Apresentador usa o mesmo fato durante 1 ano e ninguém repara

Alpha / Flickr

-

Para denunciar o que chamou de sexismo na televisão, um apresentador australianos usou o mesmo fato azul durante um ano – sem que ninguém reparasse.

Karl Stefanovic contou que usou a peça ininterruptamente durante um ano, em solidariedade para com as colegas de trabalho.

“Ninguém reparou”, afirmou. “Mas quando as mulheres usam uma cor errada são logo criticadas. Se uma mulher diz alguma coisa errada, há logo milhares de tweets sobre o erro”.

Stefanovic é apresentador do Today, programa que passa de manhã no Channel 9 na Austrália.

O pivot, de 40 anos, metade dos quais dedicados à TV, é um rosto conhecido no país, tendo já participado em diversos programas de celebridades.

Em entrevista ao jornal The Age, Stefanovic afirmou que a sua colega com quem apresenta o programa, a jornalista Lisa Wilkinson, recebe regularmente mensagens de telespectadores e comentários na imprensa sobre as roupas que escolhe para usar à frente das câmaras.

“As mulheres são julgadas de forma muito mais severa e profunda pelo que fazem, pelo que dizem e pelo que vestem”, diz à BBC o apresentador.

TheTodayShow/Twitter/BBC

-

“Usei o mesmo fato em frente às câmeras durante um ano – salvo em alguns raros momentos”.

“Sou julgado pelas minhas entrevistas, pelo meu sentido de humor – ou seja, pela maneira como  desempenho as minhas funções, basicamente. Enquanto isso, as mulheres são normalmente julgadas pelo que vestem ou pela forma como pentearam o cabelo.”

Stefanovic contou que começou esta experiência por usar o fato em dois dias consecutivos. Como não obteve qualquer reacção dos telespectadores ou da imprensa, decidiu continuar a usar a mesma peça ininterruptamente.

Os dias deram lugar a meses e ao fim de um ano ainda ninguém tinha reparado que o apresentador não trocava de roupa.

“Só a Lisa e a Sylvia, que são a apresentadora e a produtora do programa, sabiam da história do fato. Bastantes vezes elas me disseram que eu já cheirava mal”, brincou Stefanovic.

“Espero poder pelo menos lavar o meu fato no fim do ano.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …