Arqueólogos descobrem os hieróglifos mais antigos do mundo

Universidade de Yale

-

Um grupo de arqueólogos da Universidade de Yale, nos EUA, e do Museu de Arte e História de Bruxelas descobriu um sistema de escrita egípcia nunca antes visto, na cidade de Elkab, no Egito.

“Esta recente descoberta de arte rupestre perto da aldeia de El-Khawy representa alguns dos maiores e mais antigos sinais escrita hieroglífica e fornece novas informações sobre como é que os antigos egípcios inventaram um sistema de escrita única”, afirmou John Coleman Darnell, co-diretor da exploração e professor de Egiptologia em Yale.

Os arqueólogos também identificaram um painel de quatro sinais, datado em 3250 A.C., com escrituras realizadas da esquerda para a direita, tal como se escrevia no Antigo Egito, numa disposição semelhante à representação do ciclo solar.

“São imagens que expressam uma autoridade divina sobre o cosmos”, destaca John Darnell.

Esta é a primeira vez que os hieróglifos são observados em tão grande escala. De acordo com os especialistas, cada um destes sinais tem mais de meio metro de altura, num suporte de 70 cm de altura.

“É como estarmos a escrever no computador e de repente mudarmos para um daqueles grandes painéis de publicidade nas autoestradas”, adiantou o especialista.

Estes resultados revelam que não houve um desenvolvimento lento na escrita, ao contrário do que se pensava, especialmente no uso burocrático.

A área onde os cientistas observaram as inscrições está localizada em Elkab que, tal como a cidade de Hierakonpolis, era importante no antigo Egito e demonstra que o sistema de comunicação nestas áreas não se limitou a pequenos símbolos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …