Porto 1-0 Boavista | Dragão na luta com triunfo arrancado a ferros

O Porto sofreu a bom sofrer para ganhar o dérbi com o Boavista por 1-0, em jogo da 30ª jornada da Liga bwin. Um só tento chegou, de grande penalidade, apontado por Mehdi Taremi, naquele que foi o único remate enquadrado que os “azuis-e-brancos” realizaram na partida.

Depois foi sofrer, uma vez que os portistas terminaram o jogo reduzidos a dez elementos por expulsão de Iván Marcano, que viu vermelho directo ainda aos 67 minutos. As “panteras” partiram para cima do último reduto da casa, mas não conseguiram desfeitear um Diogo Costa que salvou dois pontos com uma defesa incrível.

Domínio do Porto até à expulsão

Jogo de muita luta na primeira parte. O Porto, naturalmente, pegou no jogo de imediato, com muita bola, quase sempre acima de 70% de posse, e quase marcou aos 17 minutos, num cabeceamento de Matheus Uribe que Reggie Cannon afastou em cima da linha de golo. Responderam os “axadrezados” aos 34, num remate de Seba Pérez que Diogo Costa não conseguiu segurar, com a bola a sair lentamente, rente ao poste esquerdo dos homens da casa.

A vida estava difícil para o “dragão” e o MVP ao intervalo era Seba Pérez. O médio boavisteiro registava um GoalPoint Rating de 6.0, com quatro desarmes, duas intercepções e uma grande capacidade para ir às dobras dos companheiros, inclusive nas faixas laterais.

Os problemas dos “azuis-e-brancos” começaram a ser resolvidos ainda antes dos 60 minutos. O árbitro assinalou falta de Ricardo Mangas sobre André Franco na grande área e penálti. Mehdi Taremi (59′) não desperdiçou o castigo máximo. Só que aos 67 o Porto teve uma contrariedade. Marcano agarrou Ricardo Mangas, que se ia isolar, e viu vermelho directo, deixando os “dragões” reduzidos a dez elementos.

O Boavista, naturalmente, apressou-se a ir atrás do prejuízo e assumiu as despesas do jogo, mas o Porto sente-se sempre muito confortável na expectativa e a fechar os caminhos para a sua baliza. Ainda assim, aos 82 minutos, Yusupha recebeu, rodou e rematou com muito perigo e, aos 87, Róbert Boženík desviou à ponta-de-lança para uma defesa incrível de Diogo Costa, daquelas que valem pontos. E valeu mesmo dois, pois o Porto segurou a vantagem até final.

Manuel Fernando Araújo / Lusa

MVP GoalPoint: Otávio Monteiro

Mais uma exibição de pura entrega do médio portista. É certo que Otávio desperdiçou uma ocasião flagrante, que lhe afecta a nota, mas esteve onde foi preciso, quando foi preciso. Jogador, a par de Pepê, com mais faltas sofridas (5), duas em zona de perigo, o internacional luso registou o máximo de recuperações de posse (12) e o segundo valor mais alto de desarmes (4). Terminou com o melhor GoalPoint Rating, um 6.7.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.