Uma aplicação sabia que um terramoto ia atingir a Califórnia antes de acontecer

Algumas pessoas em Los Angeles sabiam que um terramoto ia atingir a Califórnia na quinta-feira antes mesmo de este acontecer.

Os utilizadores da aplicação beta Quake Alert receberam nos seus smartphones um aviso de 30 segundos antes do tremor ter acontecido, às 12:29 da tarde. O terramoto de magnitude 5,3 atingiu cerca de 61 quilómetros da costa da Califórnia na quinta-feira, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS).

“Este foi o primeiro terramoto que senti desde que tive instalei a aplicação”, disse Alissa Walker, editora do blog imobiliário Curbed. “Tive 34 segundos de aviso – tempo suficiente para me baixar, cobrir e proteger – que teria feito se soubesse que o tremor ia ser forte”.

A aplicação funciona graças a uma rede de sensores sísmicos que detetam ondas P – a primeira energia que irradia de um terramoto, de acordo com a Early Warning Labs, empresa de Santa Mónica que trabalha com o USGS em sistemas de alerta antecipado. Os sensores sísmicos também detetam a localização e a magnitude do terramoto.

Quando as ondas P longitudinais – abreviatura de ondas de pressão – são detetadas, a aplicação envia um aviso – que é emitido antes da chegada da onda S, ou onda de cisalhamento, mais potente e que geralmente causa o maior dano.

Os avisos também são enviados a funcionários públicos locais e estaduais de resposta a emergências, a infraestruturas como linhas de gás, sistemas de metro e usinas elétricas, a empresas privadas e ao público, explica o Early Warning Labs.

Sistemas de alerta antecipado para terramotos já foram implementados noutros países, incluindo o Japão, Taiwan e México. Na verdade, as pessoas no México tiveram um aviso de 60 segundos antes do terramoto de magnitude 8,1 que atingiu o país a 8 de setembro de 2017, diz a Curbed Los Angeles.

Mesmo que seja apenas alguns segundos, o aviso pode dar tempo às pessoas para se baixarem, cobrirem e segurarem antes que o terramoto aconteça. Também pode avisar as pessoas que operam veículos ou equipamentos pesados, permitindo-lhes desacelerar e parar, especialmente se estão prestes a conduzir num viaduto, túnel ou ponte.

Além disso, a advertência pode dar aos trabalhadores dos serviços de emergência, incluindo os bombeiros, tempo suficiente para abrir as portas dos quartéis.

Durante o terramoto de Northridge em 1994, “os carros de bombeiros na região não conseguiram sair, e os que estavam livres andavam de quartel em quartel a libertar os restantes camiões em vez de responder às chamadas“, conta Chase Rief, da Quake Alert, ao Curbed Los Angeles.

Os utilizadores podem inscrever-se para testar a versão beta do Quake Alert aqui, mas esta não é a única aplicação de alerta de terramotos. Por exemplo o MyShake usa o acelerómetro dos smartphones para captar e interpretar a atividade sísmica e avisar os utilizadores em tempo real.

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal. DGS vai fazer testes de imunidade à população

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …

Marcelo vai pedir "apoio rápido e robusto" aos cinco maiores bancos do país

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. De acordo com semanário Expresso, o …