O asteróide Apophis vai passar junto à Terra tão perto como uma nave espacial

O 99942 Apophis, celebrizando como o asteróide do caos, passará “perto” da Terra no próximo 13 de abril de 2029, a cerca de 31.000 quilómetros da superfície do planeta, revelou a agência espacial norte-americana.

Apesar de a distância ser realmente “curta” – há naves espaciais a orbitar à mesma distância -, o corpo rochoso não representa qualquer perigo para a Terra, tal como informa a NASA em comunicado esta semana divulgado.

“A 13 de abril de 2029, uma partícula de luz vai espalhar-se pelo céu tornando-se mais brilhante e mais rápida. A determinado ponto, viajará mais do que a largura da Lua cheia num minuto e ficará tão brilhante quanto as estrelas na Ursa Menor”, pode ler-se.

“Mas o ponto não será um satélite ou um avião – será um asteróide próximo da Terra, com 340 metros de largura (…) que passará sem perigo” pelo planeta.

Batizado em homenagem ao antigo Deus egípcio do mal, da escuridão e da destruição, Apophis 99942 ficará a 31.000 quilómetros da Terra, ou seja, menos de um décimo da distância entre o nosso planeta e a Lua – que é de 384 mil quilómetros.

O anúncio da aproximação do asteróide acontece na mesma semana em que a NASA está a levar a cabo uma série de “exercícios de mesa” durante a Conferência de Defesa Planetária – que decorre de 29 de abril a 3 de maio – para definir o que fazer caso um destes corpos venha a impactar a Terra no futuro. Simplificando: o projeto visa antecipar um potencial evento “apocalíptico”, tendo como principal objetivo acionar uma resposta planeada de forma a mitigá-lo ou minimizá-lo.

“A abordagem aproximada do Apophis em 2029 será uma oportunidade incrível para a Ciência”, disse Marina Brozović, cientista de radar do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que trabalha com observações de radar de objetos próximos da Terra (NEOs).

Na mesma nota de imprensa a NASA recorda que “é raro” que um asteróide destas dimensões passe tão perto da Terra. “Embora os cientistas tenham já visto pequenos asteróides, na ordem de 5 a 10 metros, voando perto da Terra a uma distância semelhante, os asteróides do tamanho do Apophis são muito menos numerosos e, por isso, não passam pela Terra com tanta frequência”.

O asteróide, que passará junto à Terra como um ponto de luz em movimento, poderá ser visto a olho nu no céu noturno do hemisfério sul, sobrevoando a Terra desde a costa leste até à costa oeste da Austrália.

Desde que foi descoberto, em junho de 2004, o Apophis tem sido acompanhado por vários telescópios que estão atentos às suas movimentações. Os cientistas sabem, por exemplo, que este corpo vai depois aproximar-se da Terra em 2044, 2051, 2060 e 2068, sendo a última data a aproximação “mais perigosa”.

As observações científicas mais importantes ocorrerão em 2029, ano em quando os cientistas conseguirão estudar com mais detalhe o tamanho, a forma, a composição e talvez até o interior do Apophis, aponta ainda a NASA.

Apesar de todas as aproximações, é muito pouco provável que este corpo celeste venha a colidir com a Terra: as probabilidades são de 1 em 1000.000. Contudo, são ainda necessários outros estudos para excluir completamente esta possibilidade.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Existe uma trajetória específica, The Keyhole, que se percorrida pelo meteoro nesta aproximação em 2029, o coloca em rota de colisão com a Terra em 2068

    Ah! No penúltimo parágrafo faltou uma letra: “As observações científica” 😉

    Grato pela matéria!
    Abraço!

  2. Esse asteróide será atraído pelo campo do planeta, e em sua próxima passagem poderá sim vir a colidir com o planeta e, isso se dará em abril de 2036. Temos um evento apocalíptico em curso.

  3. Sobre o asteroide, é imensa a possibilidade de chocarr se com terra,levando se em conta que a gravidade terrestre tem força pra manter a Lua em sua orbitaa 385 km de distância, é bem provável que a 31000 km de distância da terra,o asteroide seja atraído para o nosso planeta com muita facilidade.

RESPONDER

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …