//

Arcebispo de Atlanta pede desculpa por construir mansão de 1,6 milhões de euros

StevenV / Flickr

O arcebispo de Atlanta, Wilton Gregory

O arcebispo de Atlanta, Wilton Gregory

O arcebispo católico de Atlanta, Wilton Gregory, pediu esta terça-feira desculpas por construir uma mansão de 2,2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) com parte de uma doação, uma decisão que tem sido duramente criticada pelos paroquianos.

“Estou desapontado por, apesar de os meus assessores e eu podermos justificar este projecto a nível fiscal, logístico e prático, eu pessoalmente falhei em prever o custo em termos da minha própria integridade e credibilidade pastoral com os fiéis do Norte e Centro da Georgia”, disse o norte-americano Wilton Gregory, num artigo publicado na página de Internet da Arquidiocese.

A casa de 1952 metros quadrados foi construída com fundos doados por Joseph Mitchell, sobrinho de Margaret Mitchell, autora do aclamado romance “E tudo o Vento Levou”, num montante de 2,2 milhões de dólares (cerca de 1,6 milhões de euros, à taxa de câmbio atual).

Falecido em 2011, Joseph Mitchell deixou uma herança à Arquidiocese de Atlanta, Estados Unidos, de mais de 15 milhões de dólares (10,8 milhões de euros) para ser aplicada em obras de caridade e propósitos religiosos.

A decisão de utilizar estes fundos para construir uma mansão gerou críticas da parte dos católicos da região e que através do correio eletrónico, cartas e chamadas expressaram o seu descontentamento a Wilton Gregory por aquilo que consideram uma contradição com o apelo de austeridade do Papa Francisco.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.