Arqueólogo terá encontrado a casa onde viveu Jesus em Nazaré

Ken Dark

O arqueólogo britânico Ken Dark afirma ter localizado na cidade de Nazaré, a norte de Israel, a suposta casa onde Jesus passou a sua infância e juventude com os seus pais, Maria e José.

De acordo com o jornal britânico The Times, que cita um livro recém publicado pelo arqueólogo britânico Ken Dark, o edíficio em causa data do século I e atualmente alberga o convento das Irmãs de Nazaré. 

No século XIX, a casa foi apontada pela primeira vez como a possível casa de Jesus Cristo, mas essa hipótese foi posteriormente descartada na década de 1930.

Após 14 anos de trabalho de campo e investigação, Ken Dark, professor de arqueologia e história na University of Reading, no Reino Unido, concluiu que o convento fica numa casa de dois andares que os nazarenos antigamente associavam à primeira casa de Jesus.

Partes significativas do edifício original ficaram preservadas até agora, incluindo uma escada cortada na rocha. No século I, provavelmente incluía várias salas de estar e arrumos em torno de um pátio e terraço.

Dark determinou que os habitantes locais acreditavam desde pelo menos o final do século IV que o local hospedou a casa de Jesus. A sua análise, apresentada no livro intitulado “As Irmãs de Nazaré: um sítio da época romana, bizantina e dos cruzados no centro de Nazaré”, defende que o edifício serviu de habitação no século I, ao contrário de outras construções na área.

A investigação do arqueólogo revela que o seu excelente artesanato e escultura em pedra confirmam que a casa foi construída e de propriedade de um tekton, a descrição do Novo Testamento da profissão de José, uma palavra que não significa apenas “carpinteiro”, mas também “pedreiro”.

Não é lamentavelmente pobre, mas também não há sinal de grande riqueza. É muito comum”, disse Dark, em declarações à CBS News. “Se este é o ambiente da infância de Jesus, não há razão para acreditar que ele cresceu noutra coisa senão uma típica casa rural da Galileia do seu tempo.”

O local foi convertido na época romana numa pedreira e num cemitério. Depois de o Cristianismo se ter tonado a religião oficial do Império Romano em 380, foi construída uma pequena igreja-caverna que se tornou um importante local de peregrinação naquele local.

 

ZAP //

 

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

    • Importante em que?! Ele não tem culpa q os romanos não saibam espetar bem os pregos…

      Carneiro mal morto e ainda acham q foi milagre, com pessoas q não sabem usar um martelo até eu seria um Deus. Ahahahah, coisa mais ridícula de sempre estas coisas das religiões.

      Coitados dos que ainda acreditam e lutam e morrem por esta causa q não é nada mais q uma farça, é equiparado ás associações criadas para serem sustentadas pelo governo, a religião é exatamente a mesma coisa, seja ela qual for.

      • Eh lá!…
        Oh criatura, não que a tua opinião triste opinião faça algum diferença, mas, o que foi agora?!
        O que fez doí-doí ao menino??

        • Se há 2 mil anos o povo preferiu um bandido em vez de um justo, quanto mais agora,ainda bem que existe os cegos pois só dão razão aos que verdadeiramente acreditam nele,tanta arrogância tens , que não te leva a lado algum ,mas enfim sempre houve e haverá gente que prefere as trevas do que a luz ,e a mentira do que a verdade

    • Bla bla bla bla bla, bla bla bla bla bla bla bla bla bla…

      Quantas … frases feitas, há muitas! Esta quer dizer o quê? Bla bla bla ?

      • É você o que está a querer dizer? Não me diga que é o “maior” lá na sua rua? Há parvalhões que se acham o máximo, mas de tão estúpidos que são nem repararam bem ou mal que o artigo nem se refere a Jesus na sua dimensão espiritual, apenas se suspeita de um registo arqueológico. Há aqui os “torlls” que têm particular prazer em insultar, juntam-se aqui. É uma triste forma e dramática de sublimar as frustrações por serem uns pobres coitados. Não falam assim do “profeta” dos islâmicos… óh falas!

  1. Mas isto não é notícia nenhuma! É só um arqueólogo a querer receber umas secas de uma universidade qualquer para continuar a viver sem fazer nada de útil! Então o Jesus não está a treinar o benfica?

  2. Quando alguém coloca em texto o seu pensamento distorcido o melhor era pensar nas asneiras que tem na cabeça. Escrever o que vi escrito denota uma ignorância inimaginável. Negar a realidade que comprovadamente já se apurou por diversas meios é estultícia e o melhor, aconselho, será estudar a verdade antes de dizer o que se diz. Deus perdoa e o Seu Filho também, mas o melhor é pedir-lhes perdão. Que ELES vos iluminem para vós Os entenderem.

    • Olha, olha… depois os muçulmanos é que são fanáticos religiosos intolerantes!…
      Estamos em 2020 e, quem acredita num Deus extraterrestre que fez um filho a distância numa mulher casada para depois o deixar sacrificar numa cruz, ainda se acha moralmente superior!!
      Lindo…
      Não se comprovou nada; antes pelo contrário – é cada vez é mais evidente para qualquer historiador digno desse nome, que a probabilidade de uma personagem como Jesus Cristo ter existido é cada vez mais reduzia!…
      Se as pessoas se preocupassem mais com o que fazem aos outros e com o que se passa no mundo, em vez de darem importância a seres místicos que vivem nas suas cabecinhas, a humanidade estaria certamente muito melhor!
      Não é por acaso que os países mais evoluídos do mundo (nórdicos) são os menos religiosos e, os mais religiosos do mundo (como o Brasil e o México) são o que se sabe!…

  3. Pois é, mas já muita gente que por muito que se julguem iluminados por alguma personagem cristã pela imaginação humana, não vai lá de modo nenhum
    Deuses, profetas, espíritos e afins desafio produtos da criação do cérebro humano e só prova a superioridade do homem em todo o universo conhecido. A existir outro ser superior do homem, não é decerto nas nossas proximidsés, por muito que se escreva ou apregoe.

  4. A casa onde morou o Jesus poderá ser mais uma criação fantástica do arqueólogo inglês. Acredito eu, que após dois mil anos passados ainda não saibam que os fatos que culminaram com o julgamento e a a morte por crucificação, não passam de pura mitologia. Ora, os romanos não iam dar importância a um beato que não lhes trazia incômodo algum; Nota-se que o Novo Testamento foi escrito após décadas dos acontecimentos narrados e que quem os escreveu não viveu a época. Os apóstolos eram homens rudes que não tinham conhecimento algum ,pois na sua totalidade eram pessoas sem instrução. A farsa está sendo desmontada e por mais que Roma insista em continuar pregando fantasias, tudo está nos mostrando um fim . È o que pensa joaoluizgondimaguiargondim. jlg21.com@gmail.com

  5. Não acreditam, falam mal, chamam os outros disto e daquilo, mas na hora do aperto é para cima que olham. É uma questão de tempo meus caros, é uma questão de tempo.

  6. Que a paz esteja com Jesus e os seus companheiros.
    Por em causa a veracidade desta notícia é compreensível daí a insultar ou por em casa um Profeta/Personagem/Figura que marcou a civilização demonstra falta de cultura e conhecimento, para esses não há palavras porque não raciocinam.
    Desde do início da civilização que o conceito de uma Divindade, um Criado existe, para aqueles que usam o seu intelecto procurem por Ele, se não encontrarem podem depois comentar, mas procurem.
    Força a todos para ultrapassarmos estes momentos difíceis.

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …