Arouca vs Sporting | “Leão” virou a presa e descansou

O Sporting encurtou a distância para os dois da frente, Benfica e FC Porto, ao vencer o Arouca por 2-1, a terceira vitória consecutiva desde o empate em Alvalade com o Vitória de Guimarães.

A formação arouquense chegou à vantagem nos instantes iniciais, mas os “leões” deram a volta ao marcador com dois golos em dois minutos, ainda no primeiro tempo, limitando-se a gerir a vantagem na segunda parte.

O Jogo explicado em Números

  • Entrada forte por parte do Sporting, com uma posse de bola na ordem dos 70% nos primeiros cinco minutos. Ainda assim, foi o Arouca quem abriu o marcador, logo no primeiro remate da partida (aos 9′), por intermédio do veterano Mateus, a fugir à marcação de Zeegelaar e a cabecear para o fundo da baliza.
  • Com o passar dos minutos, o Sporting foi crescendo na partida, chegando à meia-hora de jogo já com quatro remates enquadrados e mantendo a vantagem na posse (66%). Bruno César, com dois passes para ocasião e dois remates (ambos bloqueados), dava nas vistas pelo seu contributo ao ataque leonino. Adivinhava-se o golo por parte da equipa visitante.
  • Pouco depois, Sporting chegou sem surpresas à igualdade, num remate rasteiro de Alan Ruiz, depois de um passe de cabeça de Gelson Martins. Dois minutos depois, foi a vez de Bruno César fazer o gosto ao pé, numa jogada que surgiu graças a Zeegelaar, a pressionar Anderson Luís junto à linha de fundo.
  • Domínio avassalador do Sporting na primeira parte, com nove remates, sete dos quais à baliza, contra apenas um do Arouca, o que resultou em golo. Os 69% de posse dos “leões” davam corpo ao domínio ofensivo visitante. Bruno César destacava-se nos  GoalPoint Ratings ao intervalo, com 7.1, somando três remates, um golo e dois passes para ocasião. Com cinco defesas, Bolat 5.3 era o melhor arouquense.
  • Começo lento por parte do Sporting na segunda parte, com o Arouca a fazer o único remate durante os primeiros 15 minutos, período em que até teve mais posse de bola (59%-41%), mais passes (77-55) e maior eficácia de passe (75%-70%).
  • À entrada para os derradeiros 15 minutos da partida, os únicos dois remates contabilizados no segundo tempo pertenciam ao Arouca, embora nenhum tivesse sido enquadrados com a baliza de Rui Patrício. Ainda assim, destaque para a exibição de Zeegelaar, o jogador leonino com mais passes (55) e toques na bola (80%), e ainda com maior percentagem de duelos ganhos (71%).
  • Nem mesmo a entrada de Podence permitiu refrescar o ataque do Sporting, que passou a segunda parte sem somar um único remate. O Arouca ainda efectuou quatro disparos, embora nenhum deles tenha sido enquadrado com a baliza de Rui Patrício, que não realizou nenhuma defesa nos 90 minutos.

O Homem do Jogo

Bruno César foi um raio de sol (ele que até se queixou do calor na flash interview) numa partida com poucas oportunidades. O médio brasileiro reentrou para o onze em detrimento de Matheus Pereira e justificou a aposta, marcando o golo que daria os três pontos à sua equipa.

Para além disso, Bruno César foi o autor de dois passes para ocasião, dois cruzamentos eficazes e sete entradas na área adversária. Tudo somado, o camisola “11” terminou a partida como o homem do jogo, com um GoalPoint Rating de 7.3.

Jogadores em foco

  • Bolat 6.6 – Impediu uma derrota por números mais expressivos, contabilizando cinco defesas e uma saída pelo solo eficaz.
  • Zeegelaar 6.4 – Redimiu-se da falha que deu origem ao golo arouquense com uma boa exibição a nível ofensivo: dois passes para ocasião (um deles uma assistência), 77% de passes eficazes no meio-campo adversário e 86 toques. Ainda assim, perdeu a bola 20 vezes.
  • Bas Dost 5.9 – Noite bastante apagada do avançado holandês. Acertou apenas dez dos 24 passes que fez e perdeu a bola 16 vezes. Os dois remates que fez foram enquadrados com a baliza mas não deram em golo. Um passo atrás na corrida à Bota de Ouro.
  • Rui Patrício 4.7 – Acabou por sofrer um golo sem ter feito uma única defesa nos 90 minutos. Doze dos seus 23 passes longos foram eficazes.
  • Anderson Luís 4.1 – O pior jogador da tarde. Cometeu um erro resultante em golo e quatro faltas. Nenhum dos quatro cruzamentos que fez foi eficaz.

Resumo:

goalpoint-arouca-sporting-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …