Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

(cv) Apple

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género.

Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple Card foi o próprio cofundador da Apple, Steve Wozniak, que denunciou que a sua mulher tem um limite de crédito dez vezes inferior ao seu. O banco está a ser investigado pelas autoridades de Wall Street, revelou esta segunda-feira o ECO.

As críticas ao Apple Card começaram na quinta-feira, após o programador dinamarquês David Heinemeier Hansson, criador da framework de programação Ruby on Rails, ter publicado um conjunto de ‘tweets’ sobre o cartão lançado pela Apple e pela Goldman Sachs, dizendo que lhe dá um limite de crédito 20 vezes superior em relação à mulher.

“Ninguém quer viver sobre as regras caprichosas DO ALGORITMO. Não nas finanças, não na compra de casa, não na publicidade, não no mercado de trabalho, não em qualquer uma das milhões de áreas onde o machine learning e a inteligência artificial têm o poder de decisão. É por isso que estou com os nervos em franja”, disse o empresário numa publicação mais recente no Twitter.

Em reação às acusações de David Heinemeier Hansson, o Goldman Sachs indicou que os candidatos ao Apple Card são avaliados independentemente, em função do rendimento e da credibilidade, tendo em conta fatores como os ‘scores’ de crédito pessoais e a dívida pessoal.

É possível que dois membros da família recebem decisões de crédito significativamente diferentes, explicou ainda o banco, assegurando que não se fazem avaliação tendo em conta o género do candidato. “Não tomamos, nem vamos tomar, decisões baseadas em fatores como o género”, disse o banco.

David Heinemeier Hansson não revelou qualquer informação sobre os seus rendimentos, nem sobre os rendimentos da mulher, mas referiu que fazem juntos a declarações fiscais e que a sua esposa tem um ‘score’ de crédito melhor.

Já depois da denúncia de David Heinemeier Hansson foi a vez de Steve Wozniak partilhar uma experiência semelhante. No seu caso, recebe dez vez mais crédito no seu cartão do que a mulher. “Não temos contas bancárias ou cartões de crédito separados ou qualquer separação de bens”, disse o cofundador da Apple no Twitter em resposta a um dos ‘tweets’ de David Heinemeier Hansson.

https://twitter.com/dhh/status/1193676576119906304

A denúncia levou o Departamento de Serviços Financeiros de Nova Iorque a abrir uma investigação sobre as práticas de cartão de crédito da Goldman Sachs.

“A lei de Nova Iorque proíbe a discriminação contra classes protegidas de indivíduos, o que significa que um algoritmo, como qualquer outro método de avaliação da credibilidade creditícia, não pode resultar num tratamento sem sentido para indivíduos com base em idade, credo, raça, cor, sexo, orientação sexual, nacionalidade ou outras características protegidas”, referiu Linda Lacewell, responsável do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova Iorque.

Taísa Pagno ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Autêntica palhaçada, ora digam lá quais são os rendimentos deles e das mulheres?
    O facto de terem contas conjuntas e declarações de rendimentos como casal serve de pouco ao banco, em caso de divórcio as dívidas dos cartões crédito pertence ao indivíduo e não ao casal, logo o que interessa é os rendimentos de cada um !!!

    Se querem denunciar o que quer que seja venham com os factos todos, caso contrário é a lenga-lenga típica.

    Quanto ao palhaço Wozniak, só fala por falar, não á muito tempo criticava a Apple em todas as palestras que dava sobre não vir a correr com os écrans dobráveis assim que a Samsung os apresentou, depois aquilo deu barraca porque ainda não estavam prontos, nunca mais o ouvi falar disso.
    Pobre vive ás custas de ter sido sombra do Steve e agora só fala para mandar abaixo e conseguir ter tachos como speaker em congressos

RESPONDER

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …