REM: as aranhas sonham?

O conhecido “movimento rápido dos olhos” parece ter sido visto enquanto aranhas dormiam. Contorciam-se e as pernas enrolavam-se.

Para já, situar o leitor e a leitora que não conheçam a expressão REM. Em inglês, rapid eye movement. Ou seja, movimento rápido dos olhos.

É aquela fase em que estamos a dormir e, durante os sonhos mais “fortes”, mais intensos, os nossos olhos começam a mexer-se rapidamente. O resto do corpo está parado mas os olhos mexem-se.

Até a actividade cerebral dá a sensação de que já acordámos. Mas não; continuamos a dormir.

Mesmo entre os seres humanos, o REM é ainda um mistério por resolver, em muitos casos. O comportamento – ou algo semelhante – já foi verificado em quase todos os mamíferos e aves, bem como em alguns insectos e cefalópodes.

E parece que também as aranhas mostram sinais de movimentos rápidos dos olhos enquanto dormem à noite.

Daniela Roessler, ecologista comportamental na Universidade de Constança, na Alemanha, liderou um estudo – publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences – que aponta para esse sentido.

A equipa de investigação esteve a filmar aranhas enquanto elas dormiam e verificou que existem comportamentos semelhantes ao REM.

“Todas as pernas enrolavam-se no corpo e contorciam-se. Sempre que isso acontecia, nós víamos. Também detectámos movimentos oculares bastante significativos e muito óbvios”, contou Daniela na National Public Radio.

As aranhas não conseguem mover os seus olhos como os seres humanos movem mas as suas retinas em forma de tubo mexeram-se através dos seus corpos.

Ainda não é certo que as aranhas estavam “tecnicamente” a dormir mesmo, durante esses movimentos rápidos dos seus olhos. Novos testes estão a ser realizados. E também é cedo para confirmar que as aranhas sonham. Fica a questão.

Hoje vamos sonhar com isto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.