Arqueólogos descobrem ginásio do século III a.C. no Egipto

Hostelworld.com

Pirâmides do Egipto

Arqueólogos egípcios e alemães encontraram um ginásio da época helenística, que data do século III a.C., a 130 quilómetros do Cairo, informou o Ministério de Antiguidades do Egito esta segunda-feira.

O espaço, o primeiro deste género a ser encontrado no país, possui uma grande sala de reunião, um refeitório, um pátio, uma pista de corrida de 200 metros de extensão e jardins ao redor.

A descoberta foi feita no sítio arqueológico de Watfa, a cinco quilómetros do Palácio Qasr Qarun, a construção mais importante da antiga cidade de Filoteris, fundada nas margens do Lago Qarun por Ptolomeu II, rei que também construiu a icónica Biblioteca de Alexandria.

De acordo com a professora Cornelia Römer, do Instituto Arqueológico Alemão, responsável pelos trabalhos, naquela época, os ginásios eram privados e usados por jovens para praticar desporto, mas também para aprender a ler e a escrever, assim como para a realização de debates filosóficos.

A construção de Wafta mostra que a cultura helenística expandiu-se muito para lá do litoral no Egipto. O local fica a 340 quilómetros do sul da cidade de Alexandria e próximo do Lago Qarun, encravado no deserto, perto do vale do Rio Nilo.

Ainda que nenhum outro ginásio tenha sido encontrado no Egito até então, a sua existência era conhecida devido a várias inscrições antigas. Quando foi fundada, no século III a.C., Filoteris tinha cerca de 1.200 habitantes, dois terços egípcios e um terço gregos, segundo o Ministério de Antiguidades. As escavações feitas do Instituto Arqueológico Alemão começaram em 2010.

EFE ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Lidl vai oferecer pensos e tampões na Irlanda para combater pobreza menstrual

O Lidl vai tornar-se a primeira grande cadeia de supermercados a oferecer produtos menstruais em todas as lojas de um país. A iniciativa, que ocorre na República da Irlanda, tem como objetivo o combate à …

Parlamento altera lei para permitir candidatos independentes nas autárquicas

A comissão de Assuntos Constitucionais iniciou, esta quarta-feira, a alteração à lei eleitoral autárquica em que reduz o número de assinaturas dos grupos de cidadãos independentes e admite uma candidatura simultânea a uma câmara e …

Neutralidade carbónica até 2050. Lei Europeia do Clima é "mais um compromisso concretizado", diz Costa

O primeiro-ministro António Costa saudou, nesta quarta-feira, o acordo político provisório sobre as emissões de gases com efeito de estufa, dizendo que se trata de "um sinal inequívoco da determinação da [União Europeia] UE no …

Pai de Valentina condenado a 25 anos de prisão. Madrasta condenada a 18 anos e 9 meses

O pai da criança que foi encontrada morta, em maio do ano passado, em Peniche, foi condenado a 25 anos de prisão. A madrasta foi condenada a 18 anos e nove meses. De acordo com o …

Luís Correia deixa PS. Vai recandidatar-se a Castelo Branco como independente

O ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, deixou o PS e vai recandidatar-se como independente à presidência da autarquia este ano. De acordo com o jornal Público, o ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, …

DGS atualiza regras para partos. Hospitais têm de assegurar condições para acompanhantes

A Direção-Geral da Saúde fez uma revisão nas orientações de modo a facilitar o acesso dos acompanhantes e para deixar exclusivamente ao critério da mãe o contacto pele a pele com o bebé e a …

Portugal com mais uma morte por covid-19 e 610 novos casos de infeção

Portugal registou, esta quarta-feira, mais uma morte e 610 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 610 …

Quartos para arrendar estão mais baratos em Lisboa. A culpa é da pandemia

A pandemia provocou uma quebra de preços mas a capital ainda é a cidade onde fica mais caro arrendar um quarto. Ao longo do último ano foi na cidade de Lisboa que se registou a …

MP acusa ativista que interrompeu António Costa de desobediência qualificada. Arrisca 2 anos de prisão

Em 2019, um ativista do movimento Extinction Rebellion Portugal interrompeu e tirou o microfone ao primeiro-ministro António Costa no jantar de aniversário do Partido Socialista. Agora, está a ser acusado de desobediência qualificada. De acordo com …

Jerónimo de Sousa lança críticas ao PS no arranque das autárquicas

Jerónimo de Sousa focou as suas críticas no PS no dia em que a CDU apresentou o compromisso da coligação parar as eleições autárquicas. A CDU promoveu, esta terça-feira, um "ato público" para apresentar o compromisso …