Arouca apura-se para o play-off da Liga Europa. Rio Ave fica pelo caminho

O Arouca empatou hoje 0-0 com os holandeses do Heracles Almelo, em Arouca, resultado que permitiu à equipa portuguesa apurar-se para o playoff da Liga Europa.

Em vantagem na eliminatória, depois do empate 1-1 na Holanda, o Arouca não se limitou a defender o empate a zero, que lhe garantia a passagem, e, na primeira parte, foi a única equipa a criar perigo.

A equipa arouquense criou diversas ocasiões, nomeadamente por Zequinha, Walter Gonzalez por duas vezes e Gegé, enquanto o Heracles chegou à baliza do Arouca apenas aos 36 minutos, num lance em que Gegé cortou de cabeça.

Na segunda parte, o Heracles entrou mais ofensivo e Kuwas testou os refelxos de Bracali, aos 51 minutos, e, aos 60, foi Navratil que correu junto à linha lateral para tentar colocar em Kuwas, mas Gegé cortou.

O Arouca podia ter marcado por Nuno Valente, mas o remate do médio, à entrada da área, saiu por cima da barra, aos 55, numa altura em que o jogo estava mais dividido.

Já nos instantes finais, aproveitando o adiantamento contrário, o Arouca podia mesmo ter marcado em várias situações de contra-ataque.

Depois de já ter feito história ao aceder à Liga Europa, o Arouca aumenta o feito, ao seguir em frente na competição.

Rio Ave despediu-se da Liga Europa

O Rio Ave, que hoje empatou 1-1 em casa com os checos do Slavia de Praga, terminou prematuramente a sua ‘aventura’ na Liga Europa de futebol, mas deixou indicações positivas para a época que vai arrancar.

Nuno Capucho apostou no mesmo ‘onze’ do jogo da primeira mão e o Rio Ave foi tomando conta dos acontecimentos, empurrando o adversário para a sua intermediária e aproveitando a rapidez dos seus avançados Yazalde e Gil Dias.

Os checos demoraram algum tempo a ‘sacudir’ as ofensivas da casa, sendo que o primeiro lance de maior perigo surgiu aos 20 minutos, quando o ponta de lança Skoda desviou para a trave um cruzamento da direita do seu ataque.

Dois minutos volvidos, Husbauer recebeu a bola na área, assistido por Van Kessel, e desferiu um remate sem hipóteses para Cássio, inaugurando o marcador.

Aos 34, Yazalde podia ter empatado, ao rematar sem preparação já na pequena área, mas Pavlenka estava no caminho.

Tudo ficou mais complicado para o Rio Ave momentos antes do intervalo, quando o defesa-direito vila-condense Nadjack foi expulso, por acumulação de cartões amarelos.

As alterações promovidas ao intervalo pelo treinador Nuno Capucho surtiram efeito aos 57 minutos, num lance rápido na área checa, em que Gil Dias rematou ao poste e Rúben Ribeiro, na recarga, empatou.

A partida ganhou mais intensidade com a entrada em campo de Heldon, tendo o Rio Ave apostado tudo na tentativa de chegar à vitória.

O treinador português foi, porém, vítima do seu nervosismo e, numa fase de muitas quezílias em campo, foi expulso pelo árbitro escocês, que estava a ser alvo de muitos protestos dos vila-condenses.

Os checos só voltaram à baliza de Cássio aos 74 minutos, mas o guarda-redes brasileiro mostrou estar em forma e negou o golo a Skoda.

Até ao final, o Rio Ave tudo tentou, mas a defesa checa foi sustendo as ofensivas contrárias, não permitindo que a bola se aproximasse da sua baliza.

ZAP / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Novo apoio social de até 501 euros aprovado. Inclui sócios-gerentes, informais e estagiários

O Parlamento continua na maratona de votações no âmbito da apreciação do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade. Nesta quarta-feira, os parlamentares aprovaram o novo apoio social de até 501 euros, bem como …

Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães em tribunal

O empresário e ex-futebolista Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, numa ação interposta no Juízo de Execução de Guimarães, informa o portal Citius, do Ministério …

PSD junta-se a BE e PCP para travar transferências para Novo Banco (e as Finanças ficam "estupefactas")

No último dia de votações na especialidade, o PSD juntou-se à esquerda para impedir a injeção de 476,6 milhões de euros do Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021, tal como previsto no Orçamento …

Há uma planta que evoluiu para se "esconder" do Homem

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa evoluiu, mudando a própria pigmentação, para se tornar menos visível ao Homem, sugere uma nova investigação, dando conta que em causa está uma estratégia de sobrevivência. O estudo, …

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …