Sporting não vai ser campeão. E há uma equipa da I Liga com um percurso peculiar

Estela Silva / LUSA

Ukra e Jerome Opoku no Rio Ave-Arouca

Desde Setembro do ano passado, o Arouca só foi derrotado (ou goleado) pelo top-3. Mas depois aparece o Rio Ave… duas vezes.

A 30.ª jornada da I Liga de futebol disputou-se neste fim-de-semana e, como seria de esperar, as atenções centraram-se nos jogos de Benfica, FC Porto e Sporting de Braga.

Os três candidatos ao título ganharam: o Benfica venceu em Barcelos por, o FC Porto ganhou o dérbi com o Boavista e o SC Braga derrotou em casa o Portimonense.

A vitória do Benfica confirmou o que já se previa há meses: o Sporting não vai ser campeão nacional.

Mesmo tendo vencido o Famalicão, o Sporting continuou a 13 pontos do líder Benfica, quando só pode conquistar 12 pontos (faltam quatro jornadas).

O caso do Arouca

Os quatro parágrafos anteriores foram sobre os quatro primeiros classificados. Agora vamos ao quinto – que é um caso peculiar nesta edição da I Liga.

O Arouca, primeiro, é uma surpresa. Pouca gente esperaria ver o Arouca no quinto lugar, a apenas quatro jornadas do fim do campeonato.

Em 30 jogos, a equipa liderada por Armando Evangelista venceu 13. Já tem 48 pontos, quando em todo o campeonato passado somou apenas 31 (e ficou apenas a três pontos da descida de divisão).

O Arouca só perdeu oito vezes. Duas delas contra o Benfica, outras duas contra o SC Braga, uma contra o FC Porto – ainda vai receber os “dragões”, na próxima jornada.

Até aqui, tudo normal. Perdeu com equipas que estão no pódio (embora registe derrotas pesadas por 4-0 contra Benfica, por 5-1 diante do FC Porto e por 6-0 contra SC Braga).

Também perdeu com o Boavista, ainda numa fase inicial da época. E desde então – Setembro de 2022 – só perdeu com as equipas que estão no pódio… e com o Rio Ave. Duas vezes.

Em Novembro, na 13.ª jornada, a caminhada do Arouca de seis jornadas consecutivas sem perder foi travada pelo Rio Ave: derrota por 0-1 em casa.

Na sexta-feira passada, a caminhada do Arouca de oito (!) jornadas consecutivas sem perder foi travada pelo… Rio Ave, que voltou a vencer por 1-0, desta vez em Vila do Conde. Golo de Paulo Vítor a meio da segunda parte.

Nos dois melhores momentos do Arouca na I Liga, o problema foi defrontar o Rio Ave. A equipa de Vila do Conde travou esses percursos imbatíveis.

Ou seja, além de Benfica e SC Braga, só diante do Rio Ave é que o Arouca não pontuou nesta I Liga – mas ainda falta um duelo com o Rio Ave. Mesmo frente ao Sporting, o Arouca ganhou em casa e empatou em Alvalade.

A derrota com o Rio Ave, aliada ao triunfo do Vitória de Guimarães, deixou o Arouca com quatro pontos de vantagem sobre os minhotos, na luta europeia pelo quinto lugar.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.