Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

(cv) Apple

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género.

Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple Card foi o próprio cofundador da Apple, Steve Wozniak, que denunciou que a sua mulher tem um limite de crédito dez vezes inferior ao seu. O banco está a ser investigado pelas autoridades de Wall Street, revelou esta segunda-feira o ECO.

As críticas ao Apple Card começaram na quinta-feira, após o programador dinamarquês David Heinemeier Hansson, criador da framework de programação Ruby on Rails, ter publicado um conjunto de ‘tweets’ sobre o cartão lançado pela Apple e pela Goldman Sachs, dizendo que lhe dá um limite de crédito 20 vezes superior em relação à mulher.

“Ninguém quer viver sobre as regras caprichosas DO ALGORITMO. Não nas finanças, não na compra de casa, não na publicidade, não no mercado de trabalho, não em qualquer uma das milhões de áreas onde o machine learning e a inteligência artificial têm o poder de decisão. É por isso que estou com os nervos em franja”, disse o empresário numa publicação mais recente no Twitter.

Em reação às acusações de David Heinemeier Hansson, o Goldman Sachs indicou que os candidatos ao Apple Card são avaliados independentemente, em função do rendimento e da credibilidade, tendo em conta fatores como os ‘scores’ de crédito pessoais e a dívida pessoal.

É possível que dois membros da família recebem decisões de crédito significativamente diferentes, explicou ainda o banco, assegurando que não se fazem avaliação tendo em conta o género do candidato. “Não tomamos, nem vamos tomar, decisões baseadas em fatores como o género”, disse o banco.

David Heinemeier Hansson não revelou qualquer informação sobre os seus rendimentos, nem sobre os rendimentos da mulher, mas referiu que fazem juntos a declarações fiscais e que a sua esposa tem um ‘score’ de crédito melhor.

Já depois da denúncia de David Heinemeier Hansson foi a vez de Steve Wozniak partilhar uma experiência semelhante. No seu caso, recebe dez vez mais crédito no seu cartão do que a mulher. “Não temos contas bancárias ou cartões de crédito separados ou qualquer separação de bens”, disse o cofundador da Apple no Twitter em resposta a um dos ‘tweets’ de David Heinemeier Hansson.

https://twitter.com/dhh/status/1193676576119906304

A denúncia levou o Departamento de Serviços Financeiros de Nova Iorque a abrir uma investigação sobre as práticas de cartão de crédito da Goldman Sachs.

“A lei de Nova Iorque proíbe a discriminação contra classes protegidas de indivíduos, o que significa que um algoritmo, como qualquer outro método de avaliação da credibilidade creditícia, não pode resultar num tratamento sem sentido para indivíduos com base em idade, credo, raça, cor, sexo, orientação sexual, nacionalidade ou outras características protegidas”, referiu Linda Lacewell, responsável do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova Iorque.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Autêntica palhaçada, ora digam lá quais são os rendimentos deles e das mulheres?
    O facto de terem contas conjuntas e declarações de rendimentos como casal serve de pouco ao banco, em caso de divórcio as dívidas dos cartões crédito pertence ao indivíduo e não ao casal, logo o que interessa é os rendimentos de cada um !!!

    Se querem denunciar o que quer que seja venham com os factos todos, caso contrário é a lenga-lenga típica.

    Quanto ao palhaço Wozniak, só fala por falar, não á muito tempo criticava a Apple em todas as palestras que dava sobre não vir a correr com os écrans dobráveis assim que a Samsung os apresentou, depois aquilo deu barraca porque ainda não estavam prontos, nunca mais o ouvi falar disso.
    Pobre vive ás custas de ter sido sombra do Steve e agora só fala para mandar abaixo e conseguir ter tachos como speaker em congressos

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …