Arqueólogo garante ter encontrado “a cara de Deus”

Clara Amit / Israeli Antiquities Authority

Yosef Garfinkel, chefe do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, garante ter encontrado a “cara de Deus” ao examinar artefactos com 3 mil anos. Outros arqueólogos consideram a alegação arrojada e mostram-se céticos.

Os vários artefactos estudados pela equipa de Garfinkel foram encontrados em três sítios arqueológicos diferentes localizados no território do antigo Reino de Judá.

Garfinkel explica que as esculturas representavam uma imagem visível de Y-H-W-H (lê-se Yahweh), o nome tetragrama usado na tradição judaica para representar o nome sagrado de Deus. Assim, os artefactos tratam-se de representações da figura de Deus.

As descobertas foram publicadas este mês na revista científica Biblical Archaeology Review, apesar de terem sido mal recebidas por vários pares. Muitos acusam Garfinkel de ceder ao sensacionalismo.

“Quando descobrimos a primeira estatueta em Kirbhet Qeiyafa, em 2010, não havia paralelos a ela”, disse Garfinkel. “Apenas dois anos depois foram encontradas duas cabeças semelhantes em Tel Moza. Quando vi como essas três cabeças eram semelhantes, comecei a procurar mais itens e encontrei dois objetos semelhantes na Coleção Moshe Dayan no Museu de Israel”.

As estatuetas de cabeças encontradas em Tel Moza foram descobertas juntamente com estatuetas de cavalo. Garfinkel apercebeu-se que na Bíblia Hebraica, Deus às vezes é descrito como um cavaleiro. O arqueólogo rejeitou a ideia de que a figura poderia ter sido uma representação de um rei, uma vez que a ideia da monarquia como divindade não se alinhava com nenhuma tradição conhecida em Judá.

“Agora a questão é: quem é o Deus que eles representam? Estamos familiarizados com o panteão cananeu e todos os seus diferentes deuses, e temos estatuetas cananeias representando-os”, disse Garfinkel. “No entanto, estas estatuetas são completamente diferentes, por isso não retratam nenhum deles. Sabemos que em Judá havia um novo Deus. Se este não é o Deus de Judá, quem poderia ser?”.

O investigador questiona ainda: “Se o povo de Israel não estivesse a fazer estátuas, por que razão o texto bíblico estaria tão preocupado com o assunto?”. Esta prática, conhecida como idolatria, é proibida nas escrituras bíblicas, escreve o All That’s Interesting.

Oded Lipschits, líder das escavações arqueológicas em Tel Moza, discorda de Garfinkel, dizendo que o seu estudo está repleto de “imprecisões factuais”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. A “Cara de Deus” se parece com o Bezerro de Ouro, a Divindade bíblica que os hebreus passaram a adora enquanto Moisés subia a montanha para receber de Deus as Tábuas Sagradas com os 10 MANDAMENTOS.

    • Porra pá! Eu queria dizer isso mesmo!
      Mas, quem é que disse que é bonito? Não esquecer que foi ele, o todo-poderoso, omnisciente, omnipotente, omnipresente, possuidor das faculdades da ubiquidade e da presciência, infinitamente bom que, pelo crime cometido pelo Adão e pela Eva (de se instruírem, i.e., acederem ao conhecimento) condenou a descendência destes para toda a eternidade. Um verdadeiro paladino da justiça, do amor e da bondade…
      Ou, se preferirmos, o primeiro ditador da história: nada de acederem à informação, podem vir a saber aquilo que é nefasto para o regime.
      Enfim, perdoem-me os crentes, cujas crenças apesar de tudo respeito (embora as minhas convicções sejam bem diferentes), a figura em causa é um poço de contradições. Desde logo o a história de Adão e Eva… Bakunine e Nietzsche não poderiam ter descrito melhor algumas delas…
      Desculpem-me, estou a divagar….

  2. Por acaso Deus tem cara que o Homem pode ver? Lembremos das personagens bíblicas que viram a Deus. Como é que Moisés viu a Deus quando pastava gado, gente vamos aprender a examinar as informações

  3. POLIGRAFO::::Bem….. se Deus criou o homem a sua imagem e semelhança ( Gen: 1. 26-27 ) ; posso garantir que o que afirma o ilustre arqueólogo, é totalmente Mentira, pois não me pareço em nada com esta “coisa”. Portanto esta comparação é absurda e falsa !

RESPONDER

PRR. Governo admite pedir mais 2,3 mil milhões de euros para capitalizar empresas

Capitalização e inovação das empresas, e a possibilidade de pedir mais 2,3 mil milhões de euros (para um total de cinco mil milhões) na componente de empréstimos. António Costa fez, durante a tarde desta sexta-feira, …

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos …

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …

Governo levanta suspensão de voos essenciais de e para Brasil e Reino Unido

O Governo levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, mas apenas para viagens essenciais.  Os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão …

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …