Arqueólogos descobriram estrutura original da pirâmide de Chichen Itza

Daniel Schwen / Wikimedia

Pirâmide de Kukulcán, na cidade maia de Chichen Itza, no México

Pirâmide de Kukulcán, na cidade maia de Chichen Itza, no México

Arqueólogos revelaram, esta quinta-feira, que descobriram a estrutura original da pirâmide de Kukulcán, por cima da qual foi construído o atual monumento localizado na cidade maia de Chichen Itza, no México.

Os arqueólogos já tinham conhecimento que uma pirâmide pequena estava escondida dentro da pirâmide de Chichen Itza, também conhecida como “El Castillo”.

No entanto, agora foi detetada uma estrutura ainda mais pequena, dentro das outras duas estruturas – e que terá sido construída pelos “maias puros”, entre os anos 500 e 800 d.C.

Um grupo de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) e do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) desenvolveu uma nova tecnologia não-invasiva chamada “tomografia elétrica tridimensional”, que permitiu a descoberta e manteve intacta a pirâmide histórica.

A estrutura encontrada tem cerca de 10 metros de altura e está no interior da pirâmide “intermediária” de 20 metros de altura, concluída entre os anos 800 e 1000.

A construção que levou ao formato atual da pirâmide, com 30 metros de altura, foi realizada entre os anos 1050 e 1300.

“É como uma boneca matriosca. Dentro da maior, temos outra e, dentro dela, outra”, destacou o coordenador do projeto, Rene Chavez Seguro.

Os investigadores afirmam que, no interior da grande pirâmide está uma espécie de santuário, com cerca de três metros de altura e com escadas, paredes e colunas.

“Se conseguirmos investigar esta estrutura no futuro, isso poderá ser importante e pode revelar mais sobre a civilização da época”, adianta Denisse Argote, do INAH, citada pelo Telegraph.

A arqueóloga explicou ainda que na arqueologia pré-hispânica é normal que as estruturas mais importantes de uma civilização tenham sido construídas em várias etapas.

“Seja pela deterioração das estruturas, porque chega um novo grupo, porque se estabelece uma nova linhagem, porque se realiza uma cerimonia de renovação… Há muitos motivos pelos quais se pode construir uma nova estrutura”, destacou.

O templo maia foi apelidado de “El Castillo” pelos espanhóis e, em 2007, foi declarado uma das sete maravilhas do mundo moderno.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento tem dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou esta terça-feira ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação …

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …