Apple pede desculpa por tornar os iPhones mais lentos

Depois de confirmar que reduz o desempenho dos iPhones mais lentos, a Apple emitiu um comunicado a pedir desculpa aos utilizadores por não os ter informado.

Esta quinta-feira, a Apple pediu desculpa por ter diminuído a velocidade dos iPhones mais antigos. A empresa garante, num comunicado publicado no seu site, que vai proceder a uma série de mudanças e “reconhecer a lealdade dos clientes e para reconquistar a confiança de todos aqueles que possam ter duvidado das suas intenções”.

Na semana passada, a empresa reconheceu que reduz o desempenho dos telemóveis mais antigos quando se atualiza o software, para prolongar a bateria e evitar o colapso.

O comunicado da empresa é dividido em quatro pontos: um quanto à explicação sobre como as baterias envelhecem, uma explicação sobre o porquê de inserirem a funcionalidade para prevenir que o iPhone se desligue inesperadamente, o conhecimento de críticas dos consumidores e o último dedicado à “reação às preocupações dos clientes”.

Neste último ponto, a Apple afirma que irá reduzir em 50 dólares (42 euros) o preço de substituição das baterias dos smartphones fora da garantia. No final de janeiro, o preço passará de 79 dólares, (cerca de 66 euros), para 29 dólares ( aproximadamente 25 euros) – para os modelos iPhone 6 e seguinte.

O Observador contactou a empresa sobre se os utilizadores de iPhones comprados em Portugal poderão usufruir do mesmo desconto mas, até ao momento, não foi obtida resposta.

É, também, prometida uma alteração no software, que será lançada no início do próximo ano. O objetivo é permitir que o sistema informe quando a bateria já não tem capacidade para fazer com que os telemóveis funcionem a 100%.

A empresa foi alvo de pelos menos oito processos judiciais nos Estados Unidos, baseados na ideia de que a empresa defraudou os clientes ao reduzir a velocidade dos aparelhos sem aviso prévio. Em França, a obsolescência programada é ilegal, pelo que também enfrenta queixas no país europeu.

No comunicado, a Apple diz nunca ter feito nada intencionalmente para reduzir o tempo de vida dos iPhones. “Sabemos que alguns de vós sentem-se desiludidos. Pedimos desculpa”, lê-se na nota.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …

Morreu Júlio Pomar

O pintor e artista plástico português Júlio Pomar faleceu esta terça-feira, no Hospital da Luz, em Lisboa. Tinha 92 anos. O artista plástico português faleceu esta terça-feira, aos 92 anos, em Lisboa. O pintor modernista é …

Jovem britânico em fuga responde à polícia no Facebook (e é detido)

A polícia de West Yorkshire, no Reino Unido, fez um apelo no Facebook a pedir informações sobre o paradeiro de um jovem. O próprio desaparecido respondeu ao apelo e foi detido. No texto publicado na rede …

Casa de 600 mil euros pode custar liderança do Podemos a Pablo Iglesias

O líder do Podemos e a companheira, porta-voz do partido, poderão renunciar aos seus cargos de deputados devido à polémica compra de uma vivenda de 600 mil euros. Segundo o Diário de Notícias, o líder do …

Sim, há igrejas para ateus. E são cada vez mais

O declínio constante da religião no mundo ocidental está atualmente a rever-se no crescimento das chamadas igrejas ateístas. De acordo com o Pew Research Center, os "religiosamente não filiados" são agora o segundo maior grupo religioso …

Mais de 80% dos doentes sem acesso a cuidados paliativos

Entre 69 a 82% dos doentes que morrem em Portugal necessitam de cuidados paliativos, mas mais de 80% não os têm porque as respostas são insuficientes. Os maiores hospitais do país, incluindo o Instituto Português de …

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 16 mortos e 38 feridos

Pelo menos 16 pessoas morreram e 38 ficaram feridas, na explosão de uma camioneta armadilhada em Kandahar, sul do Afeganistão, no momento em que agentes da polícia tentavam desarmadilhá-la, anunciaram as autoridades. "Os últimos números disponíveis …

Giuseppe Conte: um desconhecido sem experiência política para dirigir o Governo italiano

Giuseppe Conte é o nome proposto ao presidente pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas. O Presidente italiano, Sergio Mattarella, terá a última palavra em relação à escolha do primeiro-ministro. Giuseppe Conte. É este o nome …

Detidos por álcool e droga vão ser enviados para consultas médicas

Quem conduzir sob o efeito de álcool ou de estupefacientes vai ser encaminhado para consultas médicas em vez de ser punido com penas de prisão ao fim de semana ou trabalho comunitário. Retirar pessoas das cadeias …

Há 20 anos, com muito "cagaço", vulcões e o Gil, a Expo98 mudou Lisboa (e o país)

Foi há 20 anos que a Expo 98, inaugurada a 22 de Maio de 1998, transfigurou a zona oriental de Lisboa, mas também mudou a face do país, naquele que foi o primeiro grande evento …