realizada entre os anos 1050 e 1300.

“É como uma boneca matriosca. Dentro da maior, temos outra e, dentro dela, outra”, destacou o coordenador do projeto, Rene Chavez Seguro.

Os investigadores afirmam que, no interior da grande pirâmide está uma espécie de santuário, com cerca de três metros de altura e com escadas, paredes e colunas.

“Se conseguirmos investigar esta estrutura no futuro, isso poderá ser importante e pode revelar mais sobre a civilização da época”, adianta Denisse Argote, do INAH, citada pelo Telegraph.

A arqueóloga explicou ainda que na arqueologia pré-hispânica é normal que as estruturas mais importantes de uma civilização tenham sido construídas em várias etapas.

“Seja pela deterioração das estruturas, porque chega um novo grupo, porque se estabelece uma nova linhagem, porque se realiza uma cerimonia de renovação… Há muitos motivos pelos quais se pode construir uma nova estrutura”, destacou.

O templo maia foi apelidado de “El Castillo” pelos espanhóis e, em 2007, foi declarado uma das sete maravilhas do mundo moderno.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …