Arqueólogo amador encontra valioso anel romano com 1800 anos

(dr) Facebook

O anel encontrado tem o Deus romano da Vitória gravado

Um historiador amador encontrou um tesouro de fazer inveja a qualquer arqueólogo profissional: um anel romano ornamentado em ouro com cerca de 1800 anos.

Na face do anel – que se acredita ser de ouro de 24 quilates -, os artesãos antigos colocaram um ónix preto (mineral da variedade da ágata), no qual gravaram o Deus romano da vitória a dirigir dois cavalos, revela a BBC.

Jason Massey, membro do grupo Detecting for Veterans, descobriu o anel no passado dia 29 de julho enquanto examinava um campo perto da cidade de Crewkerne, na Inglaterra.

O anel ainda não foi analisado formalmente mas, segundo especialistas do Museu Britânico ouvidos pela BBC, a joia data provavelmente de 200 a 300 d.C.

Inicialmente, Massey acreditava que o anel fosse uma moeda em ouro, uma vez que foi encontrado no meio de uma série de moedas romanas antigas enterradas naquele terreno.

Este mesmo campo mostrou-se bastante fértil para o historiador: já em novembro passado, Massey e os seus amigos veteranos tinham encontrado um caixão revestido com chumbo e mais de 250 moedas também da época do Império Romano.

Todos estes achados arqueológicos apontam que neste lugar já existiu uma “vila romana de estatuto muito elevado”, afirmou Massey.

“Há muita discussão em torno do valor do anel, mas nós estamos interessados na vila, em quem viveu lá, de onde essas pessoas vieram e quem era a pessoa que usava este anel”, explicou o veterano.

De acordo com Ciorstaidh Hayward-Trevarthen, uma oficial de Somerset and Dorset, na Inglaterra, “há um par de anéis de ouro semelhantes a este já encontrados em Somerset, mas não são comuns“, disse ela à BBC.

Além disso, apontou Hayward-Trevarthen, o facto do anel ser de ouro é “uma indicação de que o seu proprietário era bastante rico”.

Na verdade, este está longe de ser o único artefacto romano descoberto por arqueólogos amadores. Em 2015, um homem com um detetor de metais descobriu um túmulo romano extremamente bem conservado numa aldeia no norte de Londres.

Já em 2013, um grupo de arqueólogos amadores encontrou uma enorme rede de túneis sob a vila do imperador romano Adriano, em Tivoli, na Itália.

ZAP // BBC / Live Science

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bolas para o revisor! É cada tiro, cada melro!
    “os seus amigos veteranos tinham encontrados um”
    “estes achados arqueológicos aponta que”
    “discussão em torno do valo do anel”

RESPONDER

Documentário "low cost" afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar. Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que …

Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um …

Gravuras rupestres descobertas na Serra da Gardunha

Um conjunto de rochas com gravuras rupestres foi descoberto na Serra da Gardunha, Fundão, e a primeira análise indica que serão do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, disse o arqueólogo Martinho …

Cinco telemóveis são apreendidos por dia nas prisões portuguesas

O número de apreensões de telemóveis, drogas e armas brancas nas prisões portuguesas caiu em 2018. Ainda assim, foram confiscados 1934 aparelhos, o que dá uma média superior a cinco por dia. Para os guardas prisionais, …

Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos …

Lisboa em primeiro lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir

A capital portuguesa subiu do 10.º para o 1.º lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir, da PricewaterhouseCoopers, avança a Visão. Lisboa foi alvo de uma ascensão sem precedentes, subindo do 10.º para o …

O Sol vai brilhar e os termómetros vão chegar aos 26 graus este fim de semana

As temperaturas máximas vão subir e o fim de semana promete ser solarengo, com os termómetros a chegarem aos 26 graus Celsius. A temperatura máxima vai subir nos próximos dias em Portugal continental, com a máxima …

Lidl deixa de vender sacos de plástico em Portugal

O Lidl Portugal vai deixar de vender sacos de plástico em todas as suas lojas no mercado português até ao final do ano, medida que será faseada e arranca em maio na região Norte, anunciou …

As mulheres ganham menos 2464 euros do que os homens por ano

Em média, as mulheres em Portugal ganham menos 176 euros por mês do que os homens. Anualmente, cria-se um fosso de 2464 euros, segundo dados de 2017 acedidos pelo Diário de Notícias. O diário avança estes …

Vem aí um novo Cartão de Cidadão e vai ser igual ao dos restantes países da UE

O Cartão do Cidadão vai mudar. As alterações serão residuais e poderão ser observadas já a partir de 2021, ano limite para que se atualize o formato de todos os documentos de identidade na União …