Arqueólogos descobrem túmulo de rainha egípcia desconhecida

Arqueólogos checos descobriram no Egito o túmulo de uma rainha até agora desconhecida, Khant Kaous III, mulher de um faraó da 5.ª dinastia que reinou há cerca de 4.500 anos, anunciou hoje o ministério egípcio das Antiguidades.

“Pela primeira vez descobrimos o nome dessa rainha, desconhecida até agora, que se encontrou o seu túmulo”, afirmou o ministro das Antiguidades Mamdouh al-Damaty, em comunicado citado pela agência francesa AFP.

miroslav-barta / LinkedIn

O arqueólogo checo Miroslav Barta

O arqueólogo checo Miroslav Barta

O túmulo foi descoberto a sudoeste do Cairo, capital do país, na localidade de Abou Sir, onde se encontram várias pirâmides de faraós da 5.ª dinastia, que reinou no Alto Egito cerca de 2.500 anos antes de Cristo (A.C.).

Esta descoberta “vai permitir esclarecer certos aspetos desconhecidos acerca da 5.ª dinastia, que conjuntamente com a 4.ª dinastia, foi testemunha da construção das primeiras pirâmides“, referiu o ministro.

O túmulo remonta a meados da 5.ª dinastia (2494-2345 A.C.), de acordo com um responsável ministerial.

O túmulo foi descoberto junto ao do faraó Neferefré, indicou o diretor da missão arqueológica checa, Miroslav Barta, que referiu que isso “leva a pensar que a rainha era a mulher de Neferefré”.

Os arqueólogos encontraram no local objetos da vida quotidiana, 24 dos quais em calcário e quatro em cobre. Encontraram ainda inscrições murais feitas pelos construtores do túmulo, que incluem o nome e os títulos da rainha, de acordo com o comunicado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …

Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, diz Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acredita que Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, considerando que a crise será mais grave que o que está atualmente previsto. Em entrevista …

Maioria dos portugueses quer manter escolas fechadas (e quase metade defende encerramento até à Páscoa)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela que a maior parte dos portugueses defende o prolongamento do encerramento das escolas. A eventualidade de voltar a reabrir as escolas …

Costa anuncia apoio a recandidatura de Guterres à ONU. EUA querem voltar à instituição

O primeiro-ministro António Costa formalizou, esta quarta-feira, o apoio de Portugal à recandidatura de António Guterres a secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocupa o cargo desde 2016. "António Guterres serviu de forma exemplar …

PS e PSD vão chumbar audição do presidente do Tribunal Constitucional requerida pelo PAN

O PS e o PSD vão votar contra o requerimento do PAN para chamar o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, à comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, por considerarem que não é competência do parlamento …

Mais 1480 infetados com covid-19 e 50 mortes em Portugal

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 50 mortes e 1.480 novos casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, foram confirmados mais 1.480 novos casos de infeção …

MP abre inquérito a ataque racista a sessão virtual de estudantes do Liceu Camões

O Ministério Público confirmou esta terça-feira a abertura de um inquérito na sequência de uma queixa relativa a ataques racistas e neonazis no âmbito de uma sessão virtual sobre racismo organizada pela associação de estudantes …

Avião com cocaína. "Meninos do coro" e uma dívida de 17 milhões ao Estado herdada do BPN

O avião onde foram encontrados 500 quilos de cocaína está hipotecado ao Estado português devido a uma dívida de 17 milhões de euros à empresa pública Parvalorem. Em causa está um empréstimo feito pelo BPN …