Arqueólogos descobriram que Stonehenge não foi assim tão difícil de construir

Roel Wijnants / Flickr

-

Uma grupo de arqueólogos tentou perceber como é que os britânicos pré-históricos conseguiram construir o conhecido monumento e chegaram à conclusão que não terá sido uma tarefa assim tão complicada.

Liderados pelo arqueólogo Mike Parker-Pearson, da University College of London, a equipa levou a cabo uma série de experiências para simular essa mesma construção, escreve o The Telegraph.

Os investigadores acreditam que as famosas pedras do Stonehenge foram transportadas da montanha Presili, no País de Gales, para Salisbury, no sul de Inglaterra, um caminho de 225 quilómetros.

Mas como é que isso terá acontecido? A equipa liderada por Pearson considera que o transporte das grandes pedras tenha sido feito através de um mecanismo à base de troncos e de madeira.

A tarefa, simulada pelos próprios arqueólogos da universidade londrina, mostra que uma espécie de “trenós” de madeira passavam por um caminho feito de troncos. Cada trenó era movido com cordas por um certo número de pessoas.

A experiência mostra que bastava o esforço de dez pessoas para mover uma pedra de uma tonelada a uma velocidade de 0,6 metros por segundo.

Conclusão, a viagem até ao destino final terá durado poucas semanas e terá sido feita por menos pessoas do que poderíamos pensar.

Barney Harris, um dos investigadores que conduziu a experiência, contou ao jornal britânico que ficou bastante surpreendido com o facto de serem precisas tão poucas pessoas para fazer o trabalho.

“Estávamos à espera que fossem precisas pelo menos 15 pessoas para mover uma pedra, por isso, descobrir que afinal só foram precisas 10 foi interessante”.

“É certo que fizemos esta experiência num terreno plano, e provavelmente existiam encostas íngremes no caminho original, mas a verdade é que este sistema funciona bem em terrenos mais complexos”.

“Sabemos que as sociedades pré-industriais como a Maram Naga, na Índia, ainda usam este tipo de mecanismos para construírem os seus monumentos de pedra”, justifica ao jornal.

De acordo com o Telegraph, o Stonehenge foi construído durante o período Neolítico, há quatro ou cinco mil anos.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Japão vai ter robôs "inteligentes" nas salas de aula para ensinar inglês

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar as suas competências orais. De acordo com a emissora pública nipónica NHK, …

Sismo de 7,2 volta a atingir a Indonésia, o 5.º em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 7,2 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quinto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O abalo foi registado a 124 quilómetros a …

Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses. Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de …

Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido - entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico. Imagens aéreas mostraram pela …

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da avó" em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" aos seus clientes. Um restaurante na estância …

Franceses "pescam" bomba alemã da II Guerra Mundial com 860 quilos

Pescadores franceses encontraram na costa da Normandia, região francesa próxima de Paris, algo realmente grande na sua rede de pesca - uma bomba da Segunda Guerra Mundial com 860 quilos de explosivos. A rede capturou uma …

Sul da Índia "afoga-se" nas piores inundações em 100 anos

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século, causadas pelas torrenciais chuvas de monção, que já provocaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil refugiados em …

200 mil bombas de Hiroshima, o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

"Bola de fogo" 40 vezes mais brilhante do que Lua cheia sobrevoou os EUA

Uma bola de fogo cruzou o céu do estado norte-americano do Alabama durante a noite desta sexta-feira. A NASA divulgou um vídeo, no qual mostra o objeto a sobrevoar a cidade, com um feixe de …

Segredo para uma vida mais longa está no consumo moderado de hidratos de carbono

Um estudo recente concluiu que o consumo moderado de hidratos de carbono é a solução para ter uma esperança média de vida maior. O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e …