//

Uma aplicação sabia que um terramoto ia atingir a Califórnia antes de acontecer

Algumas pessoas em Los Angeles sabiam que um terramoto ia atingir a Califórnia na quinta-feira antes mesmo de este acontecer.

Os utilizadores da aplicação beta Quake Alert receberam nos seus smartphones um aviso de 30 segundos antes do tremor ter acontecido, às 12:29 da tarde. O terramoto de magnitude 5,3 atingiu cerca de 61 quilómetros da costa da Califórnia na quinta-feira, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS).

“Este foi o primeiro terramoto que senti desde que tive instalei a aplicação”, disse Alissa Walker, editora do blog imobiliário Curbed. “Tive 34 segundos de aviso – tempo suficiente para me baixar, cobrir e proteger – que teria feito se soubesse que o tremor ia ser forte”.

A aplicação funciona graças a uma rede de sensores sísmicos que detetam ondas P – a primeira energia que irradia de um terramoto, de acordo com a Early Warning Labs, empresa de Santa Mónica que trabalha com o USGS em sistemas de alerta antecipado. Os sensores sísmicos também detetam a localização e a magnitude do terramoto.

Quando as ondas P longitudinais – abreviatura de ondas de pressão – são detetadas, a aplicação envia um aviso – que é emitido antes da chegada da onda S, ou onda de cisalhamento, mais potente e que geralmente causa o maior dano.

Os avisos também são enviados a funcionários públicos locais e estaduais de resposta a emergências, a infraestruturas como linhas de gás, sistemas de metro e usinas elétricas, a empresas privadas e ao público, explica o Early Warning Labs.

Sistemas de alerta antecipado para terramotos já foram implementados noutros países, incluindo o Japão, Taiwan e México. Na verdade, as pessoas no México tiveram um aviso de 60 segundos antes do terramoto de magnitude 8,1 que atingiu o país a 8 de setembro de 2017, diz a Curbed Los Angeles.

Mesmo que seja apenas alguns segundos, o aviso pode dar tempo às pessoas para se baixarem, cobrirem e segurarem antes que o terramoto aconteça. Também pode avisar as pessoas que operam veículos ou equipamentos pesados, permitindo-lhes desacelerar e parar, especialmente se estão prestes a conduzir num viaduto, túnel ou ponte.

Além disso, a advertência pode dar aos trabalhadores dos serviços de emergência, incluindo os bombeiros, tempo suficiente para abrir as portas dos quartéis.

Durante o terramoto de Northridge em 1994, “os carros de bombeiros na região não conseguiram sair, e os que estavam livres andavam de quartel em quartel a libertar os restantes camiões em vez de responder às chamadas“, conta Chase Rief, da Quake Alert, ao Curbed Los Angeles.

Os utilizadores podem inscrever-se para testar a versão beta do Quake Alert aqui, mas esta não é a única aplicação de alerta de terramotos. Por exemplo o MyShake usa o acelerómetro dos smartphones para captar e interpretar a atividade sísmica e avisar os utilizadores em tempo real.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.