Apoiantes do Daesh ameaçam atacar estádio do Portugal-Espanha


Um grupo de apoiantes do auto-proclamado Estado Islâmico divulgou um vídeo, no qual um drone sobrevoa a aldeia olímpica de Sochi, na Rússia, deixando ameaças de possíveis ataques terroristas durante o campeonato do mundo.

De acordo com a revista Sábado, que avança a notícia, o vídeo divulgado mostra um drone a sobrevoar a aldeia olímpica de Sochi e vários edifícios do complexo são alvo de uma série de explosões. O estádio que aparece na animação de vídeo é o local onde se vai realizar a partida entre Portugal e Espanha nesta sexta-feira, pelas 19 horas.

O vídeo, que tem cerca de 4 minutos de duração, foi divulgado na quarta-feira no site Al-‘Adiyat, um meio de comunicação de apoio ao Daesh, de acordo com o Sol.

Um segmento do vídeo publicado faz uma série de ameaças à Rússia e ao presidente russo, Vladimir Putin. A revista avança ainda que durante o vídeo há uma música de fundo em russo, com mensagens ameaçadoras.

Segundo a tradução realizada pelo MEMRI, Middle East Media Research Institute.Middle East Media Research Institute, a letra da música diz “Em breve, muito em breve, o sangue será derramado como água, as gargantas dos infiéis vão abanar com as facas, os leões da ummah [a nação muçulmana] vão acordar e brandir as suas espadas”

Enquanto o drone sobrevoa a cidade olímpica, surgem mais frases em tons de ameaça entre as quais: “preparativos para a vigilância e reconhecimento”; “vigilância e reconhecimento de alvos”; “a operação será executada no coração da terra dos cruzados”.

Esta não é a primeira vez que apoiantes do grupo terrorista EI ameaçam realizar atentados durante o campeonato do mundo de futebol.

Nos últimos seis meses foram divulgados cartazes com promessas de ataque nos canais do grupo no Telegram. As imagens incluíam estádios e edifícios governamentais, bem como treinadores e jogadores –  como Didier Deschamps, atual treinador da seleção francesa – a serem executados.

O mês passado, um cartaz divulgado pelo Estado Islâmico, com referência ao Mundial 2018 ameaçava decapitar Ronaldo e Messi durante a prova. Antes disso, a organização terrorista tinha já ameaçado pôr Messi “a chorar sangue”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …