Aranhas conseguem ouvir as pessoas a falar e a caminhar (mesmo sem tímpanos)

d.westongreen / Flickr

As aranhas não têm tímpanos, mas conseguem ouvir sons a quase cinco metros de distância. A descoberta foi feita por uma equipa de investigadores, de forma acidental, graças a uma cadeira a ranger.

Era uma certeza para a comunidade científica que as aranhas não podiam ouvir, mas apenas sentir vibrações no ar a poucos centímetros de distância, porque estes animais não têm tímpanos.

Contudo, um novo estudo publicado na Current Biology revela que, afinal, as aranhas podem ouvir sons situados a quase cinco metros de distância.

Investigadores da Universidade Cornell, em Nova Iorque, nos EUA, estavam a fazer uma pesquisa em torno de uma espécie específica de aranha saltadora, a Phidippus audax, quando, de forma acidental, fizeram a descoberta.

Paul Shamble, o líder da investigação, conta ao site Phys.org que foi tudo graças a uma cadeira de laboratório que rangia.

A equipa estava a registar gravações neurológicas do cérebro de aranhas para estudar o seu sentido de visão quando repararam que os neurónios reagiam em resposta ao som da cadeira.

Esses mesmos neurónios reagiram a palmas batidas a quase 5 metros de distância.

As aranhas podem assim, ouvir as pessoas “a falar e a caminhar”, destaca o investigador Gil Menda, também envolvido na pesquisa, em declarações à revista New Scientist.

O “Sentido Aranha”

Os cientistas acreditam que as aranhas utilizam pêlos sensoriais nas pernas dianteiras para sentir as vibrações a moverem-se através do ar e “registar sons distantes”.

Estes pêlos estarão sintonizados em diferentes frequências, em cada aranha, e os investigadores acreditam que as suas capacidades de audição terão “evoluído para as ajudar a evitar predadores”, refere a New Scientist.

Nas experiências realizadas, detectou-se que a capacidade de audição da aranha saltadora é “mais sensível a frequências que lhes permitem ouvir as batidas de asa das suas inimigas, as vespas parasitas”.

“Nos filmes, o Homem Aranha tem este estranho “sentido aranha” que o ajuda a sentir o perigo – parece que o “sentido aranha” da vida real das aranhas pode ser ouvir“, conclui assim Gil Menda.

Os investigadores já encontraram capacidades semelhantes em pelo menos cinco espécies diferentes de aranhas. E como “todas as aranhas têm estes pêlos [nas pernas dianteiras], parece algo que muitas aranhas podem fazer”, destaca Menda na New Scientist.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cruz Vermelha estará a contratar enfermeiros por WhatsApp sem confirmar identidade nem validade da cédula

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estará a contratar enfermeiros através da rede social WhatsApp para reforçar as equipas de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o processo de vacinação contra a covid-19 no …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …