Copa América. Argentina na final e Messi a provocar adversário

Joedson Alves / EPA

Brasil-Argentina: a final mais aguardada será mesmo o jogo decisivo da Copa América 2021. A meia-final com a Colômbia, com golo de Luis Díaz, só acabou no desempate por grandes penalidades, que teve diversos momentos de provocação.

A Argentina vai estar na final da Copa América. A Colômbia ficou pelo caminho ao ser derrotada nas grandes penalidades, depois de um empate a um golo na segunda meia-final, que se disputou nesta madrugada no Estádio Mané Garrincha.

Os argentinos foram eficazes: na primeira ocasião clara de golo, marcaram mesmo. Lionel Messi realizou mais uma assistência (cinco neste torneio e quatro golos) e Lautaro Martínez inaugurou o marcador. A Colômbia passou a mandar no jogo e acertou duas vezes no ferro no espaço de um minuto, através de Barrios e de Mina. Nico González podia ter feito o 2-0 depois mas Ospina defendeu.

A Colômbia quase repetia, no início da segunda parte, o que o adversário tinha feito no início do jogo: marcar na primeira oportunidade. Luis Díaz esteve perto mas, pouco depois, empatou mesmo, numa jogada rápida numa boa finalização. A Argentina continuou mais recuada mas, mesmo assim, Messi poderia ter fechado o resultado antes dos 90 minutos.

Sem direito a prolongamento, nas grandes penalidades o protagonista foi Emiliano Martínez. O guarda-redes argentino travou três grandes penalidades (Davinson Sánchez, Mina e Cardona) e colocou a Argentina na final.

Messi e Emiliano provocaram

Este desempate por grandes penalidades teve direito a provocações do lado argentino, sobretudo da parte do guarda-redes. Emiliano Martínez disse a Davinson Sánchez: “Desculpa lá, mas vou comer-te”. E defendeu.

Quando foi a vez de Yerry Mina, Emiliano comentou: “Estás nervoso. Não te dá para festejar, não? Vejo-te nevoso. Olha, a bola está um pouco mais à frente do que devia. Até te ris, por causa dos nervos”. Defendeu e festejou com gestos de cariz sexual.

Depois foi Borja. O guarda-redes da Argentina utilizou outras palavras, que não vamos citar aqui, e dessa vez foi repreendido pelo árbitro, que o avisou: “Com essas palavras, não”. Borja marcou e celebrou o golo praticamente na cara do adversário.

Chegou Edwin Cardona e a última grande penalidade. Emiliano ficou calado desta vez. E defendeu.

Durante este desempate, além do guarda-redes, Messi provocou um adversário, numa imagem rara. Yerry Mina falhou e, logo a seguir, enquanto o colombiano voltava para a linha do meio-campo, Messi gritou para Mina: “Baila agora, baila agora!”. O capitão referia-se à coreografia que Mina protagonizou, quando celebrou a vitória da Colômbia contra o Uruguai, no jogo anterior.

A Argentina vai disputar a final da Copa América pela quinta vez nas últimas sete edições – mas perdeu nas quatro anteriores. A Argentina não vence a Copa América desde 1993.

A final entre Brasil e Argentina está marcada para o próximo sábado, no Maracanã.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.