Os fãs da Apple conheceram ontem as novidades da marca para a próxima temporada. O evento de terça-feira é a iniciativa anual mais importante para a tecnológica norte-americana. Foram apresentados novos iPhones.
O evento ficou marcado pela apresentação de quatro novos telemóveis – com melhores câmaras e baterias com mais capacidade – dois novos tablets, um relógio com algoritmos mais minuciosos e uma aplicação para fazer exercício com outros donos de produtos da Apple. O evento foi transmitido em directo de Cupertino, na Califórnia.
A grande novidade deste ano – além do grande destaque no tema da privacidade – são os esforços para que a marca se torne mais amiga do ambiente, destaca o Público.
Quase todos os produtos foram feitos com algum tipo de material reciclável. Por exemplo, as antenas do iPhone 13, foram criadas com antigas garrafas de água de plástico. E os novos iPads são feitos de alumínio reciclado. Todos os telemóveis são compatíveis com as novas redes 5G.
Os novos iPhones – o iPhone 13 (929 euros) e o iPhone 13 Mini (829 euros) – vêm com uma câmara frontal e duas câmaras traseiras, organizadas na diagonal, com 12 megapixels. Através do “Cinematic Mode” o telemóvel é ainda capaz de seguir pessoas num vídeo sem as deixar ficar desfocadas.
Estas são as caraterísticas que ambos têm em comum, mas também há diferenças: o iPhone 13 tem 6,1 polegadas e vem com uma bateria que permite ver vídeos online, em streaming, durante 15 horas. Já o iPhone 13 tem 5,4 polegadas e aguenta 13 horas de streaming.
Por sua vez, os novos iPhone Pro (a partir de 1179 euros) têm uma banda de aço inoxidável nas laterais e estão disponíveis em dois tamanhos – 6,1 polegadas no Pro e 6,7 polegadas no Pro Max -, possuem três câmaras traseiras com 12 megapixels, e uma frontal com 12 megapixels. O ecrã tem 120Hz, o que na prática quer dizer que atualiza 120 vezes por segundo, sendo ideal para videojogos.
Para os amantes de desporto é de realçar que o serviço de exercício físico da Apple, o Apple Fitness +, passa a permitir organizar treinos em conjunto a partir da aplicação de mensagens da marca.
Em Portugal, vai ser possível encomendar iPhones 13 a partir de sexta-feira, com entregas a começar a 24 de setembro e preços a partir de 829 euros, da versão Mini, escreve o Expresso.
No que diz respeito aos tabletes a marca continuou a sua aposta na sustentabilidade. Tanto o novo iPad (desde 399 euros) como o novo iPad Mini (569 euros) são feitos a partir de alumínio reciclado, sendo que ambos são compatíveis com as novas redes 5G. Tal como nos telemóveis, as câmaras têm 12 megapixeis.
Por fim, destacam-se os smartwatches. Os novos relógios Apple Series 7 (a partir de 309 euros), prometem ser mais resistentes e vir com um ecrã 20% maior que o Series 6. Assim, as mensagens e emails apresentados no ecrã do relógio incluem 50% mais texto e é possível responder a mensagens, diretamente no pulso, com um teclado virtual.