Arguido da Operação Fénix recusa sair da prisão

opopododo / Flickr

Relvado atrás das grades de uma prisão.

Relvado atrás das grades de uma prisão.

Um dos arguidos da Operação Fénix, que implica a chamada “Máfia da noite” do Porto, recusou passar de prisão preventiva para domiciliária, com vigilância eletrónica, alegando falta de “apoio familiar”.

O arguido em causa, Nelson Matos, é o único acusado deste processo, que tem no centro a empresa de segurança SPDE, a manter-se a medida de coação mais gravosa.

O advogado do arguido, Paulo Sousa Alves, refere à Lusa que o seu cliente “recusou a substituição da medida de coação, por não ter apoio familiar“.

Nelson Matos, que trabalhava na SPDE, mantém-se deste modo detido no estabelecimento prisional de Custóias até ao final do julgamento, que está a decorrer no Tribunal de Guimarães.

Os restantes quatro arguidos que se encontravam em prisão preventiva – Eduardo Silva, Hélio Varela, Jorge Sousa e Telmo Rodrigues – já deixaram a prisão e encontram-se em regime de prisão domiciliária, com vigilância eletrónica.

A substituição da medida de coação de prisão preventiva por prisão domiciliária foi determinada pelo juiz do Tribunal de Guimarães que preside ao julgamento do caso, considerando que já não há perigo de perturbação do inquérito e que está “atenuado” o perigo de continuação da atividade criminosa.

A Operação Fénix centra-se na utilização ilegal de seguranças privados por parte da SPDE. Os funcionários da empresa fariam serviços de segurança pessoal sem que esta tivesse o devido alvará para o efeito.

São 54 os arguidos do caso, entre os quais o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e Antero Henrique, ex-vice presidente do clube, acusados, respetivamente, de sete crimes de exercício ilícito da atividade de segurança privada.

Em causa está o facto de, alegadamente, terem contratado ou beneficiado de segurança pessoal por parte da SPDE, mesmo sabendo que a empresa não poderia prestar este serviço – acusação que Pinto da Costa e Antero Henrique refutaram.

Outros arguidos respondem por crimes de associação criminosa, extorsão, coação, ofensa à integridade física qualificada, ofensas à integridade física agravadas pelo resultado morte, tráfico e mediação de armas, posse de arma proibida e favorecimento pessoal, além do crime de exercício ilícito da atividade de segurança privada.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …