Fragmentos de recipientes de cerâmica foram encontrados por arqueólogos na província de Shaanxi, no norte da China, e uma análise espectral mostrou que nestes recipientes foi guardada cerveja.
Os vestígios obtidos pelos cientistas são provas de que a tecnologia de produção de cerveja foi dominada pelos chineses há já cinco mil anos.
Os resíduos permitem reconstruir a primeira “receita” de cerveja da história da China – numa era conhecida como o período Yangshao, no Neolítico.
Na altura, havia uma receita única de produção da bebida, que combinava elementos das tradições tanto ocidental quanto oriental do processo cervejeiro.
A análise dos vestígios amarelos da cerveja antiga encontrados nos potes cerâmicos mostrou que a bebida foi produzida com base em cevada, painço, tubérculos e chocalheira.
O que surpreendeu os cientistas foi o facto de os chineses daquela época cultivarem cevada. Anteriormente, considerava-se que este produto só apareceu na China mil anos mais tarde.
Os historiadores notam que a cevada era utilizada na China como ingrediente da cerveja e só depois começaram a cultivá-la para comer.
Os artefatos utilizados na produção e armazenamento de cerveja foram encontrados por arqueólogos no norte da China, perto do Rio Wei.
As escavações foram feitas em dois sítios arqueológicos datados dos anos 3.400 – 2.900 anos a.C., e os resultados surgem num artigo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
A receita da bebida antiga permanece desconhecida, mas os cientistas acreditam que tinha um sabor semelhante ao atual, ligeiramente adocicado.
De acordo com a Enciclopédia Britânica, a cerveja já era conhecida pelos antigos sumérios, egípcios, mesopotâmios e ibéricos, remontando, pelo menos, a 6.000 a.C.
ZAP / ABr
Como? Estão todos enganados e continuam a querer enganar os incautos. O berço da cerveja é Leça do Balio, e mais nada!
E o inventor foi o Mao-Tsé -Tung!