/

Arqueólogos descobrem múmia egípcia da época greco-romana em bom estado

Uma missão de arqueólogos egípcios e russos descobriu um caixão com uma múmia da época greco-romana, que está em bom estado, na cidade de Qalmashah, ao sul do Cairo, informou nesta terça-feira o Ministério de Antiguidades egípcio.

A múmia está envolvida em linho e tem a cabeça coberta com uma máscara com traços humanos de cores azul e dourada, segundo detalhou o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mustafa Waziri, em comunicado.

A missão fez uma restauração preliminar do sarcófago e da múmia, já que havia uma ruptura na tampa e fendas no pedestal do caixão, segundo detalhou o chefe do Departamento de Antiguidades Islâmicas, Mohammed Abdellatif, citado na nota.

O sarcófago e a múmia foram transferidos para um armazém do ministério para que os especialistas possam prosseguir os estudos e terminar a restauração, segundo a mesma fonte.

A descoberta aconteceu em Qalmashah, na província Al Fayum, a 140 quilómetros do sul do Cairo, onde há ruínas de uma igreja, um mosteiro e um cemitério que pertence a diferentes épocas: a grega, romana e a copta.

A missão russa, do Instituto Russo para os Estudos Orientais, trabalha há sete anos nessa região.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.