Serviços Secretos ucranianos apreendem remessa de bebida alcoólica de Chernobyl

Os Serviços Secretos ucranianos apreenderam 1.500 garrafas de uma bebida alcoólica produzida com maçãs colhidas perto da central nuclear de Chernobyl.

ATOMIK Chernobyl Spirits é uma bebida espirituosa feita com ingredientes de dentro da zona de exclusão de Chernobyl, ao redor do local onde aconteceu o desastre nuclear em 1986. A bebida é feita com maçãs colhidas perto da central nuclear.

A sua primeira remessa de 1.500 garrafas foi recentemente apreendida pelos Serviços Secretos ucranianos. O carregamento seguia para o Reino Unido, escreve a IFLScience. A empresa foi fundada por Jim Smith, um cientista ambiental britânico que estuda o acidente de Chernobyl desde 1990.



Num comunicado de imprensa divulgado no seu site, a empresa explica que o carregamento foi intercetado pelas autoridades após deixar uma destilaria no norte da Ucrânia.

“Parece que eles nos estão a acusar de usar selos fiscais ucranianos falsos, mas isso não faz sentido, uma vez que as garrafas são para o mercado do Reino Unido e estão claramente rotuladas com selos fiscais válidos do Reino Unido”, lê-se no comunicado citado pela Vice.

Elina Smirnova, a advogada que representa a empresa na Ucrânia, diz que “as ações das autoridades ucranianas estão a prejudicar a reputação da Ucrânia como um país aberto para fazer negócios”.

A empresa de Smith pretende mostrar que muitas áreas que se acredita ainda estarem contaminadas pelo desastre nuclear de 1986 podem de facto ser usadas para cultivar produtos consumíveis seguros. 

“Em muitas áreas, a terra agora poderia ser usada para produzir colheitas seguras para consumo”, lê-se num comunicado no site da Atomik. “Usamos a destilação para reduzir ainda mais a radioatividade no grão para fazer um produto de Chernobyl que esperamos que as pessoas queiram consumir”.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …