Árbitros portugueses estão disponíveis para aceitar novas tecnologias

Marcello Casal Jr. / ABr

-

O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Pereira, voltou a garantir que os árbitros estão disponíveis para aceitar a introdução de novas tecnologias.

“Da parte do Conselho de Arbitragem haverá sempre um parecer no sentido de que se aceite a utilização de novas tecnologias”, disse esta quarta-feira durante a conferência “Arbitragem e o Futuro”, organizada pela Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa.

Vítor Pereira garantiu que “os árbitros sabem que não podem competir com 20 câmaras“, mas lembrou que a utilização de novas tecnologias é uma decisão que depende de outras entidades, nomeadamente do Internacional Board, da FIFA e das federações nacionais.

O antigo árbitro internacional considera também “mais criticados do que os nossos árbitros já são não é possível”.

Profissionalização é essencial

Na conferência, organizada pelo curso técnico profissional de apoio à gestão desportiva, o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF sublinhou a importância da profissionalização dos árbitros, que em Portugal começou em novembro do ano passado.

“Estamos a falar de competições nas quais todos os outros intervenientes são profissionais. A profissionalização surge não como um fim, mas sim como um meio de termos melhores árbitros”, referiu.

O antigo árbitro internacional considerou que “o futuro de uma competição de elite passa por ter árbitros de elite” e defendeu a importância do papel dos árbitros profissionais na formação de novos juízes.

A conferência contou também com a participação do árbitro João Capela, que lamentou o facto de “a dimensão do erro que se criou em relação ao erro do árbitro não é a mesma que existe em relação ao erro do jogador ou do treinador”.

Vítor Pereira recusou comentar uma possível paragem dos campeonatos profissionais, analisada terça-feira, em protesto pelo “clima de hostilidade à classe e pela ineficácia das instâncias disciplinares”.

O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF reuniu terça-feira com os árbitros de primeira categoria convocados pelo presidente do Conselho de Arbitragem para debater a questão das pressões que têm sido exercidas sobre os árbitros nos últimos meses.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …