Aprender “baleiês” pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios.

Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios riscos ao cruzarem-se a rota de navios. As baleias podem embater contra as embarcações, um choque destrutivo tanto para os animais, quanto para os navios.

Com esse problema em mente, uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, encontrou uma solução inusitada: aprender “baleiês”. O artigo científico foi publicado no dia 1 de outubro na Current Biology.

De acordo com o Futurism, pouco antes do início da migração anual para o sul – do nordeste do Oceano Pacífico para a costa da América Central durante o outono do hemisfério norte -, há uma mudança no canto dos animais.

As baleias cantam durante a noite, mas mudam para um “canto diurno” pouco antes da sua migração começar. Os investigadores defendem que entender essa alteração pode fazer com que seja possível alertar os navios e evitar choques.

“Há um sinal quase em tempo real do que estes animais estão a fazer num habitat que é historicamente muito difícil de observar”, disse William Oestreich, biólogo da universidade norte-americana.Ter um aviso prévio seria uma boa forma de evitar colisões e proteger as baleias e os navios.

“Esta poderia ser uma forma viável de gerir dinamicamente os habitats e as rotas de navegação de uma forma que permita a continuidade das viagens e a segurança das populações de baleias”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não fui eu que o fiz". Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD …

Juízes indeferem requerimentos da Doyen contra defesa de Rui Pinto

O coletivo de juízes do processo Football Leaks indeferiu os requerimentos apresentados hoje pelos advogados da Doyen para travar a linha de inquirição da defesa de Rui Pinto, alegando estar em causa um "escrutínio" dos …

Do gesto altruísta à "bomba" que deixaria Scholes orgulhoso. Bruno Fernandes brilha na Champions

Bruno Fernandes esteve em destaque ao serviço do Manchester United em noite de Liga dos Campeões. O português marcou um golaço e teve oportunidade de fazer o hat-trick, mas ofereceu o penálti. Num grupo H ainda …

Sucessivos adiamentos e conversas de backstage entre PS e PCP. As medidas encalhadas vão hoje à prova de fogo

As negociações entre PS e PCP continuam, mesmo enquanto decorrem as votações do Orçamento do Estado para 2021. Os ex-parceiros de geringonça estão a adiar sistematicamente a votação de algumas propostas desde sexta-feira - mas …

Inspeção atrasa viagem do FC Porto para Marselha. FC Porto culpa o Estado

Uma inspeção da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) na zona VIP do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, atrasou em uma hora a viagem da equipa do FC Porto para Marselha, onde vai jogar …

É impossível criar mais 400 camas de cuidados intensivos em poucos meses

O presidente do Colégio de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos alerta que é impossível criar mais 400 camas de cuidados intensivos até 31 de março. O Parlamento aprovou duas propostas para criar mais 400 camas …

De Wuhan a Santa Maria da Feira. Crise não abala a Louis Vuitton que reforça aposta no "made in Portugal"

A marca de luxo Louis Vuitton reforçou o seu investimento em Portugal, com a abertura de mais uma fábrica para a produção de componentes de sapatos em Santa Maria da Feira. A empresa mantém a …

Piqué deve parar entre quatro a cinco meses. Koeman revelou extensão da lesão a treinador adversário

Gerard Piqué deverá ficar afastado dos relvados durante quatro a cinco meses, depois de ter sofrido uma entorse de grau 3 no ligamento lateral interno do joelho direito e uma rotura parcial do ligamento cruzado …

Alívios para famílias e PME no terceiro dia da especialidade. Hoje votam-se os pesos pesados do OE2021

No terceiro dia de votações foram aprovados alguns alívios fiscais no IVA e nas deduções do IRS para as famílias. Já as PME vão poder suspender pagamentos por conta.  De acordo com as contas feitas pela …

Arqueólogo terá encontrado a casa onde viveu Jesus em Nazaré

O arqueólogo britânico Ken Dark afirma ter localizado na cidade de Nazaré, a norte de Israel, a suposta casa onde Jesus passou a sua infância e juventude com os seus pais, Maria e José. De acordo …