Antigas areias do Egipto revelam uma baleia com 41 milhões de anos

Mohamed Ouda / Wikimedia

Wadi El-Rayyan

A baleia pertence à espécie extinta Tutcetus rayanensis e é particularmente interessante devido ao seu tamanho pequeno.

Uma equipa de paleontólogos no Egipto descobriu os restos de uma espécie extinta de baleia, a Tutcetus rayanensis, que existiu há 41 milhões de anos. Esta descoberta oferece pistas valiosas sobre o período em que os antepassados das baleias estavam a fazer a transição da terra para o ambiente aquático.

Nomeada em homenagem ao renomado rei-menino egípcio Tutancámon e à Área Protegida de Wadi El-Rayan, onde o espécime foi desenterrado, esta nova espécie destacou-se pelo seu tamanho.

Com um comprimento de 2,5 metros e pesando cerca de 187 quilos, a Tutcetus é notavelmente a menor entre as basilosaurids, antigas baleias conhecidas por terem vivido exclusivamente na água, lembra a AFP.

Hesham Sallam, líder da equipa da Universidade Americana no Cairo, destacou a importância desta descoberta, que mostra “uma das primeiras fases da transição para um estilo de vida totalmente aquático”.

A Tutcetus tem também atributos semelhantes aos dos peixes, como um corpo aerodinâmico, cauda poderosa, barbatanas e uma nadadeira caudal. Curiosamente, também tinham vestígios de membros posteriores, que provavelmente não eram usados para caminhar, mas poderiam ter desempenhado um papel nos rituais de acasalamento.

Erik Seiffert, co-autor da Universidade do Sul da Califórnia, enfatizou a importância global dos sítios fósseis do Eoceno no Egito. Localizados no Deserto Ocidental, estes sítios têm sido fundamentais para nos darem informação sobre a evolução inicial das baleias e a sua mudança para uma vida totalmente submersa na água.

O Wadi al-Hitan, ou Vale das Baleias, em Fayoum Oasis, tem sido um tesouro para os paleontólogos. Reconhecido como Património Mundial da UNESCO, já nos rendeu centenas de fósseis de algumas das primeiras formas de baleias. Embora o Fayoum de hoje seja um oásis, durante a era do Eoceno (há entre 56 e 34 milhões de anos ), estava submerso sob um mar tropical.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.