“Asteróide do caos”. Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

(dr) Detlev van Ravenswaay

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra.

Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da aceleração Yarkovsky no Apophis, o “asteróide do caos”. Esta aceleração surge de uma força extremamente fraca num objeto devido à radiação térmica não uniforme.

Esta força é particularmente importante para o asteróide Apophis, uma vez que afeta a  probabilidade de um impacto na Terra em 2068.



Todos os asteróides precisam de irradiar novamente como calor a energia que absorvem da luz solar para manter o equilíbrio térmico, um processo que altera ligeiramente a órbita do asteróide.

Antes da deteção da aceleração Yarkovsky no Apophis, os astrónomos concluíram que um impacto potencial com a Terra em 2068 era impossível. Porém, segundo um comunicado da Universidade do Havai, a deteção desse efeito a atuar no Apophis significa que o cenário de impacto de 2068 ainda é uma possibilidade.

O asteróide Apophis é digno de nota por causa da sua abordagem extremamente próxima da Terra na sexta-feira, 13 de abril de 2029, quando o asteróide de 300 metros se tornará visível a olho nu enquanto passa dentro do cinturão de satélites de comunicação que orbitam a Terra.

“Já sabemos há algum tempo que um impacto com a Terra não é possível durante a aproximação de 2029”, disse Tholen, que rastreou com precisão o movimento do Apophis no céu desde que a sua equipa o descobriu em 2004.

“As novas observações que obtivemos com o telescópio Subaru no início deste ano foram suficientemente bons para revelar a aceleração Yarkovsky de Apophis e mostram que o asteróide está a afastar-se de uma órbita puramente gravitacional em cerca de 170 metros por ano, o que é suficiente para manter o cenário de impacto de 2068 em jogo.”

Outras observações para refinar a amplitude do efeito Yarkovksy e como afeta a órbita de Apophis estão em andamento. Os astrónomos saberão antes de 2068 se há alguma probabilidade de impacto.

Os cálculos da órbita foram realizados por Davide Farnocchia, do Jet Propulsion Laboratory, que é co-autor do artigo apresentado no encontro virtual de 2020 da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Americana.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Procurei no google antes de fazer esse comentário por imagens das maiores crateras “ditas terem sidas provocadas por meteoros”

    “Qual a maior cratera de meteoro do mundo?

    Cratera de Vredefort
    O nome dela é Cratera de Vredefort, com 30 km de diâmetro e 2 bilhões de anos. Considerada a maior e mais antiga cratera de impacto do planeta, ela fica localizada na África do Sul, em Vredefort.”

    P1. do que é feito esses meteoros(de argila de areia, de pó), já que ela tem tanto poder de criar uma cratera desse tamanho e não ter uma pedrinha pra contar a história dentro da cratera e nem do lado da cratera?

    P2. Como que os meteóros primeiramente poderiam passar pelo domo, e não rebentar o domo ou simplesmente não se rebentar no domo?

    Porque se existe o domo feito por Deus (no modelo terra plana) existe água em cima do domo, como escrito em gêneses Deus separou as águas das águas) por um domo esse somente assim é possivel vida humana nesse planeta e não só de peixes.

    Está mais fácil acreditar em papai noel, branca de neve, do que nas informações que traz esses ciêntistas, a maioria dele devem ter sidos formados na NASALÂndia, onde tudo é possível até água que sobe pelo globo

  2. Respeite para ser respeitado, ganhe de mim no argumento ou fique na sua, não tenho tempo pra perder com você, e outra coisa não quero sua amizade, não vem com joguinhos de palavras pra cima de mim não, que eu não caio na sua

    E outra coisa quem faz minha cabeça girar é o meu pescoço, eu estou me lixando com politicos..

    O que você me desejar receba em dobro

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …