A “Arca Perdida” com os Dez Mandamentos pode estar escondida na Etiópia

Art Gallery of New South Wales / Wikimedia

Josué atravessa o Rio Jordão com a Arca da Aliança, óleo de Benjamin West (1800)

Novas evidências apontam que a Arca da Aliança, o cofre coberto de ouro que se acredita que preserva Os Dez Mandamentos da Lei de Deus, estará escondida na Etiópia, “vigiada em permanência por um guardião”.

As novas provas foram anunciadas pelo BASE, Instituto de Pesquisa e Exploração em Arqueologia Bíblica , uma entidade privada fundada por um antigo polícia de investigação norte-americano, que se dedica à procura de vestígios arqueológicos que sustentem os relatos bíblicos.

A Bíblia refere que a Arca da Aliança, um cofre de madeira coberto de ouro, contém duas tábuas de pedra com os Dez Mandamentos que Deus entregou a Moisés no Monte Sinai, em Israel. E há muito que se especula onde é que estarão os vestígios deste objecto sagrado.

A Etiópia é um dos possíveis destinos apontados, tal como o Monte Nebo em Israel, o Egipto ou diferentes locais na Europa.

Mas agora “a equipa do BASE descobriu evidências convincentes de que a Arca pode muito bem ter sido levada até ao rio Nilo para um eventual local de descanso nas terras altas remotas da antiga Kush – a Etiópia dos dias modernos”, aponta a entidade numa nota no seu site.

Esta teoria aponta que a Arca terá sido levada do Templo do Monte em Jerusalém, durante o reinado de Manassés I, para uma colónia judaica na Ilha Elefantina no Egipto. Daí terá sido levada para o Lago Tana na Etiópia, na ilha de Tana Kirkos que é considerada sagrada e que só é habitada por monges cristãos.

A Arca terá depois sido transferida da ilha para Aksum, cidade no norte da Etiópia que é considerada Património Mundial pela UNESCO desde 1980, onde se encontrará guardada na Igreja de Nossa Senhora de Sião.

O BASE assegura que falou com “o Guardião da Arca” na Igreja de Aksum, salientando que este homem vive numa zona cercada, protegendo-a em permanência. Será o único que pode olhar para a Arca por se tratar de um objecto sagrado, e só abandonará o local quando morrer e for substituído por um novo guardião.

Apesar das alegações dos especialistas do BASE, não há imagens que o comprovem, nem sequer do “guardião da Arca”.

Mas o Instituto assegura que elementos da sua equipa falaram com “um padre de 105 anos” que esteve colocado na Igreja de Nossa Senhora de Sião e que afirma ter visto a Arca durante um período de transição, depois da morte do anterior “guardião”, descrevendo-a como “uma caixa dourada com dois anjos alados no topo”.

Apesar de destacar estas evidências, o BASE trata de notar que “não alega que encontrou a Arca da Aliança”, mas uma possível “candidata”.

“Concluímos que a Igreja de Nossa Senhora de Sião em Aksum, é o local de descanso de uma incrível réplica da Arca da Aliança bíblica, ou da verdadeira Arca da Aliança“, aponta o instituto.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Incrível, um tão ilustre investigador é um Zero em geografia e não sabe que o Sinai não é em Israel (apesar de ter sido durante uma temporada), mas sim no Egipto. Não é correcto dizer que Arca da Aliança tem as duas Tábuas de Moisés com o Dez Mandamentos, mas sim os cacos das Tábuas, pois Moisés partiu as ditas mal-disposto quando viu o forrobodó dos hebreus que perderam a paciência enquanto o Profeta esperavam da sua escalada ao Sinai, além disso tem também outras relíquias religiosas da época. A lenda que a Arca está na Etiópia é coisa antiga, criada pelos judeus etíopes, os Falashas, para manterem a sobrevivência da comunidade. Por fim toda a gente sabe que a Arca já foi encontrada. Indiana Jones encontrou a Arca, ou ninguém viu o filme 🙂

  2. Bom dia !!
    Eu acredito que absolutamente ninguem tem posse da arca da aliança juntamente com as tabuas das leis..
    Mas que esta guardada sobre os cuidados do proprio Deus..

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …