Ataque às refinarias. Arábia Saudita e EUA apontam o dedo ao Irão

Doug Mills / EPA

A Arábia Saudita e os Estados Unidos deixaram a entender que o Irão está por detrás do ataque de sábado que atingiu as principais instalações petrolíferas sauditas. O Governo de Teerão nega, apontando o dedo aos rebeldes Houthis.

Na primeira reação oficial ao ataque de drones que, no último sábado, atingiu as suas principais instalações petrolíferas, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita afirmou que “as ameaças iranianas não atingem apenas o reino saudita, mas o Médio Oriente e o mundo”.

Apesar de reivindicado pelos rebeldes Houthis, que lutam contra a coligação internacional liderada pela Arábia Saudita no Iémen e que já prometeram lançar novos, o Governo de Riade deixou a entender que o Irão estará por detrás disto e alertou para o efeito da estratégia de Teerão, considerando que a ameaça terrorista ainda não terminou.

A coligação militar, que intervém desde 2015 no país vizinho, também afirmou que as armas utilizadas no ataque foram fabricadas no Irão.

Para averiguar a origem exata do ataque, a Arábia Saudita anunciou que vai convidar especialistas internacionais e da ONU para que participem nas investigações. “O reino tomará todas as medidas apropriadas à luz dos resultados dessas investigações”, explicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita.

Em declarações aos jornalistas na Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos explicou, por sua vez, que os EUA estão a analisar as opções de retaliação ao ataque, mas que apenas tomará uma decisão quando houver “provas definitivas”.

Donald Trump afirmou que não pretende entrar em guerra com o Irão, mas repetiu que os EUA estão “preparados” para qualquer cenário, nomeadamente para uma resposta militar aos ataques contra os interesses da Arábia Saudita.

No mesmo dia, o seu homólogo iraniano, Hassan Rouhani, continuou a negar o envolvimento neste incidente, declarando acreditar que possa ter tido origem nos Houthis.

“O problema tem raiz na invasão do Iémen. O Iémen é alvo de bombardeamentos diários e o povo é obrigado a responder. Eles estão apenas a defender-se”, afirmou o Presidente do Irão, que se encontra reunido em Ancara, na Turquia, com os homólogos turco e russo.

Vladimir Putin também reagiu ao ataque, propondo à Arábia Saudita que adquira um sistema de mísseis antiaéreos russos para defender o seu território. “Estamos prontos a ajudar a Arábia Saudita para que possa proteger o seu território. Poderemos fazê-lo da mesma forma que já foi concretizada pelo Irão, que comprou os sistemas de mísseis russos S-300, e da mesma forma feita pela Turquia, ao comprar os sistemas de mísseis russos S-400″.

O ataque de sábado contra a fábrica de Abqaiq e a jazida de Khurais provocou uma queda para metade da produção saudita (5,7 milhões de barris por dia, cerca de 6% do fornecimento mundial) e fez com que o preço do petróleo disparasse.

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em novembro, abriu esta terça-feira no mercado de futuros de Londres, a descer 0,53%, depois da forte subida registada na segunda-feira (subiu 14,59%, para 69,02 dólares).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. é aumentar já os combustíveis.
    quando é para descer só passado um mes da descida do barril é que descem o preço final. quando o preço do barril sobe é logo na semana a seguir que aumentam o preço da gasolina.
    Depois vêm com a historia de que o barril que é comprado hoje só será vendido transformado um mes depois mas isto só para as descidas.
    Todos aceitam isto porque todos eles ganham, as refinarias aumentam os lucros e o estado recebe mais imposto.

  2. uau, que surpresa os USofA e a máfia da ASaudita culparem o Irão….

    não faço ideia quem sejam os culpados mas apostaria mais que foi algo feito pelos serviços secretos dos dois países mafiosos com a cumplicidade de Israel que o Irão….

    estão mortinhos por mais uma guerra como já estão em poucas!

    qto aos preços dos combustiveis, mesmo com esta pseudo-subida ainda deveriam estar por cá abaixo do 1€/L não fosse a máfia cá do burgo e os impostos.

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …