Arqueólogos descobrem oficina de vasilhas de pedra da época de Cristo

Arqueólogos israelitas descobriram uma oficina de produção de vasilhas de pedra com 2 mil anos na Galileia, onde eram fabricados recipientes semelhantes ao usado por Jesus Cristo para,  segundo narra o Evangelho de São João, converter a água em vinho.

“O facto de os judeus actualmente usarem vasilhas de pedra por razões religiosas está bem documentado nas fontes talmúdicas e no Novo Testamento”, explicou esta quinta-feira a arqueóloga Yardena Alexandre, do Instituto de Antiguidades de Israel, que realça o material utilizado pelo seu carácter ritualístico.

No tempo do Império Romano, as vasilhas eram fabricadas com cerâmica, material que os judeus consideravam impuro e não apropriado para rituais de purificação, devido à sua fragilidade, razão pela qual começaram a fabricar utensílios em pedra.

“É possível que os grandes recipientes de pedra do tipo mencionado no episódio bíblico das Bodas de Caná da Galileia fossem produzidos localmente”, acrescenta Yardena Alexandre sobre este achado, que “proporciona uma evidência fascinante do lugar central da pureza ritualística na vida quotidiana dos judeus da Galileia durante o tempo de Jesus”.

As escavações começaram após a descoberta de diversos artefactos durante trabalhos de construção de um centro desportivo que, segundo os especialistas, indiciam que os residentes locais há 2 mil anos seguiam “escrupulosamente” as normas judaicas.

A observância destas leis de pureza foi generalizada, não só em Jerusalém, mas também em toda a Judeia e Galileia, pelo menos até à rebelião de Bar Kojba contra o Império romano, que terminou em 135″, diz o director das escavações, Yonatan Adler.

// EFE

RESPONDER

Identificado homem que esfaqueou várias pessoas na Finlândia

O tribunal de Turku, na Finlândia, anunciou que identificou Abderrahman Mechkah, de 18 anos, como o principal suspeito do ataque terrorista na sexta-feira, que fez dois mortos e oito feridos. A polícia tinha informado anteriormente que …

Proprietários de alojamento local deverão ter de pagar mais condomínio

O agravamento do valor do condomínio para quem pratica arrendamento local é uma das propostas que constam do relatório do grupo de trabalho do Governo com o PS e BE sobre habitação. Fonte do Governo confirmou, …

Jornalista desaparecida morreu no submarino e foi atirada ao mar pelo inventor

A jornalista sueca Kim Wall, desaparecida há 10 dias no mar Báltico, terá morrido num acidente dentro de um submarino privado durante uma entrevista com o seu inventor, revelou hoje a polícia dinamarquesa. O criador e …

10 marinheiros desaparecidos e 5 feridos após colisão entre navio militar americano e petroleiro

Pelo menos dez marinheiros desapareceram e cinco ficaram feridos na sequência da colisão entre um contratorpedeiro norte-americano e um petroleiro na madrugada desta segunda-feira, a leste de Singapura. "Há pelo menos dez marinheiros desaparecidos e cinco …

Ataques terroristas motivaram medidas de segurança da Câmara de Lisboa, confirma MAI

A colocação de barreiras de segurança em Lisboa estava em estudo há meses devido aos ataques terroristas que têm ocorrido na Europa através do atropelamento de pessoas, disse à Lusa fonte do Ministério da Administração …

Novo escalão no IRS vai beneficiar "apenas" os rendimentos superiores

Uma das promessas do Governo era aliviar a carga fiscal dos rendimentos mais baixos, mas o fiscalista Manuel Faustino frisa que o desdobramento do segundo escalão do IRS em dois patamares "não vai beneficiar nada" …

Carro embate contra paragens de autocarro em Marselha e provoca um morto

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na manhã desta segunda-feira, em Marselha, no sul de França, depois de terem sido atingidas por um veículo em duas paragens de autocarro. A polícia informou que o …

Nadador espanhol fez um minuto de silêncio sozinho, enquanto os outros competiam

https://www.facebook.com/natacioncadiz.natacioncadiz/videos/1713522402286663/ O nadador espanhol Fernando Álvarez pediu à organização da competição um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado em Barcelona. O pedido foi recusado, mas o atleta fez a homenagem sozinho, acabando por perder a prova. O …

Governo indiano suspende 4 engenheiros após acidente de comboio com 21 mortos

O governo da Índia suspendeu quatro engenheiros e concedeu uma "licença" a outros três altos funcionários após o descarrilamento de um comboio, que provocou 21 mortos e deixou 203 feridos no norte do país no …

Ministério Público investiga escola que passou sete alunos reprovados

O Ministério Público abriu um inquérito-crime à Escola EB 2,3 Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, na sequência de uma denúncia feita por um professor. Sete alunos com nota negativa acabaram por passar com 11, …