Arqueólogos descobriram estrutura original da pirâmide de Chichen Itza

Daniel Schwen / Wikimedia

Pirâmide de Kukulcán, na cidade maia de Chichen Itza, no México

Pirâmide de Kukulcán, na cidade maia de Chichen Itza, no México

Arqueólogos revelaram, esta quinta-feira, que descobriram a estrutura original da pirâmide de Kukulcán, por cima da qual foi construído o atual monumento localizado na cidade maia de Chichen Itza, no México.

Os arqueólogos já tinham conhecimento que uma pirâmide pequena estava escondida dentro da pirâmide de Chichen Itza, também conhecida como “El Castillo”.

No entanto, agora foi detetada uma estrutura ainda mais pequena, dentro das outras duas estruturas – e que terá sido construída pelos “maias puros”, entre os anos 500 e 800 d.C.

Um grupo de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) e do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) desenvolveu uma nova tecnologia não-invasiva chamada “tomografia elétrica tridimensional”, que permitiu a descoberta e manteve intacta a pirâmide histórica.

A estrutura encontrada tem cerca de 10 metros de altura e está no interior da pirâmide “intermediária” de 20 metros de altura, concluída entre os anos 800 e 1000.

A construção que levou ao formato atual da pirâmide, com 30 metros de altura, foi realizada entre os anos 1050 e 1300.

“É como uma boneca matriosca. Dentro da maior, temos outra e, dentro dela, outra”, destacou o coordenador do projeto, Rene Chavez Seguro.

Os investigadores afirmam que, no interior da grande pirâmide está uma espécie de santuário, com cerca de três metros de altura e com escadas, paredes e colunas.

“Se conseguirmos investigar esta estrutura no futuro, isso poderá ser importante e pode revelar mais sobre a civilização da época”, adianta Denisse Argote, do INAH, citada pelo Telegraph.

A arqueóloga explicou ainda que na arqueologia pré-hispânica é normal que as estruturas mais importantes de uma civilização tenham sido construídas em várias etapas.

“Seja pela deterioração das estruturas, porque chega um novo grupo, porque se estabelece uma nova linhagem, porque se realiza uma cerimonia de renovação… Há muitos motivos pelos quais se pode construir uma nova estrutura”, destacou.

O templo maia foi apelidado de “El Castillo” pelos espanhóis e, em 2007, foi declarado uma das sete maravilhas do mundo moderno.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …