“Apocalipse dos insetos”. Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de “Apocalipse dos insetos”. Um novo estudo associa este problema às barragens.

Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca de 5,5 milhões de espécies, 80% das quais ainda não foram descobertas. Ainda assim, os insetos estão a sofrer declínios acentuados e generalizados em todo o mundo: uma “morte por mil cortes” por causa da atividade humana.

Os insetos desempenham quase todas as funções imagináveis num ecossistema, incluindo a polinização de plantações, mantendo as pragas sob controlo e agindo como alimento para outros animais. As consequências potenciais do seu declínio são tão terríveis que há quem o apelide de “Apocalipse dos insetos”.



Apesar das regiões tropicais e subtropicais abrigarem cerca de 85% dos insetos da Terra, o que está a acontecer nessas regiões é muito pouco estudado.

Um novo estudo apresenta um dos conjuntos de dados mais abrangentes sobre insetos de água doce subtropicais, abrangendo 20 anos. O que os investigadores descobriram foram declínios generalizados no número de insetos em todos os grupos aquáticos examinados, incluindo mosquitos, efeméridas e libelinhas.

Os resultados do estudo foram publicados este mês na revista científica Biology Letters.

Declínios ocorreram em canais, lagos, rios e remansos num dos maiores sistemas de água doce da América do Sul, a planície de inundação do rio Paraná. Paralelamente, descobriu-se que o número de peixes invasores aumentou e a química da água tornou-se mais desequilibrada — alterações ambientais todas associadas à construção de barragens.

Há mais de 130 barragens ao longo do Paraná e seus afluentes. A mais significativa é Itaipu, a segunda maior hidroelétrica do mundo. Situado no Brasil e no Paraguai, o seu reservatório é tão grande que submergiu uma das maiores cascatas da Terra, as Cataratas do Guaíra, ao encher.

A remoção desta barreira geográfica natural entre o Baixo e o Alto Rio Paraná tem levado a invasões em massa de peixes: muitos deles predadores de insetos.

Ao mesmo tempo, as barragens bloqueiam o fluxo de sedimentos e nutrientes, desregulando a química da água e tornando-a mais transparente. A maioria dos insetos aquáticos é escura para se camuflar em águas turvas. O aumento da transparência da água enfraqueceu a sua capacidade de se esconder, tornando-os ainda mais vulneráveis a serem comidos pelos peixes invasores.

Cerca de 70% da eletricidade do Brasil vem de energia hidroelétrica, e barragens hidroelétricas serão essenciais para travar o recurso a combustíveis fósseis. No entanto, podem ter graves impactos ambientais e sociais.

O novo estudo mostra que as consequências negativas das barragens podem ocorrer muito depois de as florestas serem inundadas e as comunidades locais deslocadas.

PARTILHAR

RESPONDER

"Gerador de alimentos". Cientistas desenvolvem sistema que transforma plástico em proteína comestível

Investigadores da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, inventaram um "gerador de comida" que transforma plástico em proteína comestível. O desperdício de plástico é um problema cada vez maior, mas cientistas da Universidade do Illinois, nos …

O "Olho de Sauron" foi descoberto. É um vulcão submarino perto da Ilha do Natal

A cerca de 280 quilómetros do sudeste da Ilha do Natal, no território australiano, uma equipa de cientistas encontrou a caldeira de um antigo vulcão submarino a mais de 3.100 metros abaixo da superfície. O …

Hubble capta "discussão" entre três irmãos galácticos

O Telescópio Hubble captou recentemente uma imagem do sistema Arp 195, composto por três galáxias.  O sistema Arp 195, composto por um trio de galáxias, localiza-se a uma distância de 763 milhões de anos-luz da Terra, …

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …