Arouca vs Sporting | “Leão” virou a presa e descansou

O Sporting encurtou a distância para os dois da frente, Benfica e FC Porto, ao vencer o Arouca por 2-1, a terceira vitória consecutiva desde o empate em Alvalade com o Vitória de Guimarães.

A formação arouquense chegou à vantagem nos instantes iniciais, mas os “leões” deram a volta ao marcador com dois golos em dois minutos, ainda no primeiro tempo, limitando-se a gerir a vantagem na segunda parte.

O Jogo explicado em Números

  • Entrada forte por parte do Sporting, com uma posse de bola na ordem dos 70% nos primeiros cinco minutos. Ainda assim, foi o Arouca quem abriu o marcador, logo no primeiro remate da partida (aos 9′), por intermédio do veterano Mateus, a fugir à marcação de Zeegelaar e a cabecear para o fundo da baliza.
  • Com o passar dos minutos, o Sporting foi crescendo na partida, chegando à meia-hora de jogo já com quatro remates enquadrados e mantendo a vantagem na posse (66%). Bruno César, com dois passes para ocasião e dois remates (ambos bloqueados), dava nas vistas pelo seu contributo ao ataque leonino. Adivinhava-se o golo por parte da equipa visitante.
  • Pouco depois, Sporting chegou sem surpresas à igualdade, num remate rasteiro de Alan Ruiz, depois de um passe de cabeça de Gelson Martins. Dois minutos depois, foi a vez de Bruno César fazer o gosto ao pé, numa jogada que surgiu graças a Zeegelaar, a pressionar Anderson Luís junto à linha de fundo.
  • Domínio avassalador do Sporting na primeira parte, com nove remates, sete dos quais à baliza, contra apenas um do Arouca, o que resultou em golo. Os 69% de posse dos “leões” davam corpo ao domínio ofensivo visitante. Bruno César destacava-se nos  GoalPoint Ratings ao intervalo, com 7.1, somando três remates, um golo e dois passes para ocasião. Com cinco defesas, Bolat 5.3 era o melhor arouquense.
  • Começo lento por parte do Sporting na segunda parte, com o Arouca a fazer o único remate durante os primeiros 15 minutos, período em que até teve mais posse de bola (59%-41%), mais passes (77-55) e maior eficácia de passe (75%-70%).
  • À entrada para os derradeiros 15 minutos da partida, os únicos dois remates contabilizados no segundo tempo pertenciam ao Arouca, embora nenhum tivesse sido enquadrados com a baliza de Rui Patrício. Ainda assim, destaque para a exibição de Zeegelaar, o jogador leonino com mais passes (55) e toques na bola (80%), e ainda com maior percentagem de duelos ganhos (71%).
  • Nem mesmo a entrada de Podence permitiu refrescar o ataque do Sporting, que passou a segunda parte sem somar um único remate. O Arouca ainda efectuou quatro disparos, embora nenhum deles tenha sido enquadrado com a baliza de Rui Patrício, que não realizou nenhuma defesa nos 90 minutos.

O Homem do Jogo

Bruno César foi um raio de sol (ele que até se queixou do calor na flash interview) numa partida com poucas oportunidades. O médio brasileiro reentrou para o onze em detrimento de Matheus Pereira e justificou a aposta, marcando o golo que daria os três pontos à sua equipa.

Para além disso, Bruno César foi o autor de dois passes para ocasião, dois cruzamentos eficazes e sete entradas na área adversária. Tudo somado, o camisola “11” terminou a partida como o homem do jogo, com um GoalPoint Rating de 7.3.

Jogadores em foco

  • Bolat 6.6 – Impediu uma derrota por números mais expressivos, contabilizando cinco defesas e uma saída pelo solo eficaz.
  • Zeegelaar 6.4 – Redimiu-se da falha que deu origem ao golo arouquense com uma boa exibição a nível ofensivo: dois passes para ocasião (um deles uma assistência), 77% de passes eficazes no meio-campo adversário e 86 toques. Ainda assim, perdeu a bola 20 vezes.
  • Bas Dost 5.9 – Noite bastante apagada do avançado holandês. Acertou apenas dez dos 24 passes que fez e perdeu a bola 16 vezes. Os dois remates que fez foram enquadrados com a baliza mas não deram em golo. Um passo atrás na corrida à Bota de Ouro.
  • Rui Patrício 4.7 – Acabou por sofrer um golo sem ter feito uma única defesa nos 90 minutos. Doze dos seus 23 passes longos foram eficazes.
  • Anderson Luís 4.1 – O pior jogador da tarde. Cometeu um erro resultante em golo e quatro faltas. Nenhum dos quatro cruzamentos que fez foi eficaz.

Resumo:

goalpoint-arouca-sporting-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …