Ingestão alimentar compulsiva: aplicação criada em Coimbra ajuda a combater o problema

O programa da aplicação eBEfree pretende eliminar, ou reduzir, episódios de ingestão alimentar compulsiva.

As pessoas que sofrem de ingestão alimentar compulsiva têm nova esperança, graças a uma aplicação criada em Coimbra.

O programa da aplicação eBEfree pretende eliminar, ou reduzir, episódios de ingestão alimentar compulsiva.

O estudo foi desenvolvido por uma equipa do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

A rádio TSF explica que os participantes tiveram acesso a ferramentas e estratégias de regulação emocional – como mindfulness – durante 12 semanas.

Os resultados foram animadores, segundo o responsável José Pinto-Gouveia: “O número de episódios de ingestão compulsiva e a pontuação obtida na escala que mede a ingestão compulsiva diminuiu para um nível que já nem sequer permite o diagnóstico“, segundo , investigador responsável do projeto.

Os participantes perderam peso e ainda passaram a aceitar a si próprios com outra facilidade, num universo de pessoas (obesas e com ingestão compulsiva alimentar) onde costumam dominar o estigma e a baixa auto-estima.

“Habitualmente criticam-se porque é lhes dada sempre a ideia que não se controlam o suficiente. E de facto a app conseguiu que as pessoas passassem a aceitar melhor, a ter menos auto-crítica”, disse o investigador.

A eBEfree, sugere José Pinto-Gouveia, poderia ser um complemento em consultas (nutrição, obesidade ou endocrinologia). E “não tira tempo” aos médicos.

Entre as 100 pessoas que quiseram participar, apenas 30 chegaram ao fim da experiência. Mas esta é uma taxa de desistência habitual.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.