Apple confirma: iPhones ficam mais lentos de propósito

A Apple confirmou, esta quarta-feira, a suspeita de muitos clientes da marca: os modelos de iPhone mais antigos começam a ficar mais lentos intencionalmente.

Segundo a BBC, há muito que alguns utilizadores acusavam a Apple de usar esta estratégia, para levar as pessoas a trocarem de telemóvel, mas a empresa garantiu que isso acontecia devido à deterioração da bateria com o tempo. O objetivo seria prevenir que o telefone desligasse sozinho e “prolongar a vida útil” do aparelho.

No entanto, esta prática acabou por ser confirmada depois de um cliente partilhar no Reddit resultados de testes de performance do seu iPhone 6S, no qual dizia que o smartphone tinha ficado mais lento à medida que envelhecia e, de repente, melhorou com a substituição da bateria.

Foi então que o site Geekbench decidiu analisar vários modelos com diferentes versões do sistema iOS e descobriu que alguns pareciam ter ficado mais lentos de propósito.

A Apple confirmou ter feito mudanças através de atualizações do sistema operativo para lidar com a deterioração da bateria e “oferecer a melhor experiência de performance aos seus consumidores”.

Mudanças no sistema operativo

Com o tempo, afirma a empresa, a bateria perde a capacidade de fornecer energia para que o aparelho funcione na sua capacidade máxima nos momentos de pico de utilização.

Algo que pode acontecer em condições de frio extremo, quando estão com pouca bateria ou à medida que vão ficando mais velhos, fazendo com que o telemóvel desligue sozinho para impedir que isso danifique os seus componentes.

A empresa disse ter fornecido no ano passado, com uma atualização do iOS, um recurso para iPhone 6, iPhone 6S e iPhone SE para resolver este problema. Na prática, limita a performance do smartphone, reduz a procura por energia nos picos de uso e impede que o telefone se apague de repente.

“Agora, fizemos o mesmo para o iPhone 7 com iOS 11.2 e planeamos dar suporte para outros produtos no futuro”.

A Apple devia ter contado isto mais cedo?

“Escolher implementar esta mudança sem avisar, parece ser algo mais nefasto do que realmente é. Isto não inspira confiança“, escreveu o blogger Nick Heer. “A Apple é boa em lidar com as expectativas mas, desta vez, estragou tudo. E sem necessidade”.

Na visão de John Poole, do Geeckbench, “isto faz os clientes pensarem ‘o meu telefone está lento, tenho de trocá-lo’, e não ‘o meu telefone está lento, tenho de trocar a bateria'”.

“Entendo os motivos da empresa, mas deviam ser mais transparentes“, disse o consultor de tecnologia Chris Green, da empresa Bright Bee.

Está a limitar a performance pela qual alguém pagou. Se vai tornar o telefone mais lento com o tempo, deveria dizer que é para mitigar o problema da deterioração da bateria, para que as pessoas entendam que, no final das contas, isso é benéfico para elas”.

Na realidade, a decisão é ainda menos nefasta do que parece. A limitação que a Apple colocou na velocidade dos iPhones mais antigos entra em acção quando alguma app provoca um pico súbito de necessidade de energia, a que as baterias mais velhas, não conseguindo responder, reagem desligando o aparelho – com risco de danos no mesmo.

Acontece que o uso normal dos iPhones não provoca esses picos de necessidade de energia – algo que acontece, na realidade, precisamente quando se fazem os testes de esforço habitualmente usados nos benchmarks de… testes de velocidade.

ZAP // BBC

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Pelo menos o Android é maioritariamente open source (sobretudo a parte nuclear o sistema operativo) e podemos ver o que lá se passa. No iOS só a Apple sabe o que lá se passa.

  1. Se eu fosse um “pseudo-intelectualoide-de-merda-com-óculos-de-nerd,-cara-de-parvo,-fã-de-trazer-por-casa-da-apple” queimava tudo o que tivesse desta marca da treta e ia pedir o dinheiro de volta. Como não sou… vou assistir ao rebentamento da bateria do meu samsung e já volto

      • É um pouco como o teu discernimento. Não é de primeira liga. É apenas de uma divisão inferior… de trazer por casa… não é de mostrar lá fora…

  2. por essas e por outras ,ainda utilizo um de teclas,e a unica funçao que sinto falta ,a fotografia,pois so tem 5 mp sem autofucos,dura 5 dias ( uso normal ) nao tem actualizaçoes ,uma tecnologia dita ultrapassada mas de confiança,para internet tenho o portatil,alias isto de estar sempre ligado a internet tem alguns contras,como as pessoas perdem imenso tempo a ver a vida dos outros e nem vivem a delas

RESPONDER

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava - e essa quantidade de água não está a …