/

Arqueólogos descobrem oficina de vasilhas de pedra da época de Cristo

Arqueólogos israelitas descobriram uma oficina de produção de vasilhas de pedra com 2 mil anos na Galileia, onde eram fabricados recipientes semelhantes ao usado por Jesus Cristo para,  segundo narra o Evangelho de São João, converter a água em vinho.

“O facto de os judeus actualmente usarem vasilhas de pedra por razões religiosas está bem documentado nas fontes talmúdicas e no Novo Testamento”, explicou esta quinta-feira a arqueóloga Yardena Alexandre, do Instituto de Antiguidades de Israel, que realça o material utilizado pelo seu carácter ritualístico.

No tempo do Império Romano, as vasilhas eram fabricadas com cerâmica, material que os judeus consideravam impuro e não apropriado para rituais de purificação, devido à sua fragilidade, razão pela qual começaram a fabricar utensílios em pedra.

“É possível que os grandes recipientes de pedra do tipo mencionado no episódio bíblico das Bodas de Caná da Galileia fossem produzidos localmente”, acrescenta Yardena Alexandre sobre este achado, que “proporciona uma evidência fascinante do lugar central da pureza ritualística na vida quotidiana dos judeus da Galileia durante o tempo de Jesus”.

As escavações começaram após a descoberta de diversos artefactos durante trabalhos de construção de um centro desportivo que, segundo os especialistas, indiciam que os residentes locais há 2 mil anos seguiam “escrupulosamente” as normas judaicas.

A observância destas leis de pureza foi generalizada, não só em Jerusalém, mas também em toda a Judeia e Galileia, pelo menos até à rebelião de Bar Kojba contra o Império romano, que terminou em 135″, diz o director das escavações, Yonatan Adler.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.