Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as “bombas de mau cheiro” mais antigas do mundo

Oxford Archaeology

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as “bombas de cheiro mais antigas do mundo” quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos.

Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado de Buckinghamshire, Reno Unido, especialistas encontraram quatro ovos numa cesta, que estava num poço alagado que seria parte de uma oferta do que terá sido um “poço dos desejos” durante Época Romana.

Infelizmente, os investigadores conseguiram recuperar apenas um inteiro, com muito esforço, porque durante a extração, três partindo, “exalando um cheiro forte”. O chefe das escavações, Stuart Foreman, disse, citado pelos meios locais, que os ovos encontrados permaneceram intactos ao longo dos anos porque permaneceram no buraco inundado, que também preservou uma “coleção notável de objetos orgânicos”.

Os arqueólogos acreditam que este é o “primeiro e único achado” deste género no Reino Unido. “Descobrimos ossos de galinha e cascas de ovos partidos em sepulturas romanas no Reino Unido antes, mas nunca um ovo completo”, disseram os cientistas, que explicaram ainda que os romanos associavam ovos a “renascimento e fertilidade”.

Foram encontrados outros objetos, como dezenas de moedas, sapatos e algumas ferramentas de madeira, durante as escavações realizadas entre 2007 e 2016, e cujo objetivo era obter uma autorização para a construção de um conjunto habitacional.

As descobertas estão a ser analisadas e prevê-se que sejam expostas no Museu do Condado de Buckinghamshire. Os resultados das investigações das descobertas foram resumidos num livro publicado pela revista científica Oxford Archaeology.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …