Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são “bastante desorganizados” e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não são todos aplicados na causa, acabando parte dos lucros nos bolsos dos envolvidos.

Estes dados são divulgados ao Expresso por fontes judiciais que investigam os movimentos de extrema direita em Portugal.

Os Portugal Hammerskins e os Blood & Honour são os dois principais grupos investigados pelas autoridades, revelando-se “bastante desorganizados” comparativamente com outros movimentos ultra-nacionalistas de outros países, segundo avançam fontes ao semanário.



Não existe uma verdadeira organização financeira no movimento”, refere uma fonte policial ao jornal.

“É difícil traçar a rota desse dinheiro, já que os skinheads estão longe de ser uma organização estruturada: uma boa parte dos lucros fica no bolso deles ou vai para a família”, acrescenta outra fonte policial ao Expresso.

Assim, os ganhos com os negócios destes movimentos acabam por beneficiar mais os próprios envolvidos do que propriamente a causa neonazi.

Entre os negócios a que se dedicam, o Expresso destaca a sucata, frisando que pode ser “altamente rentável”, nomeadamente tirando partido da fuga ao fisco.

Também os tráficos de droga e de armas garantem aos neonazis lucros elevados.

Estes elementos “aproveitam” igualmente “os contactos na área da segurança privada e dos clubes noturnos para traficar e para explorar mulheres“, salienta uma fonte ao Expresso.

Haverá “pelo menos três importantes elementos da extrema-direita que se dedicam há alguns anos à gestão de sites de prostituição“, um dos quais com ligações à Europa de Leste, de onde serão provenientes as mulheres exploradas, como destaca o mesmo jornal.

As autoridades também apuraram que há muitos extremistas de direita portugueses que fizeram “formação paramilitar na Ucrânia”, nomeadamente com os grupos ultranacionalistas que combatem as forças separatistas pró-Rússia naquele país.

Em Junho passado, o Ministério Público (MP) acusou 27 homens, alegadamente pertencentes aos Hammerskins, por suspeitas de crimes de discriminação racial, religiosa e sexual e também de tentativa de homicídio qualificado. Foram também acusados de detenção de arma proibida e de tráfico de estupefacientes e de armas.

No âmbito dessa investigação, as autoridades detectaram o envolvimento de elementos dos Hammerskins em, pelo menos, duas agressões motivadas pela ideologia que defendem.

Num caso, atacaram um jovem comunista à saída de um comício no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 20 de Setembro de 2015, deixando-o com sequelas neurológicas permanentes. Um dos agressores foi um guarda prisional.

Em 2013, elementos do grupo terão estado envolvidos na agressão a um jovem negro que foi espancado quando saía de um autocarro, tendo sido agredido com socos, pontapés, facadas e com uma chave de rodas.

A entrada nos Hammerskins implicará a participação numa espécie de ritual de iniciação que passa por agredir um negro, um comunista ou um homossexual, sendo que os candidatos têm obrigatoriamente que ser brancos e ter mais de 18 anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Cópia do ku-klux-klan, mas mais desorganizada !
    Até dá jeito , ganham todos é mais difícil seguir o rasto .
    É no que dão certas liberdades , ainda vamos esperar muito tempo, até saber-mos o que vai acontecer ao chega ?? Mas vai acontecer-lhe alguma coisa , a não ser inquéritos e pouco mais ….
    Tenham cuidado com o virus , o resto talvez outros cuidem

RESPONDER

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …

Avião da TAP retido na Venezuela regressa a Lisboa hoje

O avião da TAP que ficou retido na Venezuela por causa de uma carga de cocaína regressa nesta quinta-feira a Lisboa, assim como a tripulação, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa aérea portuguesa. Segundo …

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …