Árbitros portugueses estão disponíveis para aceitar novas tecnologias

Marcello Casal Jr. / ABr

-

O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Pereira, voltou a garantir que os árbitros estão disponíveis para aceitar a introdução de novas tecnologias.

“Da parte do Conselho de Arbitragem haverá sempre um parecer no sentido de que se aceite a utilização de novas tecnologias”, disse esta quarta-feira durante a conferência “Arbitragem e o Futuro”, organizada pela Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa.

Vítor Pereira garantiu que “os árbitros sabem que não podem competir com 20 câmaras“, mas lembrou que a utilização de novas tecnologias é uma decisão que depende de outras entidades, nomeadamente do Internacional Board, da FIFA e das federações nacionais.

O antigo árbitro internacional considera também “mais criticados do que os nossos árbitros já são não é possível”.

Profissionalização é essencial

Na conferência, organizada pelo curso técnico profissional de apoio à gestão desportiva, o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF sublinhou a importância da profissionalização dos árbitros, que em Portugal começou em novembro do ano passado.

“Estamos a falar de competições nas quais todos os outros intervenientes são profissionais. A profissionalização surge não como um fim, mas sim como um meio de termos melhores árbitros”, referiu.

O antigo árbitro internacional considerou que “o futuro de uma competição de elite passa por ter árbitros de elite” e defendeu a importância do papel dos árbitros profissionais na formação de novos juízes.

A conferência contou também com a participação do árbitro João Capela, que lamentou o facto de “a dimensão do erro que se criou em relação ao erro do árbitro não é a mesma que existe em relação ao erro do jogador ou do treinador”.

Vítor Pereira recusou comentar uma possível paragem dos campeonatos profissionais, analisada terça-feira, em protesto pelo “clima de hostilidade à classe e pela ineficácia das instâncias disciplinares”.

O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF reuniu terça-feira com os árbitros de primeira categoria convocados pelo presidente do Conselho de Arbitragem para debater a questão das pressões que têm sido exercidas sobre os árbitros nos últimos meses.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência “não está em cima da mesa” (e adia discussão sobre app obrigatória)

O primeiro-ministro António Costa, em entrevista à TVI esta segunda-feira, falou sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e da app Stayway Covid, da possibilidade de o país voltar ao estado de emergência e do …

Nove meses depois de ter chegado ao United, Bruno Fernandes vai ser capitão

O futebolista internacional português Bruno Fernandes foi escolhido pelo treinador do Manchester United para usar a braçadeira de capitão no encontro da primeira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting, que deixou os …

Preocupada com casos na Europa e América do Norte, OMS insiste na quebra de cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram esta segunda-feira na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e afirmaram-se preocupados com o aumento de casos na Europa e …

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas. O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas …

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …