O asteróide Apophis vai passar junto à Terra tão perto como uma nave espacial

O 99942 Apophis, celebrizando como o asteróide do caos, passará “perto” da Terra no próximo 13 de abril de 2029, a cerca de 31.000 quilómetros da superfície do planeta, revelou a agência espacial norte-americana.

Apesar de a distância ser realmente “curta” – há naves espaciais a orbitar à mesma distância -, o corpo rochoso não representa qualquer perigo para a Terra, tal como informa a NASA em comunicado esta semana divulgado.

“A 13 de abril de 2029, uma partícula de luz vai espalhar-se pelo céu tornando-se mais brilhante e mais rápida. A determinado ponto, viajará mais do que a largura da Lua cheia num minuto e ficará tão brilhante quanto as estrelas na Ursa Menor”, pode ler-se.

“Mas o ponto não será um satélite ou um avião – será um asteróide próximo da Terra, com 340 metros de largura (…) que passará sem perigo” pelo planeta.

Batizado em homenagem ao antigo Deus egípcio do mal, da escuridão e da destruição, Apophis 99942 ficará a 31.000 quilómetros da Terra, ou seja, menos de um décimo da distância entre o nosso planeta e a Lua – que é de 384 mil quilómetros.

O anúncio da aproximação do asteróide acontece na mesma semana em que a NASA está a levar a cabo uma série de “exercícios de mesa” durante a Conferência de Defesa Planetária – que decorre de 29 de abril a 3 de maio – para definir o que fazer caso um destes corpos venha a impactar a Terra no futuro. Simplificando: o projeto visa antecipar um potencial evento “apocalíptico”, tendo como principal objetivo acionar uma resposta planeada de forma a mitigá-lo ou minimizá-lo.

“A abordagem aproximada do Apophis em 2029 será uma oportunidade incrível para a Ciência”, disse Marina Brozović, cientista de radar do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que trabalha com observações de radar de objetos próximos da Terra (NEOs).

Na mesma nota de imprensa a NASA recorda que “é raro” que um asteróide destas dimensões passe tão perto da Terra. “Embora os cientistas tenham já visto pequenos asteróides, na ordem de 5 a 10 metros, voando perto da Terra a uma distância semelhante, os asteróides do tamanho do Apophis são muito menos numerosos e, por isso, não passam pela Terra com tanta frequência”.

O asteróide, que passará junto à Terra como um ponto de luz em movimento, poderá ser visto a olho nu no céu noturno do hemisfério sul, sobrevoando a Terra desde a costa leste até à costa oeste da Austrália.

Desde que foi descoberto, em junho de 2004, o Apophis tem sido acompanhado por vários telescópios que estão atentos às suas movimentações. Os cientistas sabem, por exemplo, que este corpo vai depois aproximar-se da Terra em 2044, 2051, 2060 e 2068, sendo a última data a aproximação “mais perigosa”.

As observações científicas mais importantes ocorrerão em 2029, ano em quando os cientistas conseguirão estudar com mais detalhe o tamanho, a forma, a composição e talvez até o interior do Apophis, aponta ainda a NASA.

Apesar de todas as aproximações, é muito pouco provável que este corpo celeste venha a colidir com a Terra: as probabilidades são de 1 em 1000.000. Contudo, são ainda necessários outros estudos para excluir completamente esta possibilidade.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Existe uma trajetória específica, The Keyhole, que se percorrida pelo meteoro nesta aproximação em 2029, o coloca em rota de colisão com a Terra em 2068

    Ah! No penúltimo parágrafo faltou uma letra: “As observações científica” 😉

    Grato pela matéria!
    Abraço!

  2. Esse asteróide será atraído pelo campo do planeta, e em sua próxima passagem poderá sim vir a colidir com o planeta e, isso se dará em abril de 2036. Temos um evento apocalíptico em curso.

  3. Sobre o asteroide, é imensa a possibilidade de chocarr se com terra,levando se em conta que a gravidade terrestre tem força pra manter a Lua em sua orbitaa 385 km de distância, é bem provável que a 31000 km de distância da terra,o asteroide seja atraído para o nosso planeta com muita facilidade.

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …