Arqueólogos descobrem mosaico com 1.800 anos em Israel

Peça colorida retrata três homens a usar togas e tem uma inscrição em grego. A obra foi encontrada na cidade portuária de Cesareia, durante a escavação de uma construção do período bizantino cerca de 300 anos mais nova.

Arqueólogos israelitas anunciaram nesta quinta-feira a descoberta de um mosaico romano de 1.800 anos na cidade portuária de Cesareia, no litoral mediterrâneo de Israel. A obra foi descoberta durante a escavação de uma construção do período bizantino cerca de 300 anos mais nova.

“A surpresa foi que encontramos dois lindos monumentos dos dias gloriosos de Cesareia”, afirmou Peter Gendelman, codiretor da escavação, em referência ao mosaico e à construção bizantina. Os trabalhos foram coordenados pela Autoridade de Antiguidades de Israel.

Com 3,5 metros de largura e 8 metros de altura, o mosaico colorido, que fazia parte do piso do edifício, retrata três homens a usar togas, dois deles de perfil e o terceiro de frente. A obra possui ainda uma inscrição em grego, que está danificada.

Se a construção em que foi descoberto foi um dia uma habitação, os arqueólogos supõem que o desenho represente os moradores do local. Mas se foi um espaço público, os homens poderiam ser os doadores do mosaico ou membros do governo municipal, afirmam os especialistas.

“Nunca tinhamos encontrado um mosaico desta qualidade em Israel. Obras semelhantes foram descobertas apenas no Chipre e no norte da Síria”, explicou Uzi Ad, que também é codiretor da escavação.

Batizada em homenagem ao imperador Augusto César, Cesareia foi fundada há cerca de 2.030 anos pelo rei Herodes, que governou a antiga Judeia entre os anos 37 e 4 antes de Cristo. A cidade foi uma importante localidade durante o período romano e a época das Cruzadas.

// DW

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Voces tambem, oh zap.aeiou! Isto precisa ser noticia de destaque? Ainda se fosse “descoberta uma pilula, um medicamento para podermos viver mil e oitocentos anos”.

RESPONDER

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …

Time elege Khashoggi e outros jornalistas "guardiões da verdade" como personalidades do ano

O jornalista saudita Jamal Khashoggi, assassinado a 2 de outubro deste ano no consulado da Arábia Saudita em Istambul, é uma das personalidades do ano eleitas pela revista norte-americana Time. O colunista do Washington Post, voz …

Função Pública: Nova modalidade pré-reforma propõe 25% a 100% do salário-base

O Governo quer avançar com uma nova modalidade de pré-reforma na Função Pública, permitindo assim que os funcionários com 55 anos ou mais possam deixar de trabalhar, mantendo parte do salário. O Governo quer avançar com …

Trump ameaça paralisar Governo caso não consiga fundos para o muro. Norte-americanos preferem que desista

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira paralisar o próprio Governo caso não consiga fundos suficiente para a construção do muro na fronteira com o México, iniciativa contestada pelos democratas.  “Se não conseguir o que …

"Coletes Amarelos" chegam a Portugal a 21 de dezembro e querem parar o país

O evento, marcado para o dia 21 de dezembro e inspirado nos "Coletes Amarelos" franceses, ganha cada vez mais dimensão nas redes sociais: mais de 13 mil pessoas confirmaram presença. Depois de França, é a vez …

Ministério Público abre inquérito às incongruências no currículo de candidata à JS

O Ministério Público de Lisboa abriu um inquérito ao casos dos erros e incongruências no currículo de Maria Begonha, candidata à liderança da Juventude Socialista. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso dos erros e …

"Agora, só falo de anos aos 100". Ninguém sabe como Marcelo vai celebrar os 70

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre hoje 70 anos de vida e, como não é nada habitual, não tem agenda oficial, deixando de lado os compromissos como Presidente da República, e até recusou dar entrevistas, afastando-se …

Atentado em Estrasburgo faz três mortos. Atirador ainda em fuga

A França está em estado de "Alerta Atentado", depois do tiroteio em Estrasburgo. O atirador que matou 3 pessoas estava sinalizado por radicalização e continua em fuga. O movimento "Coletes Amarelos" lança no ar uma …