Arqueólogo amador encontra valioso anel romano com 1800 anos

(dr) Facebook

O anel encontrado tem o Deus romano da Vitória gravado

Um historiador amador encontrou um tesouro de fazer inveja a qualquer arqueólogo profissional: um anel romano ornamentado em ouro com cerca de 1800 anos.

Na face do anel – que se acredita ser de ouro de 24 quilates -, os artesãos antigos colocaram um ónix preto (mineral da variedade da ágata), no qual gravaram o Deus romano da vitória a dirigir dois cavalos, revela a BBC.

Jason Massey, membro do grupo Detecting for Veterans, descobriu o anel no passado dia 29 de julho enquanto examinava um campo perto da cidade de Crewkerne, na Inglaterra.

O anel ainda não foi analisado formalmente mas, segundo especialistas do Museu Britânico ouvidos pela BBC, a joia data provavelmente de 200 a 300 d.C.

Inicialmente, Massey acreditava que o anel fosse uma moeda em ouro, uma vez que foi encontrado no meio de uma série de moedas romanas antigas enterradas naquele terreno.

Este mesmo campo mostrou-se bastante fértil para o historiador: já em novembro passado, Massey e os seus amigos veteranos tinham encontrado um caixão revestido com chumbo e mais de 250 moedas também da época do Império Romano.

Todos estes achados arqueológicos apontam que neste lugar já existiu uma “vila romana de estatuto muito elevado”, afirmou Massey.

“Há muita discussão em torno do valor do anel, mas nós estamos interessados na vila, em quem viveu lá, de onde essas pessoas vieram e quem era a pessoa que usava este anel”, explicou o veterano.

De acordo com Ciorstaidh Hayward-Trevarthen, uma oficial de Somerset and Dorset, na Inglaterra, “há um par de anéis de ouro semelhantes a este já encontrados em Somerset, mas não são comuns“, disse ela à BBC.

Além disso, apontou Hayward-Trevarthen, o facto do anel ser de ouro é “uma indicação de que o seu proprietário era bastante rico”.

Na verdade, este está longe de ser o único artefacto romano descoberto por arqueólogos amadores. Em 2015, um homem com um detetor de metais descobriu um túmulo romano extremamente bem conservado numa aldeia no norte de Londres.

Já em 2013, um grupo de arqueólogos amadores encontrou uma enorme rede de túneis sob a vila do imperador romano Adriano, em Tivoli, na Itália.

ZAP // BBC / Live Science

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bolas para o revisor! É cada tiro, cada melro!
    “os seus amigos veteranos tinham encontrados um”
    “estes achados arqueológicos aponta que”
    “discussão em torno do valo do anel”

RESPONDER

Fim das reuniões no Infarmed. BE quer dados da pandemia entregues ao Parlamento (e publicados na Internet)

Com o fim das reuniões entre peritos e políticos no Infarmed, o Bloco de Esquerda quer que os deputados passem a receber informações e dados científicos sobre a evolução da pandemia no Parlamento. De acordo com a …

Ter um cão pode ajudar as crianças a comportarem-se melhor

Ter um cão durante a infância pode ajudar a melhorar a saúde física e emocional das crianças, de acordo com uma nova investigação levada a cabo pelo Telethon Kids Institute, sediado na Austrália. A mesma …

Marcelo com reeleição garantida. Ana Gomes em segundo com o dobro de André Ventura

Se decidir recandidatar-se à Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vencerá confortavelmente à primeira volta, revela uma nova sondagem. De acordo com a pesquisa de opinião da Aximage para o Jornal Económico, o atual …

Presidente interina da Bolívia infetada com covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira a própria, referindo que está bem. “Estou positiva para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, seguiremos em frente”, …

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …

Jovem ilha vulcânica "cospe" cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um "surto vigoroso" que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a …

TC declara inconstitucional lei do direito de preferência dos inquilinos

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional a lei que garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários na transmissão das habitações, um pedido de fiscalização sucessiva que tinha sido feito pelo CDS-PP e PSD …

Cientistas já sabem o que é o estranho gel encontrado no lado oculto da Lua

Uma equipa de cientistas da China conseguiu determinar a natureza da estranha substância espacial que gerou muito interesse desde que foi descoberta no ano passado pelo rover chinês Yutu-2 no lado oculto da Lua. A "substância …

Astronautas devem usar Vénus como "trampolim" para chegar a Marte, defendem cientistas

Vários especialistas defendem que os astronautas devem utilizar Vénus como "trampolim" para chegar até Marte, alegando que uma missão ao Planeta Vermelho baseada neste plano seria não só mais rápida como barata. Tendo em conta a …

Famalicão 1-1 Benfica | Águia sem fama nem vitória

O duelo da 31ª jornada da Liga NOS, que colocou frente-a-frente, nesta quinta-feira, Famalicão e Benfica, terminou com um empate a um golo. Os visitantes inauguraram o marcador na etapa inicial por intermédio de Pizzi e, …