Arqueólogo garante ter encontrado “a cara de Deus”

Clara Amit / Israeli Antiquities Authority

Yosef Garfinkel, chefe do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, garante ter encontrado a “cara de Deus” ao examinar artefactos com 3 mil anos. Outros arqueólogos consideram a alegação arrojada e mostram-se céticos.

Os vários artefactos estudados pela equipa de Garfinkel foram encontrados em três sítios arqueológicos diferentes localizados no território do antigo Reino de Judá.

Garfinkel explica que as esculturas representavam uma imagem visível de Y-H-W-H (lê-se Yahweh), o nome tetragrama usado na tradição judaica para representar o nome sagrado de Deus. Assim, os artefactos tratam-se de representações da figura de Deus.

As descobertas foram publicadas este mês na revista científica Biblical Archaeology Review, apesar de terem sido mal recebidas por vários pares. Muitos acusam Garfinkel de ceder ao sensacionalismo.

“Quando descobrimos a primeira estatueta em Kirbhet Qeiyafa, em 2010, não havia paralelos a ela”, disse Garfinkel. “Apenas dois anos depois foram encontradas duas cabeças semelhantes em Tel Moza. Quando vi como essas três cabeças eram semelhantes, comecei a procurar mais itens e encontrei dois objetos semelhantes na Coleção Moshe Dayan no Museu de Israel”.

As estatuetas de cabeças encontradas em Tel Moza foram descobertas juntamente com estatuetas de cavalo. Garfinkel apercebeu-se que na Bíblia Hebraica, Deus às vezes é descrito como um cavaleiro. O arqueólogo rejeitou a ideia de que a figura poderia ter sido uma representação de um rei, uma vez que a ideia da monarquia como divindade não se alinhava com nenhuma tradição conhecida em Judá.

“Agora a questão é: quem é o Deus que eles representam? Estamos familiarizados com o panteão cananeu e todos os seus diferentes deuses, e temos estatuetas cananeias representando-os”, disse Garfinkel. “No entanto, estas estatuetas são completamente diferentes, por isso não retratam nenhum deles. Sabemos que em Judá havia um novo Deus. Se este não é o Deus de Judá, quem poderia ser?”.

O investigador questiona ainda: “Se o povo de Israel não estivesse a fazer estátuas, por que razão o texto bíblico estaria tão preocupado com o assunto?”. Esta prática, conhecida como idolatria, é proibida nas escrituras bíblicas, escreve o All That’s Interesting.

Oded Lipschits, líder das escavações arqueológicas em Tel Moza, discorda de Garfinkel, dizendo que o seu estudo está repleto de “imprecisões factuais”.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. A “Cara de Deus” se parece com o Bezerro de Ouro, a Divindade bíblica que os hebreus passaram a adora enquanto Moisés subia a montanha para receber de Deus as Tábuas Sagradas com os 10 MANDAMENTOS.

    • Porra pá! Eu queria dizer isso mesmo!
      Mas, quem é que disse que é bonito? Não esquecer que foi ele, o todo-poderoso, omnisciente, omnipotente, omnipresente, possuidor das faculdades da ubiquidade e da presciência, infinitamente bom que, pelo crime cometido pelo Adão e pela Eva (de se instruírem, i.e., acederem ao conhecimento) condenou a descendência destes para toda a eternidade. Um verdadeiro paladino da justiça, do amor e da bondade…
      Ou, se preferirmos, o primeiro ditador da história: nada de acederem à informação, podem vir a saber aquilo que é nefasto para o regime.
      Enfim, perdoem-me os crentes, cujas crenças apesar de tudo respeito (embora as minhas convicções sejam bem diferentes), a figura em causa é um poço de contradições. Desde logo o a história de Adão e Eva… Bakunine e Nietzsche não poderiam ter descrito melhor algumas delas…
      Desculpem-me, estou a divagar….

  2. Por acaso Deus tem cara que o Homem pode ver? Lembremos das personagens bíblicas que viram a Deus. Como é que Moisés viu a Deus quando pastava gado, gente vamos aprender a examinar as informações

  3. POLIGRAFO::::Bem….. se Deus criou o homem a sua imagem e semelhança ( Gen: 1. 26-27 ) ; posso garantir que o que afirma o ilustre arqueólogo, é totalmente Mentira, pois não me pareço em nada com esta “coisa”. Portanto esta comparação é absurda e falsa !

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …