Arqueólogos descobrem o edifício mais antigo dos Emirados Árabes Unidos, com 8500 anos

Departamento da Cultura e do Turismo de Abu Dhabi

Departamento da Cultura e do Turismo de Abu Dhabi

Equipa responsável pela descoberta sublinhou que a inovação, sustentabilidade e resiliência fazem parte do ADN dos habitantes da região há milhões de anos.

Uma equipa de arqueologistas nos Emirados Árabes Unidos descobriram o que estimam ser um dos edifícios mais antigos do país, com cerca de 8500 anos. Caso se confirme esta previsão, o edifício é 500 anos mais antigo do que o anterior detentor deste recorde, especificou o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi. A descoberta aconteceu durante um programa arqueológico dinamizado pelo mesmo departamento.

Localizada na ilha de Ghagha, no oeste da cidade de Abu Dhabi, a estrutura desenterrada é descrita como um simples conjunto de quartos, os quais têm paredes de pedra que ainda estão preservadas até uma altura de um metro. A equipa responsável pela descoberta descreveu que estas eram “como casas para uma pequena comunidade que pode ter vivido na ilha durante um período de um ano”.

Os arqueólogos também esclareceram que a descoberta aponta para a existência de povoações neolíticas antes do aparecimento das rotas de comércio marítimo, sugerindo que estas não eram o ímpeto para a fixação de povoações na área — como se especulava anteriormente.

Durante a escavação foram também encontrados centenas de artefactos, entre os quais “pedras de setas de pedras muito trabalhadas que teriam sido usadas na caça”. A equipa também entende como provável que as comunidades tivessem usado recursos ricos do mar.

Apesar de terem dúvidas sobre até quando as estruturas foram usadas, foi descoberto um corpo enterrado na localização que estimam ter cerca de 5000 anos — sendo um dos um dos poucos sepultamentos conhecidos desta época nas ilhas de Abu Dhabi.

“As descobertas na ilha de Ghagha sublinham que a inovação, sustentabilidade e resiliência fazem parte do ADN dos habitantes desta região há milhares de anos”, disse Mohamed Al Mubarak, presidente do departamento, citado pela CNN.

O recorde anterior para o edifício mais antigo dos Emirados Árabes Unidos pertencia a outra escavação descoberta na ilha de Marawah, também na costa de Abu Dhabi, onde fora encontrada também a pérola mais antiga do mundo, em 2018.

A equipa responsável pela descoberta aponta que as recentes novidades arqueológicas apontam que as ilhas de Abu Dabi podem ter sido uma “costa fértil” em vez de terrenos áridos e inóspitos, com a população colonizadora a ser atraída para as ilhas pelas “condições económicas e ambientais locais”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.