Uma aplicação sabia que um terramoto ia atingir a Califórnia antes de acontecer

Algumas pessoas em Los Angeles sabiam que um terramoto ia atingir a Califórnia na quinta-feira antes mesmo de este acontecer.

Os utilizadores da aplicação beta Quake Alert receberam nos seus smartphones um aviso de 30 segundos antes do tremor ter acontecido, às 12:29 da tarde. O terramoto de magnitude 5,3 atingiu cerca de 61 quilómetros da costa da Califórnia na quinta-feira, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS).

“Este foi o primeiro terramoto que senti desde que tive instalei a aplicação”, disse Alissa Walker, editora do blog imobiliário Curbed. “Tive 34 segundos de aviso – tempo suficiente para me baixar, cobrir e proteger – que teria feito se soubesse que o tremor ia ser forte”.

A aplicação funciona graças a uma rede de sensores sísmicos que detetam ondas P – a primeira energia que irradia de um terramoto, de acordo com a Early Warning Labs, empresa de Santa Mónica que trabalha com o USGS em sistemas de alerta antecipado. Os sensores sísmicos também detetam a localização e a magnitude do terramoto.

Quando as ondas P longitudinais – abreviatura de ondas de pressão – são detetadas, a aplicação envia um aviso – que é emitido antes da chegada da onda S, ou onda de cisalhamento, mais potente e que geralmente causa o maior dano.

Os avisos também são enviados a funcionários públicos locais e estaduais de resposta a emergências, a infraestruturas como linhas de gás, sistemas de metro e usinas elétricas, a empresas privadas e ao público, explica o Early Warning Labs.

Sistemas de alerta antecipado para terramotos já foram implementados noutros países, incluindo o Japão, Taiwan e México. Na verdade, as pessoas no México tiveram um aviso de 60 segundos antes do terramoto de magnitude 8,1 que atingiu o país a 8 de setembro de 2017, diz a Curbed Los Angeles.

Mesmo que seja apenas alguns segundos, o aviso pode dar tempo às pessoas para se baixarem, cobrirem e segurarem antes que o terramoto aconteça. Também pode avisar as pessoas que operam veículos ou equipamentos pesados, permitindo-lhes desacelerar e parar, especialmente se estão prestes a conduzir num viaduto, túnel ou ponte.

Além disso, a advertência pode dar aos trabalhadores dos serviços de emergência, incluindo os bombeiros, tempo suficiente para abrir as portas dos quartéis.

Durante o terramoto de Northridge em 1994, “os carros de bombeiros na região não conseguiram sair, e os que estavam livres andavam de quartel em quartel a libertar os restantes camiões em vez de responder às chamadas“, conta Chase Rief, da Quake Alert, ao Curbed Los Angeles.

Os utilizadores podem inscrever-se para testar a versão beta do Quake Alert aqui, mas esta não é a única aplicação de alerta de terramotos. Por exemplo o MyShake usa o acelerómetro dos smartphones para captar e interpretar a atividade sísmica e avisar os utilizadores em tempo real.

PARTILHAR

RESPONDER

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …