Arqueólogo amador encontra valioso anel romano com 1800 anos

(dr) Facebook

O anel encontrado tem o Deus romano da Vitória gravado

Um historiador amador encontrou um tesouro de fazer inveja a qualquer arqueólogo profissional: um anel romano ornamentado em ouro com cerca de 1800 anos.

Na face do anel – que se acredita ser de ouro de 24 quilates -, os artesãos antigos colocaram um ónix preto (mineral da variedade da ágata), no qual gravaram o Deus romano da vitória a dirigir dois cavalos, revela a BBC.

Jason Massey, membro do grupo Detecting for Veterans, descobriu o anel no passado dia 29 de julho enquanto examinava um campo perto da cidade de Crewkerne, na Inglaterra.

O anel ainda não foi analisado formalmente mas, segundo especialistas do Museu Britânico ouvidos pela BBC, a joia data provavelmente de 200 a 300 d.C.

Inicialmente, Massey acreditava que o anel fosse uma moeda em ouro, uma vez que foi encontrado no meio de uma série de moedas romanas antigas enterradas naquele terreno.

Este mesmo campo mostrou-se bastante fértil para o historiador: já em novembro passado, Massey e os seus amigos veteranos tinham encontrado um caixão revestido com chumbo e mais de 250 moedas também da época do Império Romano.

Todos estes achados arqueológicos apontam que neste lugar já existiu uma “vila romana de estatuto muito elevado”, afirmou Massey.

“Há muita discussão em torno do valor do anel, mas nós estamos interessados na vila, em quem viveu lá, de onde essas pessoas vieram e quem era a pessoa que usava este anel”, explicou o veterano.

De acordo com Ciorstaidh Hayward-Trevarthen, uma oficial de Somerset and Dorset, na Inglaterra, “há um par de anéis de ouro semelhantes a este já encontrados em Somerset, mas não são comuns“, disse ela à BBC.

Além disso, apontou Hayward-Trevarthen, o facto do anel ser de ouro é “uma indicação de que o seu proprietário era bastante rico”.

Na verdade, este está longe de ser o único artefacto romano descoberto por arqueólogos amadores. Em 2015, um homem com um detetor de metais descobriu um túmulo romano extremamente bem conservado numa aldeia no norte de Londres.

Já em 2013, um grupo de arqueólogos amadores encontrou uma enorme rede de túneis sob a vila do imperador romano Adriano, em Tivoli, na Itália.

ZAP // BBC / Live Science

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bolas para o revisor! É cada tiro, cada melro!
    “os seus amigos veteranos tinham encontrados um”
    “estes achados arqueológicos aponta que”
    “discussão em torno do valo do anel”

RESPONDER

Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

PSD leva em conta "casamento" político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN. Após as eleições nos Açores, que se realizaram no …

"Dei-te quase tudo." PS dedica música ao Bloco, mas não vai em cantigas

"Dei-te quase tudo e quase tudo foi demais." A dedicatória do deputado socialista João Paulo Pedrosa resume a relação tensa do Governo com o Bloco de Esquerda. Sem acordo, parte das propostas no Código de …

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para "provar" que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto …

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

O Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida. De acordo com o deputado José Luís Ferreira, …

Ovar volta a ativar Plano de Emergência Municipal

A Câmara Municipal de Ovar reativou o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil face ao aumento do número de casos de covid-19. Salvador Malheiro, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, a partir das 00:00 …

Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus - de origem africana - tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões …

Bernardo Silva arrasa Vieira (e Jesus e Rui Costa atiram-se ao jogador)

Na antecâmara das eleições para a presidência do Benfica, Bernardo Silva, ex-futebolista encarnado, apela a uma "mudança" e deixa duras críticas à presidência de Luís Filipe Vieira. Por outro lado, Rui Costa, que integra a …

Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o OE (mas ainda tem mais 14 reivindicações)

A dois dias da votação do Orçamento de Estado para 2021 na fase da generalidade, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o documento. No entanto, ainda tem - …

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …