Arqueólogos descobrem espada de bronze com 3 mil anos na Escócia

Um grupo de arqueólogos encontrou, na cidade de Carnoustie, na Escócia, um verdadeiro tesouro da Idade do Bronze. Entre outros artefatos, foi encontrada a ponta de uma lança decorada com ouro e uma espada de bronze com cerca de 3 mil anos.

Os artefatos foram encontrados durante uma avaliação arqueológica no local, antes da construção de dois campos de futebol. A empresa Guard Archaeology afirma que esta é uma “descoberta rara e internacionalmente significativa”.

“Os mitos celtas mais antigos destacavam o reflexo e o brilho das armas. A decoração de ouro terá provavelmente sido acrescentada a essa ponta de lança de bronze para destacá-la tanto pela raridade do material como pelo impacto visual“, explicou o arqueólogo Alan Blair, em entrevista à BBC.

“Cada objeto individual é importante, mas a presença de ouro na ponta da lança torna o artefacto excepcional”, destacou.

A equipa também encontrou uma bainha de couro e madeira (a tampa de proteção sobre a qual repousa a espada), que foi considerada a bainha do fim da Idade do Bronze encontrada em melhor estado na Grã-Bretanha.

“É muito incomum recuperar tais artefatos numa escavação arqueológica moderna. Isto pode revelar muito sobre o contexto do enterro dos objetos”, destacou Blair..

Esta escavação revelou também o maior salão neolítico já encontrado na Escócia, que terá sido construído no ano 4.000 a.C. A estrutura descoberta, dizem os arqueólogos, “pode ser tão velha para as pessoas que enterraram os artefactos como essas pessoas são para nós”.

Apesar de o trabalho ainda não estar finalizado, os cientistas descobriram, até agora, cerca de 1.000 elementos arqueológicos, entre eles os restos de 12 casas sub-circulares que provavelmente datam da Idade do Bronze juntamente com os restos de duas salas que datam provavelmente do período neolítico.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …