Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

(cv) Apple

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género.

Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple Card foi o próprio cofundador da Apple, Steve Wozniak, que denunciou que a sua mulher tem um limite de crédito dez vezes inferior ao seu. O banco está a ser investigado pelas autoridades de Wall Street, revelou esta segunda-feira o ECO.

As críticas ao Apple Card começaram na quinta-feira, após o programador dinamarquês David Heinemeier Hansson, criador da framework de programação Ruby on Rails, ter publicado um conjunto de ‘tweets’ sobre o cartão lançado pela Apple e pela Goldman Sachs, dizendo que lhe dá um limite de crédito 20 vezes superior em relação à mulher.

“Ninguém quer viver sobre as regras caprichosas DO ALGORITMO. Não nas finanças, não na compra de casa, não na publicidade, não no mercado de trabalho, não em qualquer uma das milhões de áreas onde o machine learning e a inteligência artificial têm o poder de decisão. É por isso que estou com os nervos em franja”, disse o empresário numa publicação mais recente no Twitter.

Em reação às acusações de David Heinemeier Hansson, o Goldman Sachs indicou que os candidatos ao Apple Card são avaliados independentemente, em função do rendimento e da credibilidade, tendo em conta fatores como os ‘scores’ de crédito pessoais e a dívida pessoal.

É possível que dois membros da família recebem decisões de crédito significativamente diferentes, explicou ainda o banco, assegurando que não se fazem avaliação tendo em conta o género do candidato. “Não tomamos, nem vamos tomar, decisões baseadas em fatores como o género”, disse o banco.

David Heinemeier Hansson não revelou qualquer informação sobre os seus rendimentos, nem sobre os rendimentos da mulher, mas referiu que fazem juntos a declarações fiscais e que a sua esposa tem um ‘score’ de crédito melhor.

Já depois da denúncia de David Heinemeier Hansson foi a vez de Steve Wozniak partilhar uma experiência semelhante. No seu caso, recebe dez vez mais crédito no seu cartão do que a mulher. “Não temos contas bancárias ou cartões de crédito separados ou qualquer separação de bens”, disse o cofundador da Apple no Twitter em resposta a um dos ‘tweets’ de David Heinemeier Hansson.

https://twitter.com/dhh/status/1193676576119906304

A denúncia levou o Departamento de Serviços Financeiros de Nova Iorque a abrir uma investigação sobre as práticas de cartão de crédito da Goldman Sachs.

“A lei de Nova Iorque proíbe a discriminação contra classes protegidas de indivíduos, o que significa que um algoritmo, como qualquer outro método de avaliação da credibilidade creditícia, não pode resultar num tratamento sem sentido para indivíduos com base em idade, credo, raça, cor, sexo, orientação sexual, nacionalidade ou outras características protegidas”, referiu Linda Lacewell, responsável do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova Iorque.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Autêntica palhaçada, ora digam lá quais são os rendimentos deles e das mulheres?
    O facto de terem contas conjuntas e declarações de rendimentos como casal serve de pouco ao banco, em caso de divórcio as dívidas dos cartões crédito pertence ao indivíduo e não ao casal, logo o que interessa é os rendimentos de cada um !!!

    Se querem denunciar o que quer que seja venham com os factos todos, caso contrário é a lenga-lenga típica.

    Quanto ao palhaço Wozniak, só fala por falar, não á muito tempo criticava a Apple em todas as palestras que dava sobre não vir a correr com os écrans dobráveis assim que a Samsung os apresentou, depois aquilo deu barraca porque ainda não estavam prontos, nunca mais o ouvi falar disso.
    Pobre vive ás custas de ter sido sombra do Steve e agora só fala para mandar abaixo e conseguir ter tachos como speaker em congressos

RESPONDER

Goldman Sachs avisa: Surto de coronavírus põe em risco reeleição de Trump

Um relatório dos analistas do Goldman Sachs, divulgado na quarta-feira, revela que o surto de coronavírus pode custar a reeleição a Donald Trump. De acordo com a CNN, citada pelo Observador, o relatório mostra que o …

Neymar exige mais 6,5 milhões ao Barcelona. É o terceiro processo do jogador contra o clube

Neymar processou pela terceira vez o Barcelona devido às contingências fiscais que lhe foram incutidas a título pessoal por causa dos contratos relativos à sua contratação pelos blaugranas. Segundo divulgou o Mundo esta sexta-feira, citado pelo …

Autarca de Torres Vedras condenado a multa de 5.000 euros por plágio na tese de doutoramento

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes (PS), foi esta quinta-feira condenado a pagar uma multa de 5.000 euros, pelo crime de contrafação na tese de doutoramento. A multa será aplicada durante …

Francisco J. Marques acusado de sete crimes por divulgar e-mails do Benfica

Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria estão a ser acusados de vários crimes relativamente ao caso da divulgação dos e-mails do SL Benfica. O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, foi …

Depressão Jorge traz fim-de-semana com chuva e vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim-de-semana chuvoso e ventoso, a começar já a partir de sábado. Em causa está a passagem da depressão Jorge por Portugal. O tempo de primavera …

Dieselgate. Volkswagen vai pagar 800 milhões de euros a clientes

O fabricante de automóveis Volkswagen está disposto a pagar cerca de 800 milhões de euros a 460.000 clientes afetados pela manipulação de motores 'diesel', após um acordo extrajudicial com o gabinete de proteção do consumidor …

Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização. De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro …

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …