Arqueólogo garante ter encontrado “a cara de Deus”

Clara Amit / Israeli Antiquities Authority

Yosef Garfinkel, chefe do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, garante ter encontrado a “cara de Deus” ao examinar artefactos com 3 mil anos. Outros arqueólogos consideram a alegação arrojada e mostram-se céticos.

Os vários artefactos estudados pela equipa de Garfinkel foram encontrados em três sítios arqueológicos diferentes localizados no território do antigo Reino de Judá.

Garfinkel explica que as esculturas representavam uma imagem visível de Y-H-W-H (lê-se Yahweh), o nome tetragrama usado na tradição judaica para representar o nome sagrado de Deus. Assim, os artefactos tratam-se de representações da figura de Deus.

As descobertas foram publicadas este mês na revista científica Biblical Archaeology Review, apesar de terem sido mal recebidas por vários pares. Muitos acusam Garfinkel de ceder ao sensacionalismo.

“Quando descobrimos a primeira estatueta em Kirbhet Qeiyafa, em 2010, não havia paralelos a ela”, disse Garfinkel. “Apenas dois anos depois foram encontradas duas cabeças semelhantes em Tel Moza. Quando vi como essas três cabeças eram semelhantes, comecei a procurar mais itens e encontrei dois objetos semelhantes na Coleção Moshe Dayan no Museu de Israel”.

As estatuetas de cabeças encontradas em Tel Moza foram descobertas juntamente com estatuetas de cavalo. Garfinkel apercebeu-se que na Bíblia Hebraica, Deus às vezes é descrito como um cavaleiro. O arqueólogo rejeitou a ideia de que a figura poderia ter sido uma representação de um rei, uma vez que a ideia da monarquia como divindade não se alinhava com nenhuma tradição conhecida em Judá.

“Agora a questão é: quem é o Deus que eles representam? Estamos familiarizados com o panteão cananeu e todos os seus diferentes deuses, e temos estatuetas cananeias representando-os”, disse Garfinkel. “No entanto, estas estatuetas são completamente diferentes, por isso não retratam nenhum deles. Sabemos que em Judá havia um novo Deus. Se este não é o Deus de Judá, quem poderia ser?”.

O investigador questiona ainda: “Se o povo de Israel não estivesse a fazer estátuas, por que razão o texto bíblico estaria tão preocupado com o assunto?”. Esta prática, conhecida como idolatria, é proibida nas escrituras bíblicas, escreve o All That’s Interesting.

Oded Lipschits, líder das escavações arqueológicas em Tel Moza, discorda de Garfinkel, dizendo que o seu estudo está repleto de “imprecisões factuais”.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. A “Cara de Deus” se parece com o Bezerro de Ouro, a Divindade bíblica que os hebreus passaram a adora enquanto Moisés subia a montanha para receber de Deus as Tábuas Sagradas com os 10 MANDAMENTOS.

    • Porra pá! Eu queria dizer isso mesmo!
      Mas, quem é que disse que é bonito? Não esquecer que foi ele, o todo-poderoso, omnisciente, omnipotente, omnipresente, possuidor das faculdades da ubiquidade e da presciência, infinitamente bom que, pelo crime cometido pelo Adão e pela Eva (de se instruírem, i.e., acederem ao conhecimento) condenou a descendência destes para toda a eternidade. Um verdadeiro paladino da justiça, do amor e da bondade…
      Ou, se preferirmos, o primeiro ditador da história: nada de acederem à informação, podem vir a saber aquilo que é nefasto para o regime.
      Enfim, perdoem-me os crentes, cujas crenças apesar de tudo respeito (embora as minhas convicções sejam bem diferentes), a figura em causa é um poço de contradições. Desde logo o a história de Adão e Eva… Bakunine e Nietzsche não poderiam ter descrito melhor algumas delas…
      Desculpem-me, estou a divagar….

  2. Por acaso Deus tem cara que o Homem pode ver? Lembremos das personagens bíblicas que viram a Deus. Como é que Moisés viu a Deus quando pastava gado, gente vamos aprender a examinar as informações

  3. POLIGRAFO::::Bem….. se Deus criou o homem a sua imagem e semelhança ( Gen: 1. 26-27 ) ; posso garantir que o que afirma o ilustre arqueólogo, é totalmente Mentira, pois não me pareço em nada com esta “coisa”. Portanto esta comparação é absurda e falsa !

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …