Argentina deu à luz em coma e acordou três meses depois

rutty / Flickr

-

A mulher, de nacionalidade argentina, sofreu uma grave lesão cerebral devido a um acidente de viação, quando estava grávida de seis meses. O feto sobreviveu e Santino nasceu na véspera de Natal. A mãe acordou no passado dia 8.

Segundo o El País, esta história com um final feliz começou no passado dia 1 de novembro, quando Amelia Bannan, grávida de seis meses, teve um estranho pressentimento.

“Não viajemos, se entrarmos nesse carro vamos capotar”, disse a polícia a uma colega horas antes de regressar ao local de trabalho. Os colegas lá a convenceram e foi então que, a meio do percurso, uma outra viatura bateu-lhes por trás, o condutor perdeu o controlo do carro e despistaram-se.

A argentina, que esta quarta-feira fez 34 anos, sofreu uma grave lesão cerebral e ficou inconsciente, mas o feto sobreviveu e, no hospital, desenvolveu-se normalmente.

No final de dezembro, Amelia abriu os olhos, moveu as mãos e, embora não fosse capaz de comunicar, começou a ter contrações. A equipa médica decidiu, na véspera de Natal, realizar uma cesariana de urgência. E Santino nasceu, com 1,890 quilos.

Porém, nos dias a seguir ao parto, os fracos sinais vitais da progenitora voltaram a apagar-se e a argentina regressou ao coma. “Era desesperante. Todos os dias falávamos com ela de coisas novas, do bebé que tinha nascido, mas não havia resposta”, explica o irmão César Bannan.

Foi então que um “segundo milagre” aconteceu. No passado dia 8 de abril, Amelia despertou do coma. “Estávamos na clínica com Norma, a minha outra irmã, e contávamos-lhe coisas e nunca tínhamos resposta, até que ouvi um ‘sim’. ‘Amelia, estás a ouvir?’, perguntei-lhe. E voltou a dizer que sim. Foi uma emoção, fiquei sem palavras”.

De acordo com o seu fisioterapeuta, Roberto Gisin, a paciente está a melhorar com rapidez. “Primeiro só dizia sim e não, agora já responde a perguntas”, explica. Se não houver contratempos, o médico acredita que poderá andar dentro de poucos meses, não esquecendo nunca que continua a ser uma “paciente de risco”.

Por sua vez, o bebé “está a crescer bem e não tem complicações em nada. É um guerreiro total”, conta o tio ao jornal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …