Arqueólogos descobrem oficina de vasilhas de pedra da época de Cristo

Arqueólogos israelitas descobriram uma oficina de produção de vasilhas de pedra com 2 mil anos na Galileia, onde eram fabricados recipientes semelhantes ao usado por Jesus Cristo para,  segundo narra o Evangelho de São João, converter a água em vinho.

“O facto de os judeus actualmente usarem vasilhas de pedra por razões religiosas está bem documentado nas fontes talmúdicas e no Novo Testamento”, explicou esta quinta-feira a arqueóloga Yardena Alexandre, do Instituto de Antiguidades de Israel, que realça o material utilizado pelo seu carácter ritualístico.

No tempo do Império Romano, as vasilhas eram fabricadas com cerâmica, material que os judeus consideravam impuro e não apropriado para rituais de purificação, devido à sua fragilidade, razão pela qual começaram a fabricar utensílios em pedra.

“É possível que os grandes recipientes de pedra do tipo mencionado no episódio bíblico das Bodas de Caná da Galileia fossem produzidos localmente”, acrescenta Yardena Alexandre sobre este achado, que “proporciona uma evidência fascinante do lugar central da pureza ritualística na vida quotidiana dos judeus da Galileia durante o tempo de Jesus”.

As escavações começaram após a descoberta de diversos artefactos durante trabalhos de construção de um centro desportivo que, segundo os especialistas, indiciam que os residentes locais há 2 mil anos seguiam “escrupulosamente” as normas judaicas.

A observância destas leis de pureza foi generalizada, não só em Jerusalém, mas também em toda a Judeia e Galileia, pelo menos até à rebelião de Bar Kojba contra o Império romano, que terminou em 135″, diz o director das escavações, Yonatan Adler.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Rulotes vão ser proibidas de vender álcool em zonas do Porto, Lisboa e Albufeira

O Governo anunciou, esta sexta-feira, que está a articular com as câmaras de Lisboa e Albufeira a proibição de vendas alcoólicas por rulotes "nas zonas de diversão noturna identificadas como problemáticas pelas forças de segurança". A …

Condenada a mais oito. Ex-Presidente Park arrisca agora 32 anos de prisão

Esta sexta-feira, o Tribunal Distrital de Seul condenou a ex-Presidente sul-coreana Park Geun-hye a mais oito anos de prisão. Park Geun-hye, ex-Presidente da Coreia do Sul, já tinha sido condenada a 24 anos de prisão por …

Viagem de deputados contra supressão de comboios cancelada (porque o comboio foi suprimido)

Uma comitiva de deputados e autarcas que pretendia viajar de comboio entre as Caldas da Rainha e Lisboa, para exigir soluções para a Linha do Oeste, ficou apeada e foi obrigada a fazer o percurso …

12 feridos em ataque com arma branca em autocarro na Alemanha

12 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, no ataque perpetrado por um homem, armado com arma branca, no interior de um autocarro na cidade alemã de Lübeck, norte do país, segundo a televisão …

É um "emprego de sono". 1000 euros para dormir 8 horas por dia

Um salário de 1000 euros ao fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego da marca portuguesa Desonno, especializada em colchões e almofadas, que é, acima de tudo, uma …

Marinha Portuguesa vai receber 7 novos navios (para cumprir acordo com a NATO)

O primeiro-ministro anunciou, esta sexta-feira, a construção, nos próximos seis a oito anos, de sete novos navios para a Marinha portuguesa, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM). António Costa falava nos estaleiros …

Por dia, são assassinadas pelo menos 3 crianças no México

Pelo menos três crianças são assassinadas todos os dias no México, país que fechou o ano passado com o número mais elevado de homicídios das últimas duas décadas, lamentaram esta quinta-feira as autoridades do país. “Temos …

Macron despede colaborador que agrediu manifestante

O Presidente francês viu-se obrigado a despedir o colaborador que tinha sido filmado a agredir um manifestaste no 1º de maio, alegando terem surgido "dados novos" sobre o caso. Segundo o Público, o colaborador de Emmanuel Macron que foi …

Há uma empresa neozelandesa em que se trabalha 4 dias por semana (e ganha-se o mesmo)

Os trabalhadores da Perpetual Guardian trabalham apenas quatro dias por semana e recebem o mesmo salário. A empresa neozelandesa decidiu fazer a experiência e os resultados não poderiam ser melhores. Mantendo o mesmo salário e sem …

Enorme sarcófago negro tinha 3 múmias (e nenhuma maldição)

O enorme sarcófago negro encontrado em Alexandria foi finalmente aberto e o mistério foi desvendado. Nem maldição nem restos mortais de Alexandre, o Grande. Na verdade, o túmulo tinha 3 múmias e água de esgoto. O …