Apple confirma: iPhones ficam mais lentos de propósito

A Apple confirmou, esta quarta-feira, a suspeita de muitos clientes da marca: os modelos de iPhone mais antigos começam a ficar mais lentos intencionalmente.

Segundo a BBC, há muito que alguns utilizadores acusavam a Apple de usar esta estratégia, para levar as pessoas a trocarem de telemóvel, mas a empresa garantiu que isso acontecia devido à deterioração da bateria com o tempo. O objetivo seria prevenir que o telefone desligasse sozinho e “prolongar a vida útil” do aparelho.

No entanto, esta prática acabou por ser confirmada depois de um cliente partilhar no Reddit resultados de testes de performance do seu iPhone 6S, no qual dizia que o smartphone tinha ficado mais lento à medida que envelhecia e, de repente, melhorou com a substituição da bateria.

Foi então que o site Geekbench decidiu analisar vários modelos com diferentes versões do sistema iOS e descobriu que alguns pareciam ter ficado mais lentos de propósito.

A Apple confirmou ter feito mudanças através de atualizações do sistema operativo para lidar com a deterioração da bateria e “oferecer a melhor experiência de performance aos seus consumidores”.

Mudanças no sistema operativo

Com o tempo, afirma a empresa, a bateria perde a capacidade de fornecer energia para que o aparelho funcione na sua capacidade máxima nos momentos de pico de utilização.

Algo que pode acontecer em condições de frio extremo, quando estão com pouca bateria ou à medida que vão ficando mais velhos, fazendo com que o telemóvel desligue sozinho para impedir que isso danifique os seus componentes.

A empresa disse ter fornecido no ano passado, com uma atualização do iOS, um recurso para iPhone 6, iPhone 6S e iPhone SE para resolver este problema. Na prática, limita a performance do smartphone, reduz a procura por energia nos picos de uso e impede que o telefone se apague de repente.

“Agora, fizemos o mesmo para o iPhone 7 com iOS 11.2 e planeamos dar suporte para outros produtos no futuro”.

A Apple devia ter contado isto mais cedo?

“Escolher implementar esta mudança sem avisar, parece ser algo mais nefasto do que realmente é. Isto não inspira confiança“, escreveu o blogger Nick Heer. “A Apple é boa em lidar com as expectativas mas, desta vez, estragou tudo. E sem necessidade”.

Na visão de John Poole, do Geeckbench, “isto faz os clientes pensarem ‘o meu telefone está lento, tenho de trocá-lo’, e não ‘o meu telefone está lento, tenho de trocar a bateria'”.

“Entendo os motivos da empresa, mas deviam ser mais transparentes“, disse o consultor de tecnologia Chris Green, da empresa Bright Bee.

Está a limitar a performance pela qual alguém pagou. Se vai tornar o telefone mais lento com o tempo, deveria dizer que é para mitigar o problema da deterioração da bateria, para que as pessoas entendam que, no final das contas, isso é benéfico para elas”.

Na realidade, a decisão é ainda menos nefasta do que parece. A limitação que a Apple colocou na velocidade dos iPhones mais antigos entra em acção quando alguma app provoca um pico súbito de necessidade de energia, a que as baterias mais velhas, não conseguindo responder, reagem desligando o aparelho – com risco de danos no mesmo.

Acontece que o uso normal dos iPhones não provoca esses picos de necessidade de energia – algo que acontece, na realidade, precisamente quando se fazem os testes de esforço habitualmente usados nos benchmarks de… testes de velocidade.

ZAP // BBC

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Pelo menos o Android é maioritariamente open source (sobretudo a parte nuclear o sistema operativo) e podemos ver o que lá se passa. No iOS só a Apple sabe o que lá se passa.

  1. Se eu fosse um “pseudo-intelectualoide-de-merda-com-óculos-de-nerd,-cara-de-parvo,-fã-de-trazer-por-casa-da-apple” queimava tudo o que tivesse desta marca da treta e ia pedir o dinheiro de volta. Como não sou… vou assistir ao rebentamento da bateria do meu samsung e já volto

      • É um pouco como o teu discernimento. Não é de primeira liga. É apenas de uma divisão inferior… de trazer por casa… não é de mostrar lá fora…

  2. por essas e por outras ,ainda utilizo um de teclas,e a unica funçao que sinto falta ,a fotografia,pois so tem 5 mp sem autofucos,dura 5 dias ( uso normal ) nao tem actualizaçoes ,uma tecnologia dita ultrapassada mas de confiança,para internet tenho o portatil,alias isto de estar sempre ligado a internet tem alguns contras,como as pessoas perdem imenso tempo a ver a vida dos outros e nem vivem a delas

RESPONDER

Linha de Fundo: Benfica reforça liderança, mais recados de Conceição, um jardim de infância especial e João “rosa” Almeida

Era uma vez um Clássico... Deu empate o primeiro clássico da época 2020/21. Em Alvalade, Sporting e FC Porto igualaram-se a duas bolas, num jogo que valeu pelas mudanças de resultado, mas que nem sempre foi …

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …