Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são “bastante desorganizados” e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não são todos aplicados na causa, acabando parte dos lucros nos bolsos dos envolvidos.

Estes dados são divulgados ao Expresso por fontes judiciais que investigam os movimentos de extrema direita em Portugal.

Os Portugal Hammerskins e os Blood & Honour são os dois principais grupos investigados pelas autoridades, revelando-se “bastante desorganizados” comparativamente com outros movimentos ultra-nacionalistas de outros países, segundo avançam fontes ao semanário.

Não existe uma verdadeira organização financeira no movimento”, refere uma fonte policial ao jornal.

“É difícil traçar a rota desse dinheiro, já que os skinheads estão longe de ser uma organização estruturada: uma boa parte dos lucros fica no bolso deles ou vai para a família”, acrescenta outra fonte policial ao Expresso.

Assim, os ganhos com os negócios destes movimentos acabam por beneficiar mais os próprios envolvidos do que propriamente a causa neonazi.

Entre os negócios a que se dedicam, o Expresso destaca a sucata, frisando que pode ser “altamente rentável”, nomeadamente tirando partido da fuga ao fisco.

Também os tráficos de droga e de armas garantem aos neonazis lucros elevados.

Estes elementos “aproveitam” igualmente “os contactos na área da segurança privada e dos clubes noturnos para traficar e para explorar mulheres“, salienta uma fonte ao Expresso.

Haverá “pelo menos três importantes elementos da extrema-direita que se dedicam há alguns anos à gestão de sites de prostituição“, um dos quais com ligações à Europa de Leste, de onde serão provenientes as mulheres exploradas, como destaca o mesmo jornal.

As autoridades também apuraram que há muitos extremistas de direita portugueses que fizeram “formação paramilitar na Ucrânia”, nomeadamente com os grupos ultranacionalistas que combatem as forças separatistas pró-Rússia naquele país.

Em Junho passado, o Ministério Público (MP) acusou 27 homens, alegadamente pertencentes aos Hammerskins, por suspeitas de crimes de discriminação racial, religiosa e sexual e também de tentativa de homicídio qualificado. Foram também acusados de detenção de arma proibida e de tráfico de estupefacientes e de armas.

No âmbito dessa investigação, as autoridades detectaram o envolvimento de elementos dos Hammerskins em, pelo menos, duas agressões motivadas pela ideologia que defendem.

Num caso, atacaram um jovem comunista à saída de um comício no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 20 de Setembro de 2015, deixando-o com sequelas neurológicas permanentes. Um dos agressores foi um guarda prisional.

Em 2013, elementos do grupo terão estado envolvidos na agressão a um jovem negro que foi espancado quando saía de um autocarro, tendo sido agredido com socos, pontapés, facadas e com uma chave de rodas.

A entrada nos Hammerskins implicará a participação numa espécie de ritual de iniciação que passa por agredir um negro, um comunista ou um homossexual, sendo que os candidatos têm obrigatoriamente que ser brancos e ter mais de 18 anos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Cópia do ku-klux-klan, mas mais desorganizada !
    Até dá jeito , ganham todos é mais difícil seguir o rasto .
    É no que dão certas liberdades , ainda vamos esperar muito tempo, até saber-mos o que vai acontecer ao chega ?? Mas vai acontecer-lhe alguma coisa , a não ser inquéritos e pouco mais ….
    Tenham cuidado com o virus , o resto talvez outros cuidem

RESPONDER

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …