Aprovadas alterações à lei da Rádio e da Televisão e estatutos da RTP

SXC

-

O Parlamento aprovou hoje as alterações à Lei da Rádio e da Televisão e os novos estatutos da RTP com os votos da maioria PSD/CDS-PP, contra toda a oposição.

A aprovação dos diplomas da Lei da Rádio e da Televisão e dos novos estatutos da RTP são o primeiro passo para que o novo contrato de concessão de serviço público avance.

No caso da Rádio, o objetivo é harmonizar com a Televisão o prazo de vigência no contrato de concessão de serviço público, passando agora por um contrato único.

“A concessão do serviço público de rádio é atribuída à Rádio e Televisão de Portugal, S.A., por períodos de 16 anos, nos termos de contrato a celebrar entre o Estado e a concessionária”, refere a proposta.

Novos estatutos da RTP

A proposta dos novos estatutos da RTP que foi hoje aprovada na generalidade prevê a criação de um novo órgão social, denominado de Conselho Geral Independente (CGI).

“Trata-se de um órgão genuinamente independente, cuja criação procura contribuir quer para uma cabal eliminação do risco, ou da perceção do risco, de interferência do poder político na atuação da RTP, que afeta negativamente a credibilidade e imagem do serviço público perante os portugueses, quer para uma gestão mais eficaz e eficiente da sociedade”, refere a proposta de Lei n.º 195/XII sobre os motivos da mesma.

O CGI terá a função de definir as linhas orientadoras da empresa para o cumprimento das obrigações do serviço público, nomeando o Conselho de Administração e respetivo projeto estratégico da RTP, bem como supervisionar a sua prossecução em substituição da tutela.

O CGI será composto por seis elementos – um presidente e cinco vogais – escolhidos entre “personalidades de reconhecido mérito, com experiência profissional relevante e indiscutível credibilidade e idoneidade pessoal”.

Dois dos membros são indicados pelo Governo, dois pelo Conselho de Opinião da RTP e os restantes serão cooptados pelos quatro anteriores.

A proposta dos novos estatutos da RTP acontece depois da empresa ter deixado de receber indemnização compensatória, passando a contar com a taxa de contribuição audiovisual.

Os deputados aprovaram também por unanimidade o projeto de lei proposto pelo PCP que prevê que seja designado um membro do Conselho das Comunidades Portuguesas para o Conselho de Opinião da RTP.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-presidente de Santa Comba Dão alega Alzheimer para faltar a julgamento

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão alegou sofrer de Alzheimer para faltar ao julgamento, esta segunda-feira, em que está acusado dos crimes de prevaricação de titular de cargo público e fraude na obtenção …

Alemães e ingleses recolheram pistas em Portugal para tentar chegar ao corpo de Maddie

Elementos das polícias alemã e inglesas estiveram no nosso país, no final de Setembro, para uma reunião com investigadores portugueses com o intuito de recolher dados sobre Christian Brueckner que é suspeito de ter raptado …

“Retificações especiais e centralizadas”. China quer acabar com "caos" na Internet

A Administração do Ciberespaço da China exigiu esta terça-feira aos fornecedores de serviços móveis do país que executem uma série de “retificações especiais e centralizadas”, face a “preocupações sociais” perante o “caos” na Internet. As oito …

Football Leaks. Advogado admite que podia ter emails relacionados com o Luanda Leaks

O advogado e ex-sócio da PLMJ João Magalhães Ramalho admite que pudesse ter documentos relacionados com o Luanda Leaks e com Isabel dos Santos na sua conta de email, que alegadamente foi pirateada por Rui …

Portugal regista mais 3.299 casos e 28 mortes por covid-19

Portugal contabiliza hoje mais 28 mortes e 3.299 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, Portugal conta com mais 3.299 …

Argentina levanta restrições na capital. Rússia regista recorde de mortes diárias e aumenta contenção

A Argentina prorrogou esta semana as medidas para combater a pandemia de covid-19 nas zonas mais afetadas do país, ao mesmo tempo que prossegue a reabertura na capital, onde os casos têm vindo a diminuir. Desde …

Maioria dos portugueses defende Orçamento viabilizado à esquerda (e rejeita demissão do Governo)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF revela que a maioria dos portugueses - cerca de 60% - defende que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) seja viabilizado com …

Ministro Manuel Heitor já não está infetado com covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já não está infetado com covid-19, depois de ter recebido, esta segunda-feira, um teste com resultado negativo. De acordo com o semanário Expresso, Manuel Heitor recebeu, ao final …

"Só aumentariam as insuficiências". Médicos respondem a carta aberta da Ordem que pede uso dos privados

Um grupo de médicos respondeu à carta aberta assinada pelo atual bastonário da Ordem dos Médicos e quatro ex-bastonários, que defendem uma maior utilização dos serviços de saúde privados para responder à situação gerada pela …

Ensaio clínico de tratamento com anticorpos cancelado por ineficácia

As autoridades norte-americanas decidiriam cancelar um ensaio clínico de um tratamento experimental com anticorpos que estava a ser administrado a doentes hospitalizados com covid-19, justificando que o medicamente não se revelou eficaz na recuperação dos …