“Asteróide do caos”. Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

(dr) Detlev van Ravenswaay

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra.

Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da aceleração Yarkovsky no Apophis, o “asteróide do caos”. Esta aceleração surge de uma força extremamente fraca num objeto devido à radiação térmica não uniforme.

Esta força é particularmente importante para o asteróide Apophis, uma vez que afeta a  probabilidade de um impacto na Terra em 2068.

Todos os asteróides precisam de irradiar novamente como calor a energia que absorvem da luz solar para manter o equilíbrio térmico, um processo que altera ligeiramente a órbita do asteróide.

Antes da deteção da aceleração Yarkovsky no Apophis, os astrónomos concluíram que um impacto potencial com a Terra em 2068 era impossível. Porém, segundo um comunicado da Universidade do Havai, a deteção desse efeito a atuar no Apophis significa que o cenário de impacto de 2068 ainda é uma possibilidade.

O asteróide Apophis é digno de nota por causa da sua abordagem extremamente próxima da Terra na sexta-feira, 13 de abril de 2029, quando o asteróide de 300 metros se tornará visível a olho nu enquanto passa dentro do cinturão de satélites de comunicação que orbitam a Terra.

“Já sabemos há algum tempo que um impacto com a Terra não é possível durante a aproximação de 2029”, disse Tholen, que rastreou com precisão o movimento do Apophis no céu desde que a sua equipa o descobriu em 2004.

“As novas observações que obtivemos com o telescópio Subaru no início deste ano foram suficientemente bons para revelar a aceleração Yarkovsky de Apophis e mostram que o asteróide está a afastar-se de uma órbita puramente gravitacional em cerca de 170 metros por ano, o que é suficiente para manter o cenário de impacto de 2068 em jogo.”

Outras observações para refinar a amplitude do efeito Yarkovksy e como afeta a órbita de Apophis estão em andamento. Os astrónomos saberão antes de 2068 se há alguma probabilidade de impacto.

Os cálculos da órbita foram realizados por Davide Farnocchia, do Jet Propulsion Laboratory, que é co-autor do artigo apresentado no encontro virtual de 2020 da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Americana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …

Especialistas explicam de que forma o novo coronavírus pode afetar o cérebro

Através do uso de amostras de tecido de pacientes que já morreram, uma equipa de investigadores conseguiu desvendar os mecanismos pelos quais o coronavírus é capaz de chegar ao cérebro de pacientes com covid-19 e …

Há círculos fantasmagóricos nunca antes vistos no céu (e os astrónomos não sabem o que são)

Em setembro de 2019, uma equipa de investigadores fez uma apresentação sobre objetos interessantes encontrados em novos dados radioastronómicos. Esses objeto tinham formas muito estranhas que não cabiam facilmente em nenhum tipo de conceito conhecido. A …

Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo. Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. …

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …