Armani anuncia fim do uso de peles de animais

Lorenzo Bozzi / Wikimedia

Giorgio Armani, estilista italiano

Giorgio Armani, estilista italiano

O grupo Armani anunciou esta terça-feira que vai deixar de usar peles de animais nas coleções de todas as suas marcas.

A decisão, que representa um grande avanço na luta pelos direitos dos animais na indústria da moda, foi anunciada pelo estilista Giorgio Armani através de um comunicado oficial.

“É com muito prazer que anuncio que o Grupo Armani estabeleceu um firme compromisso em abolir o uso de pele animal nas suas coleções. O progresso tecnológico dos últimos anos permite-nos ter uma série de alternativas à nossa disposição, que excluem a necessidade de práticas cruéis e desnecessárias contra animais”, afirmou o designer italiano.

“A minha empresa dá agora um grande passo, que reflete a nossa crescente atenção para os problemas críticos do meio ambiente e dos animais”, acrescentou.

A medida entra em vigor já a partir da próxima coleção outono/inverno 2016/2017, que chega às lojas do hemisfério norte no segundo semestre de 2016 e que foi recentemente desfilada nas semanas da moda de Paris e Milão.

A decisão vai englobar todas as marcas do grupo italiano, ou seja, Giorgio Armani, Armani Privé e Emporio Armani.

A mudança é fruto da pressão por parte de organizações que lutam pelo direito dos animais, como People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), The Humane Sociaty of The United States (HSUS) e Fur Free Alliance.

P.J. Smith, um dos responsáveis pela HSUS defende que a organização tem como objetivo “alertar todos os estilistas que, em nome da liberdade criativa, fecham os olhos à crueldade por trás das peles”.

Espera-se agora que outras grandes marcas sigam o exemplo e optem também por abolir o uso de pele de animais nas suas roupas.

ZAP / EcoD

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tribunal de Contas arrasa modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …