Depois de 6 anos solteira, britânica casa-se consigo mesma

2

Amy Grubb / BBC

-

Foi um casamento quase tradicional: teve um vestido de noiva, aliança, votos e bouquet. Mas o beijo foi dado a um espelho. A britânica Grace Gelder, 31, casou-se com ela mesma.

“Não fiz isto porque ninguém me tinha pedido em casamento. Foi uma forma de celebrar a relação que eu já tinha comigo mesma”, disse Grace à BBC.

Solteira há seis anos, a fotógrafa e videomaker disse que tinha construído uma relação incrível com ela mesma e que envolver-se com outra pessoa parecia “demasiado trabalhoso” naquele momento.

Grace afirma que, recentemente, estava a tentar aumentar o seu autoconhecimento. Num curso de tantra, aprendeu como a sexualidade estava ligada a conhecer-se e aos compromissos feitos consigo mesma e com os outros.

Gelder inspirou-se numa música da cantora Björk, Isobel, que diz “Meu nome é Isobel/casada comigo mesma”. Para celebrar a boa relação consigo e marcar uma nova fase, fez o pedido de casamento a ela mesma num parque, em novembro do ano passado.

A fotógrafa afirma que muitas vezes as pessoas comprometem-se com os outros antes de pensar no que gostam, nos compromissos que deveriam assumir com elas mesmas.

Grace acredita que o seu casamento pode fazer com que ela pense melhor até à hora de se envolver com outras pessoas, sem se enganar, simplesmente para estar num relacionamento.

“Se isso te deixa feliz nós aceitamos”, disseram os pais de Grace quando ela anunciou o casório.

Amy Grubb / BBC

-

Preparativos

O noivado durou até março, e a festa foi planeada com a ajuda de uma amiga. Em fevereiro, Grace teve o medo típico do casamento, mas resolveu avançar com a ideia.

O vestido foi comprado à última hora numa loja em segunda mão, mas a aliança e os votos foram feitos com antecedência.

Apesar de alguns amigos lhe terem dito que a ideia era uma pouco narcisista, cerca de 50 pessoas comparecem na festa, numa quinta em Devon, na Inglaterra.

Nos seus votos, Grace prometeu arriscar-se mais em assuntos do coração. A aliança foi colocada numa mão só, e o beijo foi dado num espelho.

O casamento – que foi feito de forma simbólica, e não oficial – segundo Grace, está indo muito bem. Ela diz que se sente mais confiante desde a cerimónia.

Mas já está saindo com outras pessoas – alguns que conheceu pela internet – tendo-lhes contado sobre o compromisso que tinha assumido.

Mas e se Grace quiser casar com outra pessoa? Vai ter que se separar?

“Nada me impede de casar de novo um dia”, afirma. “Acho que vou ser uma esposa melhor até.”

ZAP / BBC

2 Comments

  1. O título é incoerente.
    Quando se deixa de ser solteira nunca se volta atrás. “Depois de seis anos solteira” implicaria que tem seis anos de idade apenas. O que não é evidentemente o caso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.