Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as “bombas de mau cheiro” mais antigas do mundo

Oxford Archaeology

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as “bombas de cheiro mais antigas do mundo” quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos.

Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado de Buckinghamshire, Reno Unido, especialistas encontraram quatro ovos numa cesta, que estava num poço alagado que seria parte de uma oferta do que terá sido um “poço dos desejos” durante Época Romana.

Infelizmente, os investigadores conseguiram recuperar apenas um inteiro, com muito esforço, porque durante a extração, três partindo, “exalando um cheiro forte”. O chefe das escavações, Stuart Foreman, disse, citado pelos meios locais, que os ovos encontrados permaneceram intactos ao longo dos anos porque permaneceram no buraco inundado, que também preservou uma “coleção notável de objetos orgânicos”.

Os arqueólogos acreditam que este é o “primeiro e único achado” deste género no Reino Unido. “Descobrimos ossos de galinha e cascas de ovos partidos em sepulturas romanas no Reino Unido antes, mas nunca um ovo completo”, disseram os cientistas, que explicaram ainda que os romanos associavam ovos a “renascimento e fertilidade”.

Foram encontrados outros objetos, como dezenas de moedas, sapatos e algumas ferramentas de madeira, durante as escavações realizadas entre 2007 e 2016, e cujo objetivo era obter uma autorização para a construção de um conjunto habitacional.

As descobertas estão a ser analisadas e prevê-se que sejam expostas no Museu do Condado de Buckinghamshire. Os resultados das investigações das descobertas foram resumidos num livro publicado pela revista científica Oxford Archaeology.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.