Uma aplicação sabia que um terramoto ia atingir a Califórnia antes de acontecer

Algumas pessoas em Los Angeles sabiam que um terramoto ia atingir a Califórnia na quinta-feira antes mesmo de este acontecer.

Os utilizadores da aplicação beta Quake Alert receberam nos seus smartphones um aviso de 30 segundos antes do tremor ter acontecido, às 12:29 da tarde. O terramoto de magnitude 5,3 atingiu cerca de 61 quilómetros da costa da Califórnia na quinta-feira, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS).

“Este foi o primeiro terramoto que senti desde que tive instalei a aplicação”, disse Alissa Walker, editora do blog imobiliário Curbed. “Tive 34 segundos de aviso – tempo suficiente para me baixar, cobrir e proteger – que teria feito se soubesse que o tremor ia ser forte”.

A aplicação funciona graças a uma rede de sensores sísmicos que detetam ondas P – a primeira energia que irradia de um terramoto, de acordo com a Early Warning Labs, empresa de Santa Mónica que trabalha com o USGS em sistemas de alerta antecipado. Os sensores sísmicos também detetam a localização e a magnitude do terramoto.

Quando as ondas P longitudinais – abreviatura de ondas de pressão – são detetadas, a aplicação envia um aviso – que é emitido antes da chegada da onda S, ou onda de cisalhamento, mais potente e que geralmente causa o maior dano.

Os avisos também são enviados a funcionários públicos locais e estaduais de resposta a emergências, a infraestruturas como linhas de gás, sistemas de metro e usinas elétricas, a empresas privadas e ao público, explica o Early Warning Labs.

Sistemas de alerta antecipado para terramotos já foram implementados noutros países, incluindo o Japão, Taiwan e México. Na verdade, as pessoas no México tiveram um aviso de 60 segundos antes do terramoto de magnitude 8,1 que atingiu o país a 8 de setembro de 2017, diz a Curbed Los Angeles.

Mesmo que seja apenas alguns segundos, o aviso pode dar tempo às pessoas para se baixarem, cobrirem e segurarem antes que o terramoto aconteça. Também pode avisar as pessoas que operam veículos ou equipamentos pesados, permitindo-lhes desacelerar e parar, especialmente se estão prestes a conduzir num viaduto, túnel ou ponte.

Além disso, a advertência pode dar aos trabalhadores dos serviços de emergência, incluindo os bombeiros, tempo suficiente para abrir as portas dos quartéis.

Durante o terramoto de Northridge em 1994, “os carros de bombeiros na região não conseguiram sair, e os que estavam livres andavam de quartel em quartel a libertar os restantes camiões em vez de responder às chamadas“, conta Chase Rief, da Quake Alert, ao Curbed Los Angeles.

Os utilizadores podem inscrever-se para testar a versão beta do Quake Alert aqui, mas esta não é a única aplicação de alerta de terramotos. Por exemplo o MyShake usa o acelerómetro dos smartphones para captar e interpretar a atividade sísmica e avisar os utilizadores em tempo real.

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério da Justiça tem “absoluta confiança” no sorteio da Operação Marquês

A Secretária de Estado da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, disse nesta sexta-feira que o Ministério tem "absoluta confiança" no sorteio de distribuição de processos aos juízes, reconhecendo, contudo, que é necessário averiguar as suspeições lançadas …

Fatura da eletricidade e do gás terá redução inferior a 2 euros

A redução do IVA na eletricidade e no gás natural prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2019 deverá resultar numa diminuição da fatura mensal para as famílias inferior a dois euros, avançou hoje …

Cidade chinesa planeia criar uma lua artificial

As autoridades municipais de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, anunciaram planos para a construção de uma lua artificial em 2020. Com um "brilho crepuscular", a nova lua iria iluminar a cidade num diâmetro …

Mineral ultra-raro descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que apenas se forma quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até ao momento, só foram encontrados seis exemplares deste mineral, conhecido como reidite, …

Assange processa Equador por "violação de direitos fundamentais"

O co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange, exilado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, lançou esta sexta-feira uma ação legal contra o governo de Quito, alegando violação dos respetivos direitos fundamentais. Assange “acusa o governo …

O fóssil humano mais antigo da América foi encontrado nos escombros do Museu Nacional do Brasil

O crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi encontrado por investigadores nos escombros do Museu Nacional do Brasil, que foi assolado por um enorme incêndio no passado mês de setembro. O fóssil …

Nascer no código postal certo (e ter uma boa mercearia) aumenta a esperança de vida

Segundo um estudo sobre a esperança de vida nos EUA, o local de nascimento importa. Se uma pessoa nascer no Mississipi, provavelmente não chegará aos 75 anos. Por outro lado, um natural de Nova Iorque …

Arqueólogos revelam segredos da única múmia tatuada do Egito

Um grupo de arqueólogos acaba de concluir as análises realizadas na única múmia tatuada já encontrada no Egito. Os testes revelaram muitos dos segredos desta múmia milenar, principalmente sobre as suas misteriosas tatuagens. A múmia, com …

A Via Láctea pode estar a enviar vida de estrela para estrela

Um novo estudo sugere que toda a Via Láctea pode estar a emitir os componentes necessários para a vida por todo o Universo através de meteoróides, asteróides, planetóides e outros objetos. Conhecida como a teoria Panspermia …

ALPHA-g. Criado o primeiro detetor de antigravidade

O ALPHA-g está pronto para fazer a sua estreia: esta máquina de 200 quilos foi criada para medir os efeitos de uma suposta "antigravidade". Numa luta contra o tempo, os cientistas estão a apressar-se a ligar …