Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as “bombas de mau cheiro” mais antigas do mundo

Oxford Archaeology

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as “bombas de cheiro mais antigas do mundo” quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos.

Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado de Buckinghamshire, Reno Unido, especialistas encontraram quatro ovos numa cesta, que estava num poço alagado que seria parte de uma oferta do que terá sido um “poço dos desejos” durante Época Romana.

Infelizmente, os investigadores conseguiram recuperar apenas um inteiro, com muito esforço, porque durante a extração, três partindo, “exalando um cheiro forte”. O chefe das escavações, Stuart Foreman, disse, citado pelos meios locais, que os ovos encontrados permaneceram intactos ao longo dos anos porque permaneceram no buraco inundado, que também preservou uma “coleção notável de objetos orgânicos”.

Os arqueólogos acreditam que este é o “primeiro e único achado” deste género no Reino Unido. “Descobrimos ossos de galinha e cascas de ovos partidos em sepulturas romanas no Reino Unido antes, mas nunca um ovo completo”, disseram os cientistas, que explicaram ainda que os romanos associavam ovos a “renascimento e fertilidade”.

Foram encontrados outros objetos, como dezenas de moedas, sapatos e algumas ferramentas de madeira, durante as escavações realizadas entre 2007 e 2016, e cujo objetivo era obter uma autorização para a construção de um conjunto habitacional.

As descobertas estão a ser analisadas e prevê-se que sejam expostas no Museu do Condado de Buckinghamshire. Os resultados das investigações das descobertas foram resumidos num livro publicado pela revista científica Oxford Archaeology.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tancos. PJ fez duas ações encobertas para tentar recuperar armas furtadas

A PJ fez duas ações encobertas para tentar recuperar as armas furtas em Tancos, já depois destas terem sido roubadas. O arguido João Paulino recusou prestar declarações por não ter tido acesso a esta parte …

588 condecorações, 17 vetos e 16 visitas de Estado. Os números de Marcelo e um aviso para o último mandato

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República há quatro anos, conseguindo arrecadar 52% dos votos dos portugueses. Desde então, atribuiu mais de 500 condecorações, vetou 17 leis e fez 16 visitas de Estado.  …

"Rúbenball", quatro expulsos e lenços brancos. Sporting cai com estrondo em Braga

O Sporting caiu nas meias-finais da Allianz Cup, num jogo que terminou com quatro expulsões. Uma entrada dura de Mathieu despoletou uma enorme confusão dentro de campo. O Sporting de Braga está na final da Allianz …

Luanda Leaks. Administradores não executivos da NOS chamados pelo Comité de Ética

O Comité de Ética e a Comissão de Governo Societário da NOS decidiu chamar os três administradores não executivos da operadora citados no escândalo Luanda Leaks. Esta decisão foi tomada antes de uma reunião do …

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …