Arqueólogos descobrem túmulo de rainha egípcia desconhecida

Arqueólogos checos descobriram no Egito o túmulo de uma rainha até agora desconhecida, Khant Kaous III, mulher de um faraó da 5.ª dinastia que reinou há cerca de 4.500 anos, anunciou hoje o ministério egípcio das Antiguidades.

“Pela primeira vez descobrimos o nome dessa rainha, desconhecida até agora, que se encontrou o seu túmulo”, afirmou o ministro das Antiguidades Mamdouh al-Damaty, em comunicado citado pela agência francesa AFP.

miroslav-barta / LinkedIn

O arqueólogo checo Miroslav Barta

O arqueólogo checo Miroslav Barta

O túmulo foi descoberto a sudoeste do Cairo, capital do país, na localidade de Abou Sir, onde se encontram várias pirâmides de faraós da 5.ª dinastia, que reinou no Alto Egito cerca de 2.500 anos antes de Cristo (A.C.).

Esta descoberta “vai permitir esclarecer certos aspetos desconhecidos acerca da 5.ª dinastia, que conjuntamente com a 4.ª dinastia, foi testemunha da construção das primeiras pirâmides“, referiu o ministro.

O túmulo remonta a meados da 5.ª dinastia (2494-2345 A.C.), de acordo com um responsável ministerial.

O túmulo foi descoberto junto ao do faraó Neferefré, indicou o diretor da missão arqueológica checa, Miroslav Barta, que referiu que isso “leva a pensar que a rainha era a mulher de Neferefré”.

Os arqueólogos encontraram no local objetos da vida quotidiana, 24 dos quais em calcário e quatro em cobre. Encontraram ainda inscrições murais feitas pelos construtores do túmulo, que incluem o nome e os títulos da rainha, de acordo com o comunicado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …