/

Arábia Saudita gastou 1,5 mil milhões de dólares com patrocínios desportivos para limpar imagem, aponta relatório

1

USDoD / Wikimedia

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

Um novo relatório indica que a Arábia Saudita gastou, pelo menos, 1,5 mil milhões de dólares em eventos desportivos internacionais de alto nível numa tentativa de reforçar a sua reputação.

Um relatório da organização de direitos humanos Grant Liberty, citado pelo The Guardian, avança que a Arábia Saudita investiu, pelo menos, 1,5 mil milhões de dólares em eventos desportivos internacionais para reforçar a sua reputação.

O documento, que será divulgado na próxima semana, centra-se na prática de sportswashing, ou seja, o patrocínio de competições desportivas internacionais para promover a imagem da nação no exterior e, desta forma, tentar limpar danos reputacionais.

A estratégia da nação rica em petróleo incluiu 15 milhões de dólares para um torneio de golfe; o apoio de 650 milhões de dólares à Fórmula 1 durante 10 anos; um contrato de 145 milhões de dólares com a Federação Espanhola de Futebol; 33 milhões para um torneio de snooker; e 100 milhões de dólares para uma prova de boxe.

Além desta estratégia, a Arábia Saudita tem também usado figuras conhecidas em todo o mundo para se promover. O jornal britânico escreve ainda que o país ofereceu a Cristiano Ronaldo um contrato publicitário de 6 milhões de dólares, que o futebolista português recusou.

“A Arábia Saudita está a tentar usar a boa reputação das estrelas do desporto mais amadas do mundo para obscurecer um histórico de direitos humanos de brutalidade, tortura e assassinato”, disse Lucy Rae, da Grant Liberty.

“As maiores estrelas do desporto mundial podem não ter pedido para fazer parte de um plano de marketing cínico para distrair o mundo da brutalidade – mas é isso que está a acontecer”, acrescentou.

O porta-voz da Embaixada da Arábia Saudita, em Washington, foi confrontado pelo The Guardian com as acusações de sportswashing, sublinhando que o programa Vision 2030 definiu a promoção da indústria desportiva como um dos seus objetivos.

“Isso não só criará emprego para milhares de sauditas, como também melhorará a qualidade de vida de todos no reino”, afirmou.

“O reino orgulha-se de acolher e apoiar vários eventos desportivos que não só introduzem os sauditas a novos desportos e atletas mundialmente conhecidos como também promovem os feitos do reino e a natureza hospitaleira do seu povo no mundo”, acrescentou.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Para TENTAR limpar limpar a imagem… este ano, estes loucos medievais das arábias até uma prova de Formula 1 vão ter… daqui a pouco as provas são todas lá (Bahrain, Emirados, Arábia Saudita) – tudo ditaduras opressoras com leis da Idade Média!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.