/

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

lordgordon / Flickr

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar.

O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a falta de ar provocada pela acumulação de líquido nos pulmões. Agora, foi desenvolvida uma aplicação capaz de salvar vidas, uma vez que analisa a voz do utilizador para verificar se apresenta congestão pulmonar relacionada à insuficiência cardíaca.

A app foi desenvolvida pela startup israelita Cordio Medical e batizada de Cordio HearO. Um estudo recente, liderado por Offer Amir, Heart Institute at Jerusalem’s Hadassah Medical Centre, avaliou a aplicação, numa pesquisa que envolveu 40 pacientes internados com insuficiência cardíaca aguda e congestão pulmonar.

Cada paciente usou a aplicação para gravar cinco frases que proferiram durante a no hospital admissão e antes da alta médica. Os investigadores concluíram que a aplicação é altamente precisa na diferenciação entre os estados de pulmão congestionado e limpo.

Os resultados do estudo foram disponibilizados na plataforma online HFA Discoveries da Sociedade Europeia de Cardiologia.

A ambição é que a app Cordio HearO possa ser prescrita para pacientes em risco de insuficiência cardíaca. Os cientistas esperam que os pacientes possam fazer uma gravação inicial ainda em casa e saudáveis. O objetivo é que, todos os dias, façam gravações diárias que serão comparadas com essa gravação-base.

Se a aplicação determinar que o líquido está a começar a acumular-se nos pulmões, tanto os pacientes como os seus médicos serão notificados. Dessa forma, explica o New Atlas, é possível que a doença possa ser tratada através de mudanças na medicação, antes até que seja necessário internamento médico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.