Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira.

O mecanismo sucedâneo do layoff simplificado permite reduzir horários e custos laborais para quebras de faturação superiores a 25%. Inicialmente, o prolongamento do apoio à retoma estava previsto até ao primeiro semestre do 2021, mas o governante adianta agora que o prolongamento pode ir mais longe.

“O Governo já decidiu e já incluiu na proposta de lei do Orçamento do Estado para o próximo ano, a possibilidade de termos a prorrogação dos sistemas de apoio ao emprego pelo menos até ao final do terceiro trimestre“, disse Pedro Siza Vieira, citado pelo Público.

O OE2021 passou no Parlamento com os votos a favor do PS e as abstenções do PCP, do PEV, do PAN e das deputadas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues. PSD, BE, CDS, IL e Chega votaram contra.

Mais de 14 mil empresas aderiram ao mecanismo de apoio à retoma desde agosto, revelam os dados do Ministério do Trabalho.

O ministro de Estado e da Economia disse ainda que as empresas vão ter novos apoios à internacionalização. “O Banco Português de Fomento vai lançar uma nova linha de crédito às empresas exportadoras, especialmente dedicada às indústrias de trabalho intensivo”, disse Siza Vieira, citado pelo Expresso.

Este novo apoio deverá permitir conceder crédito em função do número de postos de trabalho das empresa. Além disso, abre possibilidade de uma conversão de 20% do valor do crédito em subsídio a fundo perdido no final do próximo ano.

“Portugal está a bater-se para proteger o mercado interno da UE”, disse, por fim, Pedro Siza Vieira sobre a concorrência desleal devido a produtores de países que não respeitam os padrões ambientais e sociais da União Europeia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher com covid-19 em coma e ventilada conseguiu o "milagre" de dar luz

Em outubro de 2020, Elisângela Neves, de 31 anos, foi infetada com covid-19 quase morreu. A mulher estava grávida de 27 semanas, mas precisou de ser ventilada e ligada a uma máquina que respirou por …

Mais de 95% dos vacinados do São João apresentaram anticorpos em 15 dias

Entre 95 a 97% dos profissionais de saúde vacinados contra a covid-19 no Hospital de São João, no Porto, apresentaram, 15 dias após a primeira toma, anticorpos que conduzem à imunidade, revelou esta quinta-feira o …

É mais "um conjunto de meias medidas". Governo criticado por manter escolas e universidades abertas

As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19 entraram esta sexta-feira em vigor. No entanto, as exceções decididas pelo Governo relativamente ao novo confinamento têm sido alvo de duras …

Berlusconi hospitalizado no Mónaco com problemas cardíacos

Silvio Berlusconi, antigo primeiro ministro italiano, está hospitalizado no Mónaco, depois de ter sofrido uma arritmia cardíaca. O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, está hospitalizado desde segunda-feira no Mónaco, após sofrer um problema cardíaco, explicou esta quinta-feira …

Depois do Reino Unido, Angola suspende voos para Portugal. Santos Silva quer saber o motivo

O Reino Unido decidiu, esta quinta-feira, suspender as ligações aéreas de Portugal para Inglaterra para tentar impedir a entrada da estirpe brasileira do SARS-CoV-2. Angola tomou a mesma decisão e o Ministério dos Negócios Estrangeiros …

Pochettino é o treinador mais bem pago da história do PSG

Mauricio Pochettino é o treinador mais bem pago da história dos franceses do Paris Saint-Germain, avança o jornal L'Équipe esta sexta-feira. De acordo com o jornal gaulês, Pochettino recebe cerca de 940 mil euros brutos mensais, …

Real Madrid eliminado da Supertaça. Zidane desvaloriza resultado e nega crise

O Athletic Bilbau venceu por 2-1 o Real Madrid, detentor do troféu, e assegurou a presença na final da Supertaça de Espanha, na qual vai defrontar o FC Barcelona, no domingo. Em Málaga, os bascos beneficiaram …

Vitor Paulo Pereira

Está a nascer em Portugal a primeira fábrica em massa de vacinas (e fica numa vila minhota)

O grupo farmacêutico espanhol Zendal, que fabrica uma das vacinas existentes contra a covid-19, a Novavax, está a construir uma fábrica de produção de larga escala em Portugal, na vila de Paredes de Coura, distrito …

Maioria dos trabalhadores precisa de declaração para ir trabalhar (mas há exceções)

A maioria dos trabalhadores que precise de sair das suas casas para trabalhar durante o novo confinamento generalizado, que entrou em vigor nesta sexta-feira à zero horas, devem fazer-se acompanhar de uma declaração. O primeiro-ministro, …

Benfica encontra alternativa a William Carvalho em antigo médio portista

O Benfica está de olho em Jean-Michaël Seri caso as negociações por William Carvalho falhem. O médio costa-marfinense passou pela equipa B do FC Porto. As negociações entre o SL Benfica e o Bétis começam a …