/

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste “Billy the Kid” vai a leilão

(dr) Bonhams

A arma que “Billy the Kid”

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês.

William “Billy the Kid” Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um pistoleiro e ladrão de gado norte-americano que se tornou um dos homens mais procurados do Velho Oeste. No dia 14 de julho de 1881, e depois de andar fugido três meses, diz-se que o xerife Pat Garrett apanhou-o em Fort Sumner, no Novo México, e matou-o com um tiro.

O revólver que Garrett usou, tirado a um membro do gangue de “Billy the Kid” depois de ter sido detido, vai agora a leilão através da Bonhams, que estima que o objeto pode ir de dois a três milhões de euros, conta a NPR.

“Esteve várias vezes nas mãos do homem da lei e do fora-da-lei”, declarou ao mesmo órgão de comunicação Catherine Williamson, especialista sénior da casa de leilões londrina.

Ben Wittick / Wikimedia

“Billy the Kid”

Com apenas 21 anos, tornou-se um dos homens mais famosos daquela época, tendo a sua vida sido retratada depois na cultura popular norte-americana através de incontáveis canções, filmes e livros.

Williamson considera que a sua história é “uma das maiores histórias do bem contra o mal do Velho Oeste”.

“É uma espécie de personagem carismática e engraçada que as pessoas acabam por gostar – um vigarista que consegue passar por cima da lei. Este tipo de personagem é realmente atraente para as pessoas”, declarou ainda a especialista.

No dia 27 de agosto, Bonhams vai leiloar a arma em Los Angeles, nos Estados Unidos, sendo parte da coleção de armas do casal texano Jim e Theresa Earle. Williamson prevê que o revólver seja vendido a um ávido colecionador por mais de três milhões de euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.