/

Arqueólogos descobrem espada de bronze com 3 mil anos na Escócia

1

Um grupo de arqueólogos encontrou, na cidade de Carnoustie, na Escócia, um verdadeiro tesouro da Idade do Bronze. Entre outros artefatos, foi encontrada a ponta de uma lança decorada com ouro e uma espada de bronze com cerca de 3 mil anos.

Os artefatos foram encontrados durante uma avaliação arqueológica no local, antes da construção de dois campos de futebol. A empresa Guard Archaeology afirma que esta é uma “descoberta rara e internacionalmente significativa”.

“Os mitos celtas mais antigos destacavam o reflexo e o brilho das armas. A decoração de ouro terá provavelmente sido acrescentada a essa ponta de lança de bronze para destacá-la tanto pela raridade do material como pelo impacto visual“, explicou o arqueólogo Alan Blair, em entrevista à BBC.

“Cada objeto individual é importante, mas a presença de ouro na ponta da lança torna o artefacto excepcional”, destacou.

A equipa também encontrou uma bainha de couro e madeira (a tampa de proteção sobre a qual repousa a espada), que foi considerada a bainha do fim da Idade do Bronze encontrada em melhor estado na Grã-Bretanha.

“É muito incomum recuperar tais artefatos numa escavação arqueológica moderna. Isto pode revelar muito sobre o contexto do enterro dos objetos”, destacou Blair..

Esta escavação revelou também o maior salão neolítico já encontrado na Escócia, que terá sido construído no ano 4.000 a.C. A estrutura descoberta, dizem os arqueólogos, “pode ser tão velha para as pessoas que enterraram os artefactos como essas pessoas são para nós”.

Apesar de o trabalho ainda não estar finalizado, os cientistas descobriram, até agora, cerca de 1.000 elementos arqueológicos, entre eles os restos de 12 casas sub-circulares que provavelmente datam da Idade do Bronze juntamente com os restos de duas salas que datam provavelmente do período neolítico.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.