Arqueólogo amador encontra valioso anel romano com 1800 anos

(dr) Facebook

O anel encontrado tem o Deus romano da Vitória gravado

Um historiador amador encontrou um tesouro de fazer inveja a qualquer arqueólogo profissional: um anel romano ornamentado em ouro com cerca de 1800 anos.

Na face do anel – que se acredita ser de ouro de 24 quilates -, os artesãos antigos colocaram um ónix preto (mineral da variedade da ágata), no qual gravaram o Deus romano da vitória a dirigir dois cavalos, revela a BBC.

Jason Massey, membro do grupo Detecting for Veterans, descobriu o anel no passado dia 29 de julho enquanto examinava um campo perto da cidade de Crewkerne, na Inglaterra.

O anel ainda não foi analisado formalmente mas, segundo especialistas do Museu Britânico ouvidos pela BBC, a joia data provavelmente de 200 a 300 d.C.

Inicialmente, Massey acreditava que o anel fosse uma moeda em ouro, uma vez que foi encontrado no meio de uma série de moedas romanas antigas enterradas naquele terreno.

Este mesmo campo mostrou-se bastante fértil para o historiador: já em novembro passado, Massey e os seus amigos veteranos tinham encontrado um caixão revestido com chumbo e mais de 250 moedas também da época do Império Romano.

Todos estes achados arqueológicos apontam que neste lugar já existiu uma “vila romana de estatuto muito elevado”, afirmou Massey.

“Há muita discussão em torno do valor do anel, mas nós estamos interessados na vila, em quem viveu lá, de onde essas pessoas vieram e quem era a pessoa que usava este anel”, explicou o veterano.

De acordo com Ciorstaidh Hayward-Trevarthen, uma oficial de Somerset and Dorset, na Inglaterra, “há um par de anéis de ouro semelhantes a este já encontrados em Somerset, mas não são comuns“, disse ela à BBC.

Além disso, apontou Hayward-Trevarthen, o facto do anel ser de ouro é “uma indicação de que o seu proprietário era bastante rico”.

Na verdade, este está longe de ser o único artefacto romano descoberto por arqueólogos amadores. Em 2015, um homem com um detetor de metais descobriu um túmulo romano extremamente bem conservado numa aldeia no norte de Londres.

Já em 2013, um grupo de arqueólogos amadores encontrou uma enorme rede de túneis sob a vila do imperador romano Adriano, em Tivoli, na Itália.

ZAP // BBC / Live Science

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bolas para o revisor! É cada tiro, cada melro!
    “os seus amigos veteranos tinham encontrados um”
    “estes achados arqueológicos aponta que”
    “discussão em torno do valo do anel”

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …